Fala gente, tudo bem? Sou novo por aqui e gostaria de compartilhar minha história até o momento com vocês.
Assistindo a aula 5 do 1° módulo eu acabei me questionando novamente sobre meus sonhos/objetivos e também minha trajetória. Tenho 27 anos e sou casado. Trabalho para um empresa de fora e ganho um ótimo salário. Consumo conteúdo sobre organização financeira e investimentos desde meus 19 anos, mas, mesmo ganhando bem há pelo menos uns 6 anos, nunca havia de fato deslanchado com meu patrimônio líquido. Alguns anos atrás cheguei a ter o objetivo de guardar mais de 50% dos meus ganhos, coisas que alguns meses eu conseguia fazer e em que outros só me trazia frustração. A dinâmica dos meus meses era quase sempre a mesma: Logo depois de receber, eu avaliava meus custos do mês anterior e sempre percebia meus excessos e extravagâncias aqui ou ali e o quanto isso diminuía minha possibilidade de guardar a quantidade desejada. Sempre ficava zangado e frustrado comigo mesmo e me prometia controlar melhor as finanças durante o novo mês. O que acontecia? Passava alguns dias e lá estava eu de novo fazendo compras desnecessárias que só me geravam algum prazer momentâneo.
Depois de alguns anos nesse ciclo, percebi que talvez eu precisasse de algo a mais na vida, algo para dar mais sentido, razão, propósito e ajudar a escapar da rotina que eu havia montado para mim mesmo de apenas trabalhar, comer, jogar vídeo game e dormir, algo que eu entendo hoje como um dos motivos pelos quais eu andava tão insatisfeito e sem perspectiva.
No ano de 2022, minha esposa e eu decidimos algo ousado: Até o final do ano eu iria fazer minha carteira de motorista, comprar um carro, carregar ele com as coisas essenciais, guardar em um depósito as coisas importantes e vender todo o resto. Realmente fizemos isso! Passamos todo o ano passado e mais uns bons meses esse ano passando por diversos países e também cidades aqui no Brasil. Dirigi por praticamente toda a Argentina, indo e voltando do Ushuaia 2 vezes. Passamos um mês na França e também visitamos os Estados Unidos por 15 dias. Esse ano passamos 1 mês no México e mais alguns outros países da América Latina.
Foi uma experiência muito reveladora. O mais interessante disso tudo é que não só conseguimos viajar pra cima e pra baixo mas, contraintuitivamente, finalmente consegui equilibrar minhas finanças. Era como se eu precisasse passar por essa experiência desafiadora pra conseguir tomar as rédeas definitivamente. Em um ano que eu aumentei meus custos fixos e operacionais, além de introduzir muitas variáveis e imprevistos, consegui quitar o carro e terminar o ano com 100k guardados.
Percebi também que essa vida nômade não é pra mim hahahahaha. Nos cansamos muito, muito mesmo e a falta de previsibilidade e rotina estava pesando. Já estamos há mais de 2 meses parados em uma cidade que gostamos muito (40 minutos da nossa cidade natal) e no que depender de nós, ficamos por aqui para todo o sempre.
Estou conseguindo guardar cerca de 30% do meu salário, porém de uma forma equilibrada. As vezes ainda cometo um excesso desnecessário aqui, uma extravagância ali, mas no geral não posso reclamar.
Tenho muitas dúvidas sobre os meus sonhos/objetivos. Gostaria muito de ter uma casa que fosse minha e não alugada e também gostaria muito de ter um patrimônio suficiente para poder me dar ao luxo de trabalhar por opção e não obrigação. Hoje, a compra desse luxo giraria em torno de 3M, o que demoraria uns 15 anos. As vezes penso que a melhor opção financeira e matematicamente falando seria continuar no aluguel e esperar atingir esse valor de patrimônio, para só então comprar a casa a vista, ou algo do tipo. Mas ao mesmo tempo bate aquela vontade de antecipar o sonho, financiar uma casa e depois antecipar parcelas como um louco para quitar logo, porém ao custo de não crescer o patrimônio.
Enfim, já falei demais 😅 Espero que as aulas me ajudem a tomar a melhor decisão para minha família. Acho que ingressar em uma escola de investimentos já diz para qual lado eu estou mais inclinado hahahaha mas veremos.