Jump to content

Gustavo Dutra Almeida

Turma 36
  • Interações

    23
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Gustavo Dutra Almeida

Visitantes recentes no perfil

436 visualizações de perfil

Conquistas de Gustavo Dutra Almeida

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Estudioso implacável!
  • Em busca do tesouro!
  • GRATO NESSA PORRA!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Puxador de papo!

Badges recentes

51

Reputação

  1. Boa noite, consideram uma taxa de 14,7% com vencimento em 3 anos uma boa taxa?
  2. Entendido @Edison Paulini, Com relação à PSSA3 eu tinha receio dela como base por não ser uma blue chip, mas vou transferi-la pra base e penalizar essa questão no diagrama do cerrado, obrigado.
  3. Adicionando: FII's HGLG11 e BTLG11 (logística) VISC11 (shoppings) KNRI11 (híbrido)
  4. Olá Matheus, Já pesquisou sobre a corretora Inter? Acredito que para casos de aportes baixos seja uma boa, não tem taxa de corretagem e baixas porcentagens de spread e IOF em comparação com as outras corretoras, uma ressalva é que se não me engano o câmbio mínimo é 20 dol.
  5. Olá Christina, Vou tentar te explicar porém sou novo no curso, então se houver algum equívoco peço para os mais experientes me corrigirem. O EBIT é o lucro antes das taxas e juros (juros que podem apresentar um resultado positivo ou negativo da empresa), o EBIT é também conhecido como lucro operacional, ou seja, o lucro advindo da atividade-fim da empresa, no caso da CMIG4 seria o lucro advindo dos negócios de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, distribuição de gás natural e soluções energéticas. O lucro líquido é calculado como = EBIT - taxas +/- juros (também chamado de resultado financeiro que são as receitas menos as despesas financeiras, pagamento/recebimento de juros), logo se a empresa tem um resultado financeiro negativo (pagando mais juros do que recebendo), o lucro líquido será menor que o EBIT como é o caso da CMIG4, se a empresa tivesse resultado financeiro positivo (recebendo mais juros do que pagando), o lucro líquido pode ser maior que o EBIT (dependendo das taxas), como é o caso analisado na aula. Contudo, resultado financeiro negativo nem sempre é uma coisa ruim, pois a empresa pode estar pagando juros pois teve que pegar um crédito para se desenvolver. Acredito que o resultado financeiro negativo é o mais usual para empresas fora do segmento financeiro, pois o core da empresa é operacional e não financeiro. (Gostaria da confirmação de alguém mais experiente sobre isso). Assim como resultado financeiro positivo nem sempre é uma coisa boa, pois a empresa pode estar deixando de utilizar o capital para se desenvolver e somente aplicando em renda fixa por exemplo, e se uma empresa com atividade-fim operacional está fazendo isso, é melhor você mesmo aplicar na renda fixa. (se não me engano esse foi o exemplo dado na aula), vale salientar que isso não se aplica a empresas do setor financeiro, visto que a atividade-fim é justamente emprestar dinheiro e receber juros maiores. Recomendo também dar uma olhada/estudada em Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para você entender melhor o que foi explicado acima. Deixo também uma tabela ilustrativa de como é a disposição de um DRE.
  6. Olá pessoal, Terminei o curso recentemente e estou pra começar uma carteira de ações no mês que vem, estudei alguns ativos e gostaria da opinião e insights de vocês tanto quanto às ações quanto ao posicionamento delas na carteira. Base da Carteira Financeiro: ITSA4 e BBAS3 (a princípio iria deixar só o BBAS3, porém não queria me concentrar somente em uma estatal na base financeira, irei dividir a proporção do setor financeiro entre essas duas). Energia Elétrica: EGIE3 Utilidade Pública: SAPR4 Bens Industriais: WEGE3 Meio da Carteira Saúde: ODPV3 Petróleo: PETR4 Seguradora: PSSA3 Energia Elétrica: TAEE11 (coloquei no meio por conta do endividamento e da necessidade de novas licitações, caso venham a acontecer essas licitações, acreditam que merece estar na base?) Consumo Não Cíclico: SLCE3 Topo da Carteira Saúde: RADL3 Um outro questionamento, até quantos % de concentração acham viável ter em uma ação de base? Por exemplo, caso eu tenha 10 ativos na minha carteira, alguns ativos poderão ter mais de 10% de concentração visto que existirão ativos com maior risco e portanto terão menor porcentagem, logo os ativos mais confiáveis terão que ter uma porcentagem maior para atingir o 100% da carteira.
  7. Entendido, @Edison Luis Paulini e @Adriano Umemura, no caso então a melhor coisa a se fazer quando observar uma “discrepância” dessas é ir investigar no RI das empreses.
  8. Boa tarde, Estou analisando ações do agronegócio e estou com uma dúvida. O EBIT do AGRO3 está menor que o lucro líquido, essa diferença quer dizer que a empresa está ganhando no resultado financeiro correto? Isso poderia ser considerado uma "negativa" visto que esse capital poderia ser utilizado para o desenvolvimento da atividade-fim da empresa? Ou seria mais uma estratégia de deixar o dinheiro em caixa rendendo até o momento de compra de um terreno visto que a empresa é baseada na compra e agregação de valor e posterior venda de terrenos?
  9. Bom dia, estou estudando os ativos BBSE3, CXSE3 e PSSA3 e tenho algumas dúvidas. 1) É normal a ausência das margens ebit, ebitda e líquida na BBSE3 e CXSE3 ou é um erro da plataforma? (percebi também a ausência de outros dados) 2)Observei payouts acima de 100% em alguns momentos na BBSE3 e CXSE3, isso também é um problema como nos outros setores? 3) Elevado ROE da BBSE3 (80%) em comparação a CXSE3 (27%) e PSSA3 (20%) realmente é alta eficiência da empresa ou tem alguma outra justificativa? OBS: já descartei a CXSE3
  10. Então @Lucas Cesar Tavernaro, na verdade eu estou ciente que a WEG é uma das excelentes empresas para investir, a intenção do post foi mais para verificar se eu estava interpretando os indicadores corretamente e escolhi a WEG justamente por ser uma empresa saudável, para começar os meus estudos com uma análise mais fácil.
  11. @Silas Santos, @Matheus Passos Silva, @Adriano Umemura, @Deborah Gerasimovic, @Nelson Pimentel Carriati, obrigado pela ajuda.
  12. Boa tarde, Estou começando a estudar as ações para compor a minha carteira, colocarei alguns dados sobre a WEG e gostaria de saber se as minhas afirmações referentes a estes dados estão corretas e caso tenham algo a adicionar também, fiquem à vontade. ATENÇÃO: Dados de 23/09/2024. Setor Perene - OK Dividend Yield: 1,4% - Porcentagem relativamente baixa, entretanto foi diluído pela valorização do último ano (48,59%), logo apesar de ser baixo nominalmente, é um DY ok. (Fundamentus) Liquidez Diária: 308,61 Milhões, sei que a WEG3 tem alta liquidez, mas o que seria uma boa liquidez diária? o investidor 10 adota como 2 milhões, esse é um bom número? Margem EBIT: 19,97%- excelente margem levando em conta que na aula o Raul colocou um parâmetro de 8% para indústria. (Fundamentus) Margem Líquida: 17,16% - a proximidade com a Margem EBIT indica que a empresa não possui muitas deduções de juros e taxas, o que é bom. Uma dúvida: existe alguma situação em que uma diferença considerável entre Margem Líquida e Margem EBIT pode ser considerada algo situacional? se sim, como identificar? (Fundamentus) ROE - 30,2%, número acima da taxa Selic/CDI então já é um número aceitável, a questão de avaliar se é um bom número está em comparar com outras empresas do mesmo segmento, apesar de parecer um valor bem expressivo. Observação: um fator que pode elevar o ROE e não necessariamente ser uma coisa boa é o fato da empresa ter dívidas expressivas em relação ao patrimônio líquido, nesses casos de empresas endividadas o ROIC é um indicador mais fiel, correto? apesar desse não ser o caso da WEG. (Fundamentus) P/L: 37,01 - é um valor elevado, que pode representar empresa supervalorizada ou com expectativa de crescimento pelo mercado. Vocês acham que um P/L elevado é algo a ser penalizado no diagrama do cerrado ou depende da empresa? nas aulas o parâmetro é <15. (AUVP Analítica) P/VP: 11.55 - mesma coisa do P/L, é algo a ser penalizado? nas aulas o parâmetro é <1,5. (AUVP Analítica) Crescimento de Lucro nos últimos 10 anos - OK (AUVP Analítica) Dívida líquida / Patrimônio Líquido: -0.16 - além de ser um valor baixo, o sinal de negativo evidencia que a empresa tem mais valor em caixa do que dívida, ou seja, não paga porque não quer, correto? (AUVP Analítica) CAGR (5 ANOS): 20.52%, indica uma empresa em crescimento. (AUVP Analítica) Conclusão: levando em considerações os indicadores, o único aspecto negativo seria o preço, que não é uma variável de suma importância na filosofia Buy and Hold, logo é uma empresa para se investir. Gostaria de além das considerações sobre os indicadores já citados, se existem outros que deveriam ser levados em conta.
  13. @Matheus Passos Silva, Entendi a questão do perfil mais agressivo e acho coerente adotar um percentual a mais em renda variável mesmo, obrigado. Em relação às LCA/LCI e CDBs eu compreendo essa diferença. Mais uma vez obrigado pelos comentários e se eu tiver alguma outra dúvida eu comento nesse post ou faço um novo. Valeeu!
  14. Obrigado pela ajuda @Edison Luis Paulini e @Matheus Passos Silva, os comentários foram de suma importância para meu aprendizado, e desculpe pelo textão que fiz vocês lerem haha.
×
×
  • Criar novo...