Olá pessoal!
Também estou tendo a mesma dificuldade na interpretação ou, melhor dizendo, na hora de implementar a estratégia da definição de base, mid e top, com o diagrama e suas respectivas pontuações.
Já finalizei o curso e estou querendo proceder da seguinte forma:
Primeiramente, pelo que pude entender, temos que ter em mente que o diagrama é utilizado para classificar as ações e não para definir se elas devem estar ou não na carteira.
As perguntas são apenas uma forma utilizada para classificar as ações que já foram analisadas e estão aptas a estarem na carteira, ou melhor dizendo, a entrarem no diagrama. Tanto que algumas das perguntas utilizadas na análise podem ser reutilizadas. Como é o caso da dívida/ebitda que, na análise, buscamos algo abaixo de 3, e na classificação (diagrama padrão) pontua quem está abaixo de 2. Ou seja, são métricas para comparar/classificar empresas de setores diferentes, já que é complicado compara um banco com uma mineradora, por exemplo.
Portanto, assim como na renda fixa, onde são alocadas as pontuações conforme o risco avaliado, podemos alocar pontos para cada ação usando diferentes critérios. Por isso as perguntas são editáveis.
Olhando por outra perspectiva, poderia simplesmente colocar 10 números, representando o que seria a pontuação que eu gostaria de atribuir a ação, ou seja, no lugar das perguntas apareceria: 1,2,3...10. As empresas que tirassem nota acima de 7 colocaria como base, as empresas que tirassem nota entre 4 e 7 colocaria como mid, abaixo de 4 seriam do topo.
Assim, na fase de análise da ação, além de verificar se ela está apta a entrar no diagrama, será atribuído uma nota de 1 a 10 e ocorrerá a definição da sua posição no diagrama (base, mid, top).
Exemplo:
Digamos que após estudos e análises, foi definido que as ações BBSA3, EGIE3, NEOE3, e AGRO3 estão aprovadas para entrar na carteira. Agora deve-se classificá-las.
Se usar como critério o valor de mercado (apenas para ficar didaticamente mais objetivo e quantitativo), tem-se:
BBSA3 (150 Bi) = nota 8 (nota 8, pois não é a empresa com maior valor de mercado na bolsa, neste momento)
EGIE3 (28.9 Bi) = nota 6
NEOE3 (22.9 Bi) = nota 5
AGRO3 (2.2Bi) = nota 2
Desse aspecto, pode-se concluir:
BBSA3 (150 Bi) = nota 8 - base
EGIE3 (28.9 Bi) = nota 6 - mid
NEOE3 (22.9 Bi) = nota 5 - mid
AGRO3 (2.2Bi) = nota 2 - top
Então, ao preencher o diagrama, ativaria a quantidade de botões equivalente a nota. No caso de EGIE3 e NEO3 como são mid, a EGIE3 com nota levemente superior terá uma porcentagem maior de alocação quando o diagrama for executado.
Resumo:
Finge que é escola de samba ("alegoria nota: 10") soma tudo, tira a média, classifica e ativa os botões.
(O Raul ficará chateado ao ver como foi desvirtuado o nobre diagrama do cerrado.)
Não sei se consegui explicar meu pensamento de forma clara. Espero que faça sentido e que possa ajudar alguém. Aceito sugestões!