Cara, primeiro, já teve influenciar maluco que disse que deixar o dinheiro em FII era reserva de emergência, tem gente que fala pra buscar conta remunerada, 150% do CDI, 200% do CDI, deixa rendendo... Eu mesmo acho muito pessoal e tenho claro na minha cabeça: Dinheiro de reserva de emergência não quero que seja rentabilizar!
O que o Raul disse é muito válido! Reserva de Emergência, é um dinheiro para *EMERGÊNCIA*, não é para render.
Imagina você numa sexta 19h, acontece um sinistro, alguma emergência e você precisa do dinheiro urgente... no tesouro SELIC você só vai conseguir mexer nisso na segunda-feira.
Imagina sua reserva num banco digital, o sistema sai do ar e você não consegue tirar?
Tem que sempre pensar em cenários extremos. Imagina você é roubado dentro de casa, levam seus computadores, celulares, tudo! Somente em um bancão você consegue ir na "boca do caixa"e tirar dinheiro.
Tem que pensar em tudo!
E quanto ao ideal para ter uma reserva, eu também acho uma resposta bem "pessoal". Considere seus custos fixos e multiplique por um ano. Deu muito? Divide por 2 (6 meses de reserva). A ideia é se der alguma merda da noite para o dia e você não conseguir fazer mais nada ou perder o emprego, o seu dinheiro guardado te deixa "sobreviver" por quantos meses?
O gerente geral de um armador que eu trabalha tinha uma reserva de emergência de 5 anos de contas pagas. Já o diretor financeiro da empresa disse que tinha 6 meses apenas. E para ambos, a estratégia deles estava correta.
E a reserva de emergência, deixa um bancão, numa conta corrente mesmo. E se conseguir, deixa uns 20%˜25% em dinheiro impresso dentro de casa. Como já mencionei, é uma para EMERGÊNCIA. Não se preocupe em rentabilizar isso.
E detalhe... não pare a vida e os investimentos para montar a reserva de emergência, pois o tempo não volta. O valor que você está separando para investir, se ainda não tem a sua reserva, use 50% para reserva de emergencia e 50% para os investimentos com base na sua estratégia.
Espero ter conseguido ajudar você. Qualquer coisa avisa que posso tentar melhorar.
Um abraço,
Alan