Boa noite a todos. Minha primeira publicação aqui.
Tenho um certo perfeccionismo para entender certos conceitos.
A dúvida não tem muito a ver com investimento, mas gostaria de saber se a comunidade compartilha do mesmo entendimento.
O governo aumenta a taxa SELIC para diminuir a oferta de dinheiro no mercado de crédito, obiviamente isso acontece devido a investidores aplicarem seu dinheiro no Tesouro, principalmente os bancos, os "responsáveis" pelo mercado de crédito. Menos oferta de dinheiro, mais caro o dinheiro fica e o banco dificilmente vai emprestar com juros menor que a SELIC, já que não faz sentido ganhar menos juros.
Porém o governo para bancar todo o juros gerado com as aplicações no tesouro, precisa arrecadar mais impostos e também oque normalmente acontece, imprimir mais dinheiro.
Uma vez que diminui a taxa SELIC e os investidores começam a fazer resgate do dinheiro aplicado + juros, o dinheiro resultante é maior que o inicial, gerando obviamente uma nova inflação. Porém esse dinheiro está em maior parte com bancos e grandes investidores, certo?
Não seria uma taxa de juros alta uma forma de transferência de renda da população em geral para os mais ricos? Visto que no final o poder de compra aumentou para os que ja possuem mais dinheiro e diminuiu para aqueles que não conseguem se proteger da inflação?
abraço a todos.