Cara essa não tem como cravar uma resposta e por vários motivos. Valores familiares, fases da vida (pais e filhos), visão de educação (o que é estar "preparado" para o futuro) e outros.
Meus filhos já estudaram em escola Waldorf (jardim e primeira infância) já tiveram em home schooling (e com sorte continuamos isso durante a pandemia), e por agora ela estuda em escola de bairro e ele em preparatória pra vestibular daquelas com dois simulados por semana e foco em performance...
Mas a "escolarização" é só uma parte, geralmente exageramos na importância dela. Queremos que sejam boas pessoas, duros com quem precisar e gentis com quem merecer, saibam escolher bons parceiros, vivam a vida sem serem zumbis de redes ou massa de manobra do que for (política, consumo, etc). Saber navegar bem por essas coisas é o desafio deles no mundo atual, sem extremismos, mas com visão crítica aguçada.
Me pareceu sempre mais importante manter um olhar o mais atento possível a fase da vida, gradualmente conduzindo e também considerando os sonhos e projetos deles, levando em conta onde estávamos morando, o que gostaríamos de nutrir neles e desenvolver como valores. Sempre viajamos muito com eles também, muito acampamento, museus, natureza... aumentando a responsabilidade deles sobre alguma parte do que seria feito e ajustando as velas conforme necessidades.
Mas relaxa... com 8 anos de casados, querendo bastante o filho e uma pitada de sorte, tudo vai dar certo!