Jump to content

Rodrigo Pimentel Cota

Turma 36
  • Interações

    52
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Rodrigo Pimentel Cota

Visitantes recentes no perfil

452 visualizações de perfil

Conquistas de Rodrigo Pimentel Cota

Membro Prata

Membro Prata (4/12)

  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Puxador de papo!
  • GRATO NESSA PORRA!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

113

Reputação

  1. Bom dia, @Eddy Paulini. Você está certo!!! Fiz uma confusão entre selecionar uma selecionar uma empresa para compor minha carteira e a análise de risco para distribuir os aportes nela. O Diagrama do Cerrado é uma ferramenta de análise de risco. Serve para direcionar os aportes baseadas no risco de cada empresa. Selecionar a empresa para compor a carteira é um passo anterior. Por fim, concluo que é melhor seguir o modelo do Diagrama do Cerrado sem alterá-lo, pelo menos até ter mais experiência e consolidar o conhecimento. Obrigado pela ajuda.
  2. Pois é, @Sergio Tanaka. Estou tentando evitar esse tipo de erro. Não adianta ter muitas perguntas e no fundo elas tem a mesma convergência. Sinceramente, estou inseguro quanto a esse questionário. Creio que seja por falta de experiência. Obrigado pela ajuda.
  3. Bom dia. Na tentativa de mitigar erros e evitar aportes em empresas com maiores riscos, tive a iniciativa de acrescentar algumas perguntas no DIAGRAMA DO CERRADO. Pois bem, se alguém puder, por favor, verifique se as questões que eu elaborei, aproveitando aquelas sugeridas inicialmente na plataforma, faz sentido ou não. Bem como avaliar se as perguntas estão bem elaboradas. Se tiver outras sugestões, agradeço. 1) LUCROS CONSISTENTES - Possui lucros nos últimos 10 anos? 2) ENDIVIDAMENTO RELATIVO - Dívida Líquida/EBITDA menor que 2 nos últimos 5 anos? 3) TAG ALONG - Possui Tag Along de 100%? 4) SEGMENTO - O setor da empresa é considerado perene? 5) P/L - O preço sobre lucro (P/L) está abaixo de 8,5? OBS: verificar a média histórica. 6) DIVIDEND YIELD (DY) - A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos? 7) P/VP - O preço sobre valor patrimonial (P/VP) da empresa está abaixo de 5? OBS: verificar a média histórica. 8) EV/RECEITA LÍQUIDA - O EV/RECEITA LÍQUIDA da empresa é o menor em comparação com as concorrentes? 9) P/RECEITA (PSR) - O P/RECEITA (PSR) da empresa é o menor em comparação com as concorrentes? 10) EV/EBITDA - O EV/EBITDA da empresa é o menor em comparação com as concorrentes? 11) TAMANHO DA EMPRESA - A empresa é uma BLUE CHIP (valor de mercado superior a 50 bilhões)? 12) VPA – O VPA é maior que o valor negociado na bolsa? 13) LPA - O LPA da empresa é o maior em comparação com as concorrentes? 14) PL/ATIVOS - O PL/ATIVOS da empresa é o maior em comparação com as concorrentes? 15) MARGEM LÍQUIDA - A margem líquida é a maior em comparação com as concorrentes? 16) ROE - ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores). 17) ROIC - ROIC historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores). 18) CAGR RECEITAS / LUCROS - A empresa tem crescimento de receitas ou lucros superior a 5% nos últimos 5 anos? 19) PREÇO JUSTO - FÓRMULA DE GRAHAM - O preço atual é menor que o preço justo pelo método de GRAHAM? 20) PREÇO JUSTO - FÓRMULA DE BAZIN - O preço atual é menor que o preço justo pelo método de BAZIN? 21) LUCRO LÍQUIDO - O lucro líquido é maior em comparação com as concorrentes? 22) DÍVIDA LÍQUIDA/LUCRO LÍQUIDO - A dívida líquida é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? 23) INDEPENDÊNCIA - É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? 24) TEMPO DE MERCADO - Tem mais de 30 anos de mercado? OBS: a contar da data de fundação. 25) GOVERNANÇA CORPORATIVA - A empresa tem uma boa gestão? OBS: histórico de corrupção resulta em "NÃO". 26) VANTAGENS COMPETITIVAS - É líder nacional ou mundial no setor em que atua? OBS: só considerar se for a primeira colocada. 27) TECNOLOGIA E PESQUISA - A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? OBS: setores obsoletos devem ser marcados como "NÃO".
  4. Entendi. O balanceamento ou rebalanceamento da carteira é entre minha meta estabelecida, como por exemplo: Renda Fixa: 30% Ações BR: 30% Ações Ext: 30% Cripto: 10% Dentro de ações BR, por exemplo, o Diagrama irá balizar os aportes por pontuação e não por setores ou subsetores. Empresas mais sólidas volume de aporte maior, empresas menores (mais arriscadas), aportes menores.
  5. Boa noite, pessoal. Compreendi que o Diagrama do Cerrado estabelece uma pontuação para o ativo ao responder as perguntas. Com isso, o ativo “X”, por exemplo, pode tem um peso maior que o ativo “Y” dentro da carteira em razão dessa pontuação. Então, ao realizar um novo aporte, o Diagrama irá sugerir que seja alocado um percentual maior no ativo “X”. Com base nisso, temos as seguintes situações hipotéticas: Situação 1: Decidi que vou investir em apenas dois ativos do sub-setor financeiro: BBAS3 e BNBR3. De acordo com o Diagrama do Cerrado, BBAS3 teve uma pontuação 11 e BNBR3 nota 7. Ao realizar um aporte de 48k, o Diagrama sugere 65% do valor para BBAS3 e 35% do valor para BNBR3. Até aí tudo bem, pois, são empresas do mesmo sub-setor e possuem notas diferentes. Por isso, o Diagrama do Cerrado sugere um aporte maior para uma empresa com nota maior. Situação 2: Decidi que agora vou investir em quatro sub-setores e ao responder as perguntas do Diagrama do Cerrado a pontuação foi de: Financeiro: BBAS3 (11 pontos) Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos) Ao realizar um novo aporte de 48k, o Diagrama sugeriu o percentual de distribuição a seguir: Financeiro: BBAS3 (11 pontos) – 22,5% do valor Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) – 22,5% do valor Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) – 10,5% Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos) – 19% do valor, CPFL3 (7 pontos) – 15% do valor e TAEE11 (5 pontos) – 10,5% DÚVIDAS 1: Na situação 2, para obter uma carteira balanceada, não é viável que os aportes sejam de 25% do valor em cada um dos sub-setores? No meu entendimento, somente após distribuir 25% do valor em cada um dos sub-setores é que eu deveria colocar pesos nos ativos daquele mesmo sub-setor. No meu raciocínio ficaria assim: 25% - Financeiro: BBAS3 (11 pontos) 25% - Previdência e Seguros: BBSE3 (11 pontos) 25% - Água e Saneamento: CSMG3 (5 pontos) 25% - Energia Elétrica: EGIE3 (9 pontos), CPFL3 (7 pontos) e TAEE11 (5 pontos). Aqui, a pontuação serviria para distribuir esses 25% do aporte. DÚVIDAS 2: Qual é o erro desse meu raciocínio? Por que não é recomendado seguir meu pensamento? Obrigado pela ajuda. Abraço a todos.
  6. Tudo bem, @Diego Serrano? Entendi seu ponto de vista. Obrigado.
  7. Boa tarde, @Rafael Di Martini Jaser. É outra estratégia para o futuro. Gostei da sugestão. Obrigado.
  8. @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, resumindo a explicação do @Edison Paulini: O único cenário na minha opinião que vale a pena o investimento em títulos IPCA+ é quando temos a expectativa de alta dele.
  9. @Edison Paulini, após sua explicação, concordo com o raciocínio. Obrigado.
  10. Prezado @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, consegui entender a explicação. Obrigado pela ajuda.
  11. Boa tarde, @Edison Paulini. Parabéns pela excelente explicação. Consegui entender, sim. Inclusive, esclareceu outros pontos que não tinha observado. Veja: 1) com a SELIC alta, tenho que analisar primeiro se há expectativa de baixa para depois fazer a opção de investir em Prefixado (se for o caso). Afinal, o objetivo é travar a rentabilidade superior. Não adiantará investir em prefixado se a tendência da SELIC é aumentar ainda mais. 2) com a SELIC baixa, o raciocínio se repete. Tenho que analisar primeiro se há expectativa de alta para depois fazer a opção de investir em títulos indexados à SELIC e ao CDI (se for o caso). Pois, a estratégia é da mesma forma: travar a rentabilidade superior. Vencido essas duas análises, a dúvida inicial foi esclarecida: inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA. Mais uma vez, obrigado.
×
×
  • Criar novo...