Há alguns tempo noto que praticamente todo condomínio que visto utiliza sistemas de automação e segurança da Intelbras.
Me surpreendi quando encontrei ela cotada na bolsa na minha pesquisa setorial.
Ela teve IPO recente, em 2021. Mas olhando os releases ela tem lucros constantes há bastante tempo (desde 2016).
De forma geral, Os indicadores de eficiência tem se mantido bons consistentes desde o IPO.
A empresa mais que dobrou o faturamento desde 2019.
Ela tem três segmentos de atuação
Energia: Produz acessórios elétricos como baterias, nobreaks, etc. (Aqui não consegui descobrir se ela fornece bateria pra alguma marca de notebook, celulares, carros, etc)
Conectividade: Oferece soluções de controle de acesso e gerenciamento de redes, sendo que vende tanto o hardware como software.
Segurança: Acredito que esse seja o seguimento mais presente na nossa vida e que me fez notar a empresa. Câmeras de segurança, fechaduras digitais, interfones, etc.
Acredito que todos os segmentos de atuação tem espaço pra crescimento, mas vejo uma tendência mais forte de automatização das casa e condomínios. Além disso o segmento de segurança é responsável por mais da metade da receita da empresa, por isso considero a principal área de atuação.
Como principal concorrente identifiquei a Positivo vem (POSI3) anunciou que vai expandir seus ramos de atuação para o de segurança e automação doméstica, o que talvez possa ameaçar a Intelbras. A POSI3 tem resultados mais inconstantes, mas parece ter achado seu rumo nos últimos anos. É mais conhecida pelo segmento de eletrônicos, com a marca própria, a cas da Anker e a Vaio. Mas sei lá, tenho um preconceito com a marca Positivo, me acostumei a enxergar os produtos dela de "baixa qualidade" e isso não é algo que eu gostaria na automação da segurança residencial.
Também vejo risco de novas entrantes, principalmente empresas estrangeiras que vejam o crescimento do mercado de segurança no brasil e resolvam investir aqui.
Enfim, acham a Intelbras um boa empresa? Alguém tem ela em carteira?