@Henrique Magalhães
oi, obrigada!!
Então, mas é isso. O Balanço mostra os ativos, mas o lucro se apura na DRE. Só que investimento não faz parte da DRE, a priori. Supondo que você compre um terreno, ele só vai mudar ali no balanço, entre as contas do ativos. Esse terreno não entraria no DRE, porque não faz parte da operação. Você consegue enxergar ele no balanço e no DFC, mas não no DRE, a priori.
Então ai que ficou a minha dúvida. sobre a questão dos investimentos do ponto de vista contábil.
Olhei na Internet e encontrei as seguintes respostas:
"As aquisições de ativos, não figuram na DRE, pois nesta demonstração os saldos que aparecem são apenas das contas de resultado, ou seja receita e despesa, logo, conclui-se que:
1 - as parcelas relativas as cotas de depreciação sim, lá aparecerão;
2 - o valor na integra do ativo não.
Contas de ativo são contas "patrimoniais" e por isso mesmo são demonstradas no balanço patrimonial e nunca da Demonstração do Resultado do Exercicio.
Sds."
"Boa tarde !
Aquisição de imóvel não entra na DRE e sim no grupo de Imobilizado no Balanço da entidade, e essa aquisição não deverá afetar a apuração do superávit da entidade."
Tem algumas outras, mas isso eu sei que eu to limitando a um certo tipo de investimento.
Então a dúvida é como é que eu posso utilizar todo meu lucro em reinvestimento, uma vez que esse não necessariamente entraria na DRE? (isso para justificar o caso de não ter lucro por conta de reinvestimento).
Ou vai pra conta de reserva de capital? Pra depois ser utilizado?
Obrigada!!!
:)