Rodolfo Antonici's post em Varejo foi marcado como a melhor resposta
@Valesca De Campos Mendes existem algumas razões:
1. Margens apertadas: o que eles vendem é padronizado, por exemplo: um iPhone vai ser um iPhone, não importa se você está comprando na Magalu ou na Ponto, logo a alta concorrência do setor os força a brigar pelo menor preço, já que não existe o que eles possam agregar de valor.
2. Reposição de estoque: imagine que a Magalu compre o produto por 1.000, venda por 1.200, ela lucrou 200 certo? Não exatamente, entre a compra e a venda o preço no fornecedor pode ter sido reajustado para 1.300, logo ela vendeu em um "prejuízo" de 100.
3. Pagamento à prazo: se o cliente opta por parcelar ela é obrigada a levar em consideração o fluxo de pagamento do cliente à prazo versos a reposição de estoque à vista, isso gera um fluxo de caixa negativo no curto período ou fazer a antecipação com o banco, o que inclui taxas.
4. Alta complexidade: no varejo existe uma complexidade logística entre manter lojas abastecidas, entregas e envelhecimento do estoque, isso tudo gera custos, que espremem as margens.
5. Direitos do consumidor: quando um cliente abre um produto e devolve, ele deixa de ser novo e passa a ser vendido no modelo open box. Coloque todo o restante que o CDC coloca de imposição e toda essa operação fica cara.
6. Ciclos econômicos: o varejo brasileiro depende diretamente da taxa de juros para que as pessoas façam seus parcelamentos, então o varejo sempre passa por uma alta variação de faturamento.
7. Falta de controle: muito parecido com as cias aéreas, o varejo controla muito pouco de toda a sua operação, os preços dos produtos ao varejista são definidos pelo fabricante, o aluguel da loja/galpão é controlado pelo dono o imóvel, da logística por gasolina e terceiros, no final sobra pouco sobre o controle do varejo para espremer algum lucro.
Isso não quer dizer que não vale ser dono de uma empresa de varejo, porque os cargos que você ocupa dentro da empresa tem remunerações altas, no entanto o que sobra para o acionista é migalha