Jump to content

James Da Silva Desiderio

Ex-Aluno
  • Interações

    30
  • Entrou

  • Última visita

Sobre James Da Silva Desiderio

  • Aniversário 03/07/1990

Informações pessoais

Conquistas de James Da Silva Desiderio

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Rápido no gatilho!
  • Puxador de papo!
  • Em busca do tesouro!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!

Badges recentes

4

Reputação

  1. Se for pelo lado da obrigatoriedade de pagamento via lei e estatuto da empresa faz mais sentido. Analisando que o meu patrimonificaria o mesmo mas divididos em ações e JCP, acredito que não se levou em consideração o IR sobre JCP, logo perdi 15% do patrimonio, então se usasse o JCP para comprar mais ações não conseguiria atingir o empate. Não sou acionista da dessa empresa, estaava analisando ela e vi essa manobra toda ai, e com certeza esse bolo todo não me atraiu em nada em comprar ações dela. Mas o aprendizado foi bom
  2. Prezado, acredito que na sua analise esqueceu de lembrar que setor de saúde nos ultimos anos sofreu muito, por causa da pandemia. Além da analise de mercado presente e futuro. Paga dividendos JPC ou outra remuneração abaixo da remuneração de 1% ao mês já pode não ser vantajoso, os investidores migram para renda fixa. Os indicadores da empresa podem mudar drasticamente a cada semestre, vide CEAB3, até o 3T22 estava bom, depois virou, talvez não esteja vendo o resultado nos indicadores da realidade da empresa. Os numeros podem ta lindo agora, mas investimento em ações é também futuro, como estão os numeros de novos clientes e custos... Por fim, verificar os concorrentes fora da B3. Mas acredito que o fator principal é os juros subindo no mundo todo, o que afeta muito os setores de comercio e serviços.
  3. Não perde valor emitindo novas ações? Vejo que seguindo a logica da oferta/demanda, quanto mais ações ela emitir mais barata ficara, além de ter mais ações para dividir os lucros. O valor das ações e de mercado esta relacionado ao quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelas ações. Observo que essa manobra, se não for para atender a estatuto da empresa, que seja obrigada a distribuir dividendos, é uma ilusão. Ela distribui dividendos para demonstrar para o mercado que é pagadora de dividendos, e se "individa" porque precisa de caixa.
  4. Bom dia, prezados, Foi funcionario público federal por mais de 10 anos, e sou mestre em Ciencias Politicas, abaixo alguns pitacos Há um ditado nas empresas públicas, "aos amigos tudo, aos inimigos a Lei", ou seja, não interessa o que você quer, se for do interesse de quem detem o poder o negocio vai rolar, nem que pra isso muda-se a lei. E quando tem alguém impedindo sua vontade nege tudo a ele e justifique com a lei (ou normas da empresa). Sobre o momento atual, o governo eleito não detem agora o "poder" então quem esta modificando a legislação, PEC transição, lei Estatais, e outras medidas legais é o governo atual, com os parlamentares e executivo atual... Isso mostra que o parlamento praticamente não mudou nada e a dinamica entre executivo e legislativo não mudara muita coisa para o futuro... O que mudou foram os amigos do rei, logo quem gosta de arma e do veio da Havan deu ruim... No que pese a legislação, MP só serve para o executivo fazer coisas rapidas, no caso de gestão a longo prazo, sem o parlamento não rola, por isso já estão modificando a lei sem precisar de MP. Principalmente porque eles também serão beneficiados com os cargos. Em resumo, nós criamos ideia abstratas de Executivo, Legislativo e Judiciário, mas isso é só ideia... Atrás das ideias estão as pessoas com seus interesses, logo ideia se modifica ao gosto das pessoas e seus interesses. Então antes de pensar em Presidente, parlamentares e STF, tente achar quais são as relações de interesses deles. Isso vale para todas as instancias de poder governamental.
  5. Bom dia, Vi uma noticia que para investidor não ta fazendo sentido. Transcrevo a noticia, abaixo, depois o que entendi dela... "PGMN3 aprova distribuição de 82mi de JCP... Foi aprovado o aumento de capital da empresa, no montante max de 82mi, com emissão de ações..." Empresa ao mesmo tempo que resolveu distribuir JCP, fazendo com isso a perda de valor dela, além de retirar dinheiro de caixa. Ela resolve aprovar também emissão de mais ações, para conseguir mais dinheiro, fazendo com que as ações percam ainda mais valor. Por isso questiono os colegas, meu entendimento esta correto ou não enxergo uma manobra brilhante ai da empresa.
  6. Prezados, toda remuneração da empresa faz ela perder valor de mercado, pois há a retirada de valores do caixa da empresa ou o aumento de ações disponiveis no mercado... Sei que ao se pagar dividendo o montante é abatido do valor da empresa, logo, suas ações caiem na proporção do valor distribuido. Duvida, se... Na distribuição de JCP a logica é a mesma. Na bonificação também, exemplo, bonificar 1 para 10, as ações automaticamente perdem 10% do valor.
  7. Sobre o conflito de interesse... Assinava uma casa de analises, a acompanho canais no Youtube... Observei que há um efeito manada que eles geram... na casa de analise eles me encaminhavam opções de ações que capacidade de valorização, observava que no dia e na semana a ação subia o valor, depois ela despencava, quase sempre todas... Ou seja, quando um especialista fala da ação um monte de gente corre comprar, logo preço sobe, depois o mercado se corrige e o povo se lasca. Isso também acontece com os vídeos do Youtube, mesmo falando que não é uma dica de compra, muitos investidores iniciantes vão e compram baseado no video, gera o efeito manada! A casa de analise que contratava o dono tem canal e diz que não pode fazer compra das ações que não recomenda nos vídeos, mas isso não impede dele fazer outros ganharem dinheiro e repassar para ele... Mas isso só compensaria se o ganho realmente fosse significativo... Eles ganham em outros negócios, assim como no Mestre Raul, os videos são desmonstrativo de capacidade de ensinamento e publicidade.
  8. Fundo de previdencia só vejo vantagem se quer usar para abater o IR atual, e se é metade voce, metade a empresa... Tive um fundo a Estatal onde trabalhei mais de 10 anos, quando sai resgatei, pedi pro IR parte mais consegui uma parcela do empregador. De resto não consigo ver, ainda mais depois de fazer o curso né... no curso a gente aprendeu a investir e não vi fundo de previdencia nele, acho que é uma dica. O primo Rico, assim como o Raul tem uma estatégia que funciona para eles, acredito que deva criar uma que funcione para você... Já vi o Primo Rico vender ativos que ele considerava bom, porque a regra dos 25 estava desbalanceada, porque um ativo se valorizou muito e ele precizava balancear a carteira, logo puniu o bom para comprar os ruins. Se ele seguir a estatégia dos 25, num fundo de previdencia, ele vai deixar 25\% da carteira em caixa sem render... Já vi ele perder mais de 6mi porque não vendeu um ativo quando eles estava derretendo de valor...
  9. Controle do emocional tinha que ser a primeira aula do curso. =D Se fez algo na racionalidade não desfaça na emoção. Se quiser usar a emoção e irracionalidade a seu favor use quando o mercado estiver vendendo boas empresas a preço de banana por emoção do povo. Em um video o Raul falou ... Ações caem no fato e sobem no boato, ou caem no boato e sobem no fato!... Se tem anciedade vai ter que aprender a controlar porque quanto mais aporte fizer mais volatio pode sera a variação do valor da ação. Tem video do Raul contando que a carteira desvalorizou uns 400k se não me engano, e isso é normal, também tem uma valorização absurdamente alta com os bitcoins indo as alturas. Então depois que terminar o curso comece um de controle emocional =D
  10. Onde os professores da comunidade ministram aulas? Sou formado em RI e Adm e tenho Mestrado em Ciencias Politicas, estou estudo para ingressar em Doc na area de Sociologia/Politica ou Educacao, ainda nao decidi porque quero mudar minha area de pesquisa para educacao, atualmente foco em transporte aereo, pois laborava em aeroportos e obtenho muito conhecimento sobre o ramo. Sobre o curso ele é muito completo, invisto desde 2020, e como trabalhava e estudava muito fazia no amadorismo. Agora que estou com disponibilidade de tempo para estudar finanças estou empenhado no curso. Sugiro faze-lo sem pressa, porque eu que ja invisto, estudo sobre o tema e tenho um pouco de conhecimento sobre estou aprendendo muito e tentando desenvolver bem os conceitos e metodos praticando, estou com a estrategia de ve-lo nessas semanas e revisita-lo durante todo o periodo que estiver disponivel. Esse tipo de curso não deve ser visto como maratona que vai concluindo as etapas, e sim bem estudado ponto a ponto. Raul ministra muito bem as aulas mas pelo conteudo passa de forma clara e suscinta, sugiro para cada ponto que ele apresentar ir pesquisando nos sites que ele indica para ir entendendo e aprendendo item a item. O curso de educaçao financeira ministra para que faixa etaria? Sonho que no ensino medio fossem ensinados aulas de politica e economia, Brasil evoluiriam consideravelmente se isso ocorresse.
  11. Prezados, a analise esta sendo realizada somente aplicando o recurso em um investimento. Isso eu não faria. Outra duvida entra na questão das parcelas, elas diminuem ao longo do tempo. Eu estou com um montante retido no FGTS e fui na caixa tentar usar ele para comprar uma casa para minha mãe, me ofereceram um emprestimo a baixo dos 8, e as parcelas vão diminuindo no decorrer do tempo. Questiono se atualmente é assalariado e tem conta no FGTS ativa, se sim, e se essa situação permanecer ao longo do tempo é uma opção que pode te ajudar na decisão, visto que poderá utilizar esse recurso para amortização da divida. (ps. eu to puto porque vou ter que esperar 3 anos para sacar meu FGTS retido). Tendo em vista o meu perfil de investidor no caso apresentado, pegaria o emprestimo para diversificar meus investimentos, onde parte manteria em renda fixa ou variavel que me retornasse o valor da parcela mensalmente para ficar no 0 a 0 com as parcelas da prestação, e o restante do capital investiria em outros ativos para usar os juros compostos ao meu favor. Dica: quando fui na Caixa conversar com gerente para financiamento do imovel, e disse que não tinha renda mensal e sim dinheiro investido maior que o valor que queria emprestado, que isso utilizar para comprovar a renda. O retorno foi que isso é o padrão do mercado de quem tem dinheiro. =D Todavia vai de cada situação, eu não compro um imovel nesse momento, pois, onde estou atualmente a media de valor de compra é 300k, se colocar esse valor em FII pode-se obter mensalmente 3mil mensal, pago um aluguel de 1.200... Essa é minha estrategia, todavia minha mãe quer um imovel, mesmo eu apresentando para ela a conta acima, ela mantem sua vontade ainda mais com um financiamento da caixa que cabe no seu orçamento. Por isso, como o Raul ja apresentou, cada um ve a sua situação de vai com fé =D
  12. Na duvida, descubri o que o Ministro da Economia esta fazendo, atualmente Guedes mantem uma grana boa em paraiso fiscal, e deixa o resto no seu banco... Brincadeira a parte, no caso inicial terá que observar a economia interna, que atualmente esta ruim mais ainda tem uma certa inflação controlada. Olhe para as medidas da Argentina que esta ruim, se chegarmos a situação dela, se preocupe com a poupança. Caso como o ocorreu no passado, com o Estado roubando desta forma seus cidadãos é ao grave e indica que tudo foi para o "saco". Isso pode acontecer se o governo não conseguir mais se individar, ou seja, emitir titulos de divida publica, por exemplo. Atualmente não vejo o governo levando a gente para esse caminho. Confisco de poupança é ato do executivo-legislativo autoritario, e ai esquece as regras vigentes atuais. Já o atos do judiciario seguem as leis vigente, ai a adv pode ajudar... Por isso, sugiro diversificar em seus investimentos, e isso depende do seu capital, mais é sempre bom manter conta fora do Brasil, e invertir nos EUA ou Europa, por exemplo, e monitorar tudo constantemente. Quando se tratar de investimento de aposentadoria, ai sim tem que saber muito bem o que fazer, porque imaginar o que será em 30 anos é complicado, eu tinha previdencia privada so por causa do meu empregador (que esta o governo, era funcionario publico federal) mas como sai do concurso, saque o investimento, por que não compensa deixar la por decadas... Melhor aposentadoria para seus filhos é diversificar os invetimentos e ir reinvestindo o dinheiro. Porque até tesouro direto pode dar ruim se o governo quebrar.
  13. Pessoal, vou compartilhar com vocês um dilema sobre a reserva de emergência relacionado a segurança, violencia e roubo. Depois de ver umas analises de especialista em segurança digital me veio a luz a questão da segurança dos celular. O especialista apresentou a proposta de ter 2 parelhos, um para o lazer e outro para se manter em casa, no primeiro manter app da vida cotidiana, o que no meu caso penso em manter um app de uma conta de banco onde deixo quase nada de recurso, e no segundo deixar os app de bancos e corretoras (tenho mais de 6 app). Então, quando penso em reserva de emergência, para alocação de recurso em conta corrente para saque rapido ou outra atividade em "debito", penso que se deve levar em consideração também como distribuir esse recurso nas contas concorrentes, transferindo via pix quanto necessario. Quando era assalariado mantinha a conta do banco que recebia a remuneração como reserva de emergencia e para o dia a dia, todavia limitava o saldo a minha remuneração mensal, no celular 1 (lazer). O restante do valor mantinha em outra conta, no celular 2. Principalmente porque morava cidade grande, e viajava bastante. Atualmente não sou assalariado, e tenho recursos para investir, e estou morando em cidade pequena, menor chance de ser assaltado-roubado, então estou mudando de estratégia. Então, dica que quero deixar é que observe onde esta e suas rotinas, na relação a segurança de seu celular, já que atualmente tudo que fazendo esta nele, e a praticidade de ser roubado se perder o celular ou ser sequestrado. Brinco que esse tipo de medo não tinha antes de ter dinheiro, quando era só assalariado me que a remuneração entrada na conta e saia com os boletos. Mas para os investidores como nós que aculmulamos recursos, temos que pensar na segurança também de não sermos roubados. Por isso, atualmente deixo o valor mensal de minha reserva na conta do celular 1, que chamo de conta do ladrão, o restante distribuir em outros investimentos.
  14. Tudo que for ganho mensal pense como salario Remuneração liquida, VR, VA, auxilio combustivel, adicional notorno e HE se trabalha em escala mensal e não vai sair. o que vem uma vez por ano, como ferias e 13, e outros, como outra entrada. E Gastos essenciais para viver como prioridade né... Alimentação, transporte, moradia, e até lazer (ou se voce conseguir viver sem lazer).
  15. Começa a pesquisar sobre Fundo Imobiliario, rende bem, e se precisar é só vender para comprar outra coisa. Acredito que é relativo os conceito de reserva de oportunidade, emergencia, caixa... Tem que ver onde esta. Se voce trabalha CLT e recebe salario mensal e seu custo de vida é abaixo desse rendimento, não vejo tanta necessidade de se pensar em reserva de emergencia... visto que seu salario deve ser pensado também para atender as emergencias. Neste caso mantera a grana em banco que pode sacar ele, ou pagar contas Caixa e oportunidade são necessarios para os investimentos, então essa grana deixe na conta da corretora. Eu uso o Itau, entao a conta é uma só, todavia tem corretoras separadas, com necessidade de TED em transferencia, logo a movimentaçao é ruim. Por isso, o dinheiro que usa para investir mantem na conta da corretora. Eu sou desempregado, logo não tenho emprego, todavia tenho bastante recurso para investir. Desta forma, tenho que tem separado, não necessariamente em contas, mais sim uma visão de custo de vida, presente e futuro, e reservar esse valor, e não imobiliza-lo em investimento. Exemplo: Se tem 200k, e tem custo de vida de 2k mes, pense numa reserva de 20k (10\% do seu montante) para sobreviver os proximos meses até o retorno dos seus investimentos via dividendos, ou ganhos com subida de valor de ações investidas, retorno da Renda Fixa, etc. Ou até mesmo encontrar novas formas de ganhos, assalariados.
×
×
  • Criar novo...