Bom dia, pessoal! Finalizei o curso e fiz o PIAR, mas ainda tô com bastante dúvida em relação à proporção da minha carteira.
Tenho 25 anos, atualmente com menos de 10k investidos e tenho uma janela de tempo “grande” para investir, algo em torno de 30+ anos.
Nas aulas e pesquisando bastante aqui na comunidade vi que há uma recomendação de investir no exterior a partir de certo montante aplicado, e já pretendo seguir isso (apesar da mão coçar pra mandar dinheiro pra fora rs). Pretendo dolarizar a carteira depois de 100k investidos aqui no Brasil.
Mas a minha dúvida principal é em relação à proporção da carteira. Não pretendo investir em FII no momento, apesar de saber que há uma baita oportunidade com vários descontados agora (fiquem a vontade para discordar e me ajudar a enxergar melhor/de outra forma esse ponto), mas como ainda pretendo investir por muitos anos, penso que posso começar minha posição neles mais tarde.
Até o momento, a proporção que penso em seguir é:
60% ações nacionais
10% cripto (apenas BTC)
30% Renda Fixa
Mas uma grande dúvida que fico é: há uma proporção ideal entre Renda Fixa e Renda Variável buscando uma maior rentabilidade?
Apesar de saber que não há uma receita de bolo para isso e depende muito dos objetivos/momentos de vida de cada um.
Desde já grato por qualquer contribuição, abraços!