Oi Vinicius.
Cara, depende do ETF em si. Pensando nos indexados ao SP500 (IVV, VOO, etc.) depende exatamente da estrutura dele. Por exemplo, usando o IVV custodiado nos EUA, há distribuição de dividendos para o acionista, que, nesse caso, incide IR sobre.
Tu consegue ver isso por esse site extremamente útil para analise de ETF (https://www.justetf.com/en/search.html?search=ETFS&assetClass=class-equity&country=US&index=S%26P%2B500%C2%AE&tab=rollreturn).
Contudo, tu consegue achar o mesmo IVV custodiado em outros locais (principalmente Irlanda) que esta estruturado como accumulating (Acc), que reinveste os dividendos.
Se estas falando no IVVB11 (ETF brasileiro) ele reinveste os dividendos, mas tem uma taxa maior por ser ETF de ETF (tem taxas do IVVB + taxas do IVV). Nesse caso, realmente fico na duvida se há tributação sobre a distribuição dos dividendos que serão reinvestidos ou não, mas no caso dos Acc domiciliados fora do pais tu tem um potencial maior de ganho por evitar essa tributação.
Obs.: Não assisti esse modulo do curso ainda, mas já gastei dezenas de horas estudando sobre o tema, igual, qualquer erro me avisem por favor.