Jump to content

Rafael Lopes Novais

Turma 37
  • Interações

    28
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Rafael Lopes Novais

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Rafael Lopes Novais

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Descobridor implacável!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

62

Reputação

  1. Os colegas me corrijam por favor, se eu estiver errado, mas tirando futuro benefício (que não sabemos o que é) de ter 50k na plataforma, não é muito vantajoso transferir a custódia da renda fixa para o BTG. Melhor esperar vencer e depois comprar novos pela plataforma. Porque você já foi cobrado na compra desses CDBs, e ao transferir a custódia pro BTG, será cobrado novamente no modelo fee based. O modelo fee based só vale a pena, porque os produtos da plataforma são melhores. CDBs comprados em outra corretora não vale a pena transferir.
  2. Esses CDBs são do mercado secundário, então acredito que o aumento de juros não faça muita diferença nesse caso. São ativos de outra época, não são afetados pelas taxas presentes.
  3. Os colegas mais velhos vão poder te explicar melhor Vanildo, porém sim. É normal. O Fee-based é cobrado mensalmente em cima do patrimônio investido na plataforma. Para ter acesso à plataforma da AUVP dentro do BTG, você precisa colocar a AUVP ou o Raul como assessoria. A partir desse momento, é cobrado essa taxa. Parece não valer a pena agora com tudo no tesouro selic, mas com certeza quando você começar a investir pra valer, tem muitos benefícios em estar na plataforma. O cashback do rebate, a taxa private e a devolução da comissão no aluguel de ações acho que são os principais benefícios, quando se fala de valor. Não é questão de fé, é matemática mesmo ^^
  4. Deu um trabalhão, mas mudei algumas coisas no diagrama depois de refletir sobre essa conversa nossa e de fato estou muito mais confortável com minha carteira. Tirei 1 empresa que estava me incomodando, ajustei o peso das outras e incluí mais 2 FIIs. O bom de estar começando, é que é mais fácil de ir adequando a estratégia até encontrar a minha própria forma de investir.
  5. É, depois de pensar bastante, eu decidi que pesaria mais a mão no critério captação de mercado, e isso melhorou as notas das empresas maiores, e BB acabou ficando com um percentual maior. Acredito ter conseguido balancear um pouco mais a carteira com as dicas de vocês! Obrigado galera, de coração :D s2
  6. No caso eu tenho 2,58% da carteira em Bancos (1,29% de cada). O que não é um valor exagerado, na minha opinião, mesmo sendo 2 empresas. Então, acho que apavorei com um vídeo do Raul falando sobre a distribuição da carteira de acordo com a captação de mercado. E não fui o único eu acho, porque no plantão de segunda trouxeram essa questão também, mas acho que ele não entendeu muito bem a pergunta, ou só jogou um: "vai de acordo com o que é importante para você." Muito se fala sobre o grande risco das small caps. Mas mesmo quando elas apresentam fundamentos muito bons e consistentes, não parece tirar essa tarja de investimento de risco. Dá a entender que captação de mercado é algo mais importante que bons resultados ou contas equilibradas. Imagino que o pensamento por trás seja de que, boas empresas precisam ir engolindo o mercado, até se tornarem grandes. Mas será que toda boa empresa busca crescer em escala? Não dá pra alcançar a estabilidade em valores mais modestos?
  7. Se fosse no sul da Bahia eu participava! rsrs
  8. Edison, nesse caso, eu poderia considerar minha exposição ao setor de bancos, como a soma das notas? Acaba não ficando muito distante de algumas outras empresas que tenho na carteira, e é um setor que considero bastante importante e lucrativo. Então, não sei como ponderar essas situações. A questão é: como eu posso avaliar o que pesa mais, se é o tamanho, a margem, a dívida, etc. Eu sei que é "pessoal" essa avaliação, mas eu me sinto meio perdido. Por exemplo: Sanepar é uma excelente empresa, mas é uma empresa de 8bi. Odontoprev tem indicadores muito bons, ficou com uma nota alta na carteira, mas só tem 6bi de valor de mercado. Elas tomaram o desconto na quesito tamanho, mas como todos os critérios tem o mesmo peso, elas permanecem com os maiores percentuais entre as ações da carteira. Aí está minha dúvida. Eu deveria pesar mais a mão no quesito tamanho, para ter aquela organização que o Raul falou, do triangulo por tamanho das empresas? Largecaps na base, Mid no meio e small caps no topo.
  9. O número de FIIs deve aumentar, ainda estou estudando eles. Quero diversificar bastante dentro da renda variável, então acabei colocando muitos ativos na carteira de fato. São todas boas empresas, pelo menos no meu ponto de vista, então a carteira vai ter que se provar com o tempo.. Eu fiquei um pouco preocupado com a correlação dos ativos, principalmente essa dupla exposição em bancos. No caso dos FIIs não me importo tanto porque as notas no diagrama acabam balanceando a exposição em cada setor. Mas sim, acabarei tendo um número pequeno de ações de cada empresa. Só que é o que eu posso fazer né?! Quem tem mais dinheiro, compra mais hehehe Mas valeu pela dica, vou tomar cuidado para não exagerar no número de ativos, e acabar me perdendo.
  10. Pois é Renan, estou estudando alguns FIIs de outros setores, justamente pra poder diminuir minha exposição. Como comecei a investir em FIIs mês passado, não deu tempo de concentrar em nada ainda rs. Mas gostei das suas dicas! Vou olhar mais de perto esses fundos que você citou.
  11. Bom dia pessoal, tudo tranquilo? Tem 20 dias que terminei o curso, estou ainda na construção da minha carteira, e queria a opinião sincera de vocês. Eu não me achava tão conservador, até entrar aqui na comunidade rsrs mas eu tenho intenção de ir me expondo mais a medida que for ganhando confiança e patrimônio. Atualmente minha carteira de longo prazo (não vou incluir a carteira de metas, já que ela é apenas renda fixa) está assim: CDBs: 32,5% Tesouro Nacional: 32,5% Ações: 20% (ODPV3: 2,58% / Wege3: 2,58% / ABEV3: 1,94%/ SAPR4: 1,94% / SLCE3: 1,29% / ABCB4: 1,29% / BBAS3: 1,29% / WIZC3: 1,29% / TAEE4: 1,29% / GOAU4: 0,65% / OFSA3: 0,65% / VALE3: 0,65% / VITT3: 0,65% / VBBR3: 0,65% / FIQE3: 0,65% / TGMA3: 0,65%) Fundos Imobiliários: 10% (HSLG11: 4,29% / VISC11: 2,86% / XPLG11: 2,86%) ETF: 5% (VT: 2,22% / QQQ: 1,11% / IVV: 1,67%) Pra não me estender demais, não vou comentar sobre cada um, mas a distribuição eu fiz de acordo com as minhas perguntas do diagrama do cerrado. Mas eu queria tirar algumas dúvidas com vocês, que são mais experientes. 1: Ao escolher "A melhor empresa do setor", eu me deparei diversas vezes com Midcaps melhores que as Largecaps. Isso fez com que minha carteira tivesse mais empresas de médio e pequeno porte do que grande empresas. Eu deveria buscar algumas dessas largecaps para deixar a carteira mais sólida? A carteira tem 2 bancos, justamente porque na minha avaliação o ABC Brasil se saiu melhor, no entanto, o Banco do Brasil tem esse peso de Largecap, e acabou entrando na carteira como forma de proteção. Faz sentido? 2: Estava avaliando colocar mais um FII na carteira, não acredito muito em fundos de escritório, então pensei em colocar fundo de hospital, como forma de diversificação. Mas acaba caindo na questão do monotudo. Que outra categoria de FII pode me ajudar na diversificação? Fundos de papel estão fora, FI-Agro não faz sentido, pois já tenho muita exposição no agro. FI-Infra poderia ser, mas não sei como avaliar, visto que são muito recentes. 3: Esse valor no tesouro foi colocado de acordo com o diagrama, porque tesouro acaba tendo nota máxima, mas considerando que não estou nem perto dos 250k (e dificilmente chegarei em menos de 10 anos) não sei se faz sentido estar investindo no tesouro, já que as rentabilidades nos CDBs, LCIs e LCAs geralmente são maiores. Que ganho que eu tenho investindo em tesouro? Marcação a mercado? Parece uma aposta na tendência de alta ou queda dos juros. É mais fácil lidar com contrafluxo do que marcação a mercado, na minha opinião. Pode ser só falta de habilidade minha né? Se vocês acharem que vale realmente a pena, vou estudar com mais afinco!
  12. Sim, a questão que levantei está relacionada às especificidades de cada setor. Por exemplo: ▪️Setor financeiro não faz sentido olhar div.liq./ebitda (até porque nao existe ebitda para bancos), mas tem o índice de basileia. É específico. ▪️Empresas de tecnologia, não faz muito sentido olhar a consistência do lucro, mas sim o crescimento da receita. O que eu quero saber é se esses outros setores possuem um indicador específico do setor. A base de análise com os fundamentos: P/VPA, P/LPA, DL/EBITDA, ROE, Margem Líquida ou os critérios como lucros consistentes, perenidade do setor, empresa que se provou contra o tempo etc. Tudo foi sendo avaliado conforme meu perfil. Não tenho muita dúvida sobre o que eu analisei. A minha dúvida é se deixei passar algum indicador que era importante para aquele setor específico, mesmo não estando nessa base de análise.
  13. Fala galera, Queria a ajuda de vocês pra identificar em cada setor quais são os fundamentos que devo analisar e comparar. Vou colocar aqui os setores que decidi investir. Se puderem me ajudar com isso, ficaria imensamente grato. Siderurgia Commodities (Agro) Bancos Energia Saneamento Saúde Esses são os setores os quais eu analisei as empresas, e já até cheguei nas "melhores", mas não quero deixar nada passar, e talvez eu não tenha levando em consideração algum fundamento que seja específico do setor.
  14. Bom dia galera, Sou servidor público federal e quando ingressei há 8 anos, me convenceram a fazer uma previdência complementar na Funpresp (PGBL). É um valor pequeno, mas agora estudando um pouco mais me veio a dúvida: está valendo a pena esse investimento? Eu preencho a declaração completa do IRPF, mas nunca fiz aportes anuais para descontar no imposto de renda, pois sempre optei por investir em renda fixa. Agora que estou buscando aprimorar meus conhecimentos aqui na AUVP, não sei se tenho feito a coisa certa com esse dinheiro. Alguém pode me ajudar?
  15. Ajudou demais cara! Às vezes bate uma ansiedade, porque tem 8 anos que saí da casa dos meus pais e fui morar com minha esposa. E desde então estou juntando dinheiro pra comprar uma casa.. Sempre fui colocando em um CDB ou outro ali, mas agora eu quero evoluir. E tentar tirar essa nóia da casa própria é difícil. Tem que ter paciência rs
×
×
  • Criar novo...