Boa tarde, pessoal! Tenho uma dúvida sobre a aula inaugural da semana passada, especificamente sobre um ponto que me deixou encucada. Quando o Raul falou do décimo terceiro salário, ele disse, de forma especulativa, que ele foi instituído como compensação pelos dias 'não pagos' de cada mês. Segundo o cálculo que ele apresentou, como o mês tem 4 semanas de 7 dias (28 dias), isso totalizaria 336 dias por ano, sobrando 29 dias (já que o ano tem 365).
No entanto, até onde eu sei, se você divide os 365 dias do ano por 12 meses, dá uma média de 30,42 dias por mês. Aqui no Brasil, o cálculo do salário mensal considera um mês de 30 dias, o que deixa uma diferença de 5 a 6 dias no ano, o equivalente a cerca de 1/5 do que o Raul mencionou, longe de justificar um salário extra inteiro.
Além disso, até onde aprendi, não existe justificativa jurídica ou histórica que apoie o que ele disse. Sempre vi o 13º como uma medida populista do governo João Goulart, para valorizar o trabalhador e estimular a economia no fim do ano. Alguém sabe se há algum embasamento factual para a explicação dele? Ou será que foi só uma simplificação didática?
Só pra deixar claro, tô aqui pra trocar ideia numa boa, sem hate (kkk). Abraços!