Boa tarde, fiz alguns estudo sobre Klabin, Suzano e Irani, li as discussões aqui na comunidade, etc.
Meu perfil na análise de risco da AUVP foi classificado como agressivo, sou funcionário concursado e possuo uma fonte de renda extra.
Minha estratégia para montar a carteira tem sido até o momento uma base sólida em empresas consolidadas de setores perenes e uma porção de uns 20% da carteira em ativos mais arriscados como smallcaps visando o crescimento do patrimônio, visto que tenho apenas 25 anos e pretendo usufruir dos rendimentos dessa carteira somente daqui a 15-20 anos, portanto a oscilação no curto prazo não é um problema, e a geração de dividendos não é uma necessidade.
Ao comparar as 3 empresas fiquei de olho na Irani por conta do menor valor de mercado, pensando na valorização a longo prazo, mas ao comparar os indicadores não conseguir chegar a uma conclusão muito clara... CAGR parecidos, Margens parecidas, a RANI me pareceu ser a menos endividada e mais descontada em termos de P/L, enquanto que a SUZB é a mais cara em termos de P/L e tem as melhores margens...
Depois disso fui ver o que os insiders estão fazendo e SURPRESA! RANI3 tá sendo vendida como se fosse pão velho e SUZB3 não está pra tanto mas também não me animou muito, enquanto que KLBN3 está sempre sendo comprada, exceto no final de 2025 mas mesmo assim as compras ainda superam as vendas, o que me fez pensar: "KLBN é a menor depois de RANI, os controladores estão comprando cada vez mais e é a mais independente em termos de operação, tem um P/L parecido com RANI e apesar de ser a mais recomendada por quem gosta de dividendos, também me parece a mais indicada quando o objetivo é valorização da carteira, já que SUZB já possui um grande valor de mercado e RANI está sendo rejeitada pelos próprios controladores".
Concordam com a minha análise? Deixei de ver algo? Espero críticas e a sutil evidenciação da minha inteligência discreta rsrs