Olá @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, já respondendo você e nosso amigo @Odilon Fernandes Junior, primeiramente muito obrigado pela ajuda que estão me dando.
Resido na Inglaterra há seis anos e não tenho a intenção de retornar. Reconheço que o futuro é incerto, mas esse é meu pensamento atual.
Pago meus impostos aqui, já descontados na folha de pagamento, e não me importo em continuar contribuindo no Brasil, uma vez que possuo apartamentos e estou realizando investimentos por lá. Entendo que é normal cumprir com essa obrigação fiscal.
Minha dúvida refere-se à declaração de saída definitiva do Brasil e ao impacto que isso pode ter sobre meus investimentos em renda fixa por exemplo. Embora tenha deixado o país, mantenho minhas contas bancárias ativas, possuo um carro registrado, no qual pago todos os impostos devidos, e tenho um apartamento alugado. Portanto, gostaria de saber se, ao declarar que não resido mais no Brasil, haveria restrições que me impediriam de continuar investindo, considerando que ainda mantenho rendimentos e cumprimento de obrigações fiscais no país. Acredito que seja melhor entrar em contado com um contador especializado neh. Muito complicado esses detalhes.
Muitíssimo obrigado pela ajuda.