Papel e caneta ajuda muito pra estudo na parte cinestésica do aprendizado, principalmente em áreas do saber que são mais abstratas, que é difícil aplicar. No Direito, é muito útil pra que presta concurso.
Eu fui alfabetizado num mundo analógico, e tive uma certa dificuldade de migrar os estudos pro lado digital da força (por puro preconceito com livro digital mesmo). Mas uma boa capacidade de digitação e o costume de ler em telas ajuda horrores no trabalho. Sem contar que hoje dá pra ter um acesso a bibliotecas inteiras pelo pc (principalmente em inglês), então vale muito a pena acostumar também com a leitura em telas.
Saber um pouco de áreas com as quais não trabalhamos é útil não só por trivia, mas pra aplicar na vida real. Viajar sabendo um pouco da história, língua e cultura do lugar, passear sabendo um pouco de biologia e botânica, ir ao mercado entendendo um pouco de economia, fazer qualquer atividade motora entendendo um pouco de física e de anatomia, tomar remédio entendendo um pouco de química, enfrentar os desafios da vida sabendo um pouco de filosofia... Nenhum conhecimento é perdido.
Se teve alguém que gastar tempo e dinheiro pra estudar algo, o fato de você acessar essa informação já é uma vantagem. Se vai conseguir aplicar com eficiência ou não, aí já depende de cada um.