Expandindo a conversa pensando no que vocês dois falaram.
Olhando para as empresas que estão no IDIV, grande parte delas não se encaixam em empresas que eu acredito para ter na minha carteira e não fazem tanto sentido para uma estratégia Buy and Hold. Eu tenho algumas empresas que estão no índice, mas não são nem 15% dela.
Por isso penso em investir nessa empresas que não compraria, mas que estão performando bem através do índice - assim aproveitaria o melhor delas (pagar dividendos) mas sem me comprometer com elas ao longo prazo. Pois caso elas comecem irem mal, elas vão sair do índice e não tenho mais nada a ver com elas.
Faz sentido? Ou tentar surfar nos dividendos (mesmo que numa pequena parte da carteira) não faz sentido com a estratégia Buy and Hold como um todo?
Sobre o IR, no DIVD11 eu teria que pagar o imposto todo vez que receber dividendos - ou seja, vou pagar 15% de IR toda vez que receber, daí reinvestir esses dividendos de novo com 15% a menos...
Já no DIVO11 eu só pagaria esse imposto na hora que eu vender e resgatar a minha posição...então assim que não tiraria o efeito dos juros compostos ao longo do tempo, já que quem está administrando o ETF não paga imposto ao receber os dividendos direto das empresas e já reinveste 100% deles.
Pelo menos é isso que entendi, mas caso tenha me engano por favor me digam hahaha
Valeu.