Muito obrigado rapaziada, agora consigo entender que o aumento da inflação desvaloriza não só o que você rendeu com o dinheiro que você aportou, mas também desvaloriza todo o seu dinheiro.
Mas ainda fico na duvida, pois até fazendo uma simulação simples se descobre que esse investimento de IPCA+ você vai conseguir ter uma maior rentabilidade quanto menor for a inflação. Dito isso, vem uma pergunta, qual o valor considerado pra % de inflação que vai ser somada ao prefixado nesse investimento? a inflação do ultimo ano de vencimento do investimento? inflação é reajustada mensalmente né, ou então esse valor vareia por mês?
E outra, se o IPCA é um investimento mais interessante quanto menor a inflação, então significa que com a previsão futura de aumento da inflação você tende a render menos e com a previsão de futura de queda da inflação você tende a render mais? Mas no caso se ,extrapolando, hipoteticamente esse valor da inflação tende a quase zerar, entende-se que um melhor investimento em uma situação de queda da inflação, seria um pré-fixado, pois com hipoteticamente um pré de 10% com 0 de inflação você so perde com IR na rentabilidade, enquanto que em um IPCA +, o máximo que voce conseguiria seria uma rentabilidade de 6-7% que tambem seria descontado IR, lógico que considerando pré-fixado com bons valores e queda da inflação(bem dificil)
AO ME VER ENTÃO O IPCA+ NÃO PROTEGE DA INFLAÇÃO E SO VALE A PENA COM MARCAÇÂO AO MERCADO EM QUE A ÚNICA VANTAGEM É CONSEGUIR ~90% DA RENTABILIDADE AS VEZES EM UM PRAZO MUITO CURTO E UTILIZAR ISSO PRA APORTAR EM OUTRO LUGAR, AUMENTANDO SEUS LUCROS??!!!