Jump to content

Rafael Deitos Salfer

Turma 40
  • Interações

    8
  • Entrou

  • Última visita

1 Seguidor

Sobre Rafael Deitos Salfer

  • Aniversário 01/31/2006

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Rafael Deitos Salfer

Membro Bronze

Membro Bronze (3/12)

  • Descobridor implacável!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

29

Reputação

  1. Fala, sardinhas! 🐟 Estava ouvindo o episódio do podcast da AUVP Capital chamado "Como aproveitar a guerra comercial entre China e EUA?" Lá pelos 52:50, o lindo e inteligente Guilherme Matos respondeu um comentário de alguém que dizia ter um certo valor para investir e queria saber se a AUVP poderia ajudar. O Guilhermão disse que, caso fosse aluno, deveria entrar em contato com o suporte da AUVP, que oferece assessoria para esses casos (quem não tem investimento o suficiente para entrar na consultoria). Alguém aqui já fez isso? Se sim, ainda está valendo? 🤔 Sou jovem e estou começando a investir agora. Para alguém da minha idade (19), esse é um valor considerável, e o cenário atual, apesar de ser um bom momento para comprar, acaba deixando alguns um pouco inseguro. O Raul sempre fala que os primeiros aportes são muito importantes, pois será esse dinheiro que ficará mais tempo rendendo. As aulas têm me ensinado muito, e eu sigo estudando tanto com os módulos bônus quanto com os livros recomendados, mas ainda estou um pouco inseguro para investir de fato. Se alguém puder me dar uma direção mais clara, seria ótimo! Agradeço desde já! 👊 Desculpa se a dúvida for meio aleatória, achei que a baguncinha (🍺) seria o melhor lugar para essa duvida.
  2. Grande Eddy! Uma lenda viva da comunidade! 🏴‍☠️ Acho que entendi sua explicação e percebi meu erro. Eu não devo considerar a distribuição proposta pela pirâmide como a porcentagem que deve ser direcionada aos aportes, mas sim como a proporção de empresas que devem estar em cada camada da carteira. Certo? Ou seja, não é porque 60% das empresas estão na base que, automaticamente, 60% dos aportes (desconsiderando o balanceamento que o Diagrama do Cerrado faz em relação aos aportes preexistentes) devem ir para as empresas da base. Na verdade, 60% das empresas devem estar na base — e é a nota de força que o diagrama atribui a cada empresa que deve guiar o tamanho dos aportes. Correto?
  3. Tudo certo, Itallo? Então, considerei o BTG como líder no setor pois ele é o maior banco de investimentos da América Latina. Sobre a gestão da Sanepar, a pergunta dizia que, caso houvesse casos de corrupção na empresa, a resposta deveria ser "não". Por isso, marquei como uma má gestão. Por mais que eu ache a administração da empresa muito boa, esse caso (operação Ductos) me fez considerar como má gestão.
  4. Fala, sardinhas! Boa noite! 🐟 Tô com uma dúvida sobre a pontuação do diagrama do Cerrado. Vou colocar vocês no contexto… Montei minha carteira seguindo os moldes da que o Raulzinho recomendou: Base: 60% Meio: 35% Topo: 5% Na aula, ele deu exemplos de empresas para cada parte da carteira, e a Sanepar foi sugerida para a base. Como é um setor perene e com mercado garantido, decidi avaliar a Sanepar primeiro, usando o método Scuttlebutt. A avaliação deu certo, então coloquei ela na base da carteira. Depois, queria colocar uma empresa de finanças e o BTG me chamou atenção. Só que, apesar de ser grande, o BTG não é tão perene quanto a Sanepar, e não tem o porte do Itaú, por exemplo, então imaginei que ele ficaria no meio. Aí fiz a análise dele também e adicionei ao diagrama. O lance é que, no final, o BTG ficou com 8 pontos e a Sanepar com 5. Agora tô me perguntando: onde errei? Será que fui na Sanepar? No BTG? Ou será que a minha falta de noção me fez achar que o BTG é menos seguro que a Sanepar? Vou mandar as perguntas pra vocês! **Corrupção na Sanepar: Operação Ductos** Sei que escrevi um textão... mas espero que possam me ajudar. Agradeço desde já! 👊
  5. Bom dia, Gostaria de ajuda para ver se a análise q eu fiz faz sentido. Analisei a sabesp (SBSP3) e a sanepar (SAPR4) O ROE, ROIC e o ROA da Sabesp são maiores, enquanto a dívida líquida/EBIT e o EV/EBIT são menores. Além disso, a Sabesp apresenta um maior crescimento de receita e lucro, indicando uma gestão mais eficiente na geração de retorno para os acionistas. Embora a Sabesp tenha uma dívida líquida quase quatro vezes maior que a da Sanepar, ela possui uma maior capacidade de pagamento dessa dívida, o que pode ser observado pelo seu menor indicador de dívida líquida/EBIT. A Sabesp teve um dívida líquida/EBIT maior que três em três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), enquanto a Sanepar só teve um dívida líquida/EBIT maior que três pela última vez em 2015. Sobre as perguntas do método Scuttlebutt, ambas as empresas investem significativamente em tecnologia e desenvolvimento, além de prestarem serviços essenciais. Tanto a Sabesp quanto a Sanepar já estiveram, de alguma forma, ligadas a escândalos de corrupção. Ambas possuem estratégias de curto e longo prazo para garantir sua lucratividade. A Sanepar apresenta um bom controle de custos e análise de gastos, enquanto a Sabesp, em algumas ocasiões, excedeu os custos previstos nos relatórios preliminares. A Sanepar mantém uma boa relação com seus funcionários, já para a Sabesp não encontrei relatórios confiáveis sobre a satisfação dos colaboradores. A relação da Sabesp e da Sanepar com seus clientes é marcada pela dependência dos serviços essenciais de água e esgoto, o que limita a concorrência. A Sabesp enfrenta críticas sobre a qualidade do atendimento e tarifas, enquanto a Sanepar tem uma reputação melhor, mas também recebe reclamações. Ambas têm uma posição confortável devido ao monopólio regional, mas isso pode resultar em distanciamento e menos pressão para melhorias, o que desafia a busca por equilíbrio entre lucratividade e qualidade do serviço. Além disso, o P/VP e o P/SR da Sanepar são menores que os da Sabesp, o que pode indicar um valor de mercado mais atrativo para os investidores. Por serem empresas ligadas ao estado, seu mercado de atuação é garantido. Pensei em fazer 70% do meu aporte na sanepar e 30% na sabesp. Por mais que a Sabesp tenha, na minha opinião, demonstrado maior capacidade de gerar lucro, as perguntas do método Scuttlebutt fizeram a sanepar se destacar. Vocês acham essa estratégia válida? Em quais pontos na minha análise eu errei e/ou posso melhorar?
  6. No vasto templo onde a razão impera, Erguem-se cifras, cálculos e metas, E quem decifra a métrica sincera Domina as artes sábias e discretas. Os FIIs, quais torres firmes no horizonte, Vertem rendas como um rio sereno, Enquanto os REITs, em longevo monte, Erguem-se fortes no mercado ameno. ETFs, espelhos de um índice forte, Diversificam com destreza e ciência, Enquanto ações, dançando com a sorte, Ecoam preces de longa paciência. Os números falam nos múltiplos certos, Nos dividendos, sinais do futuro, Indicadores, faróis sempre abertos, Guia da mente que vê com apuro. Renda fixa, promessa de um porto, Onde o risco cede ao saber prudente, Mas criptomoedas, em sonho absorto, Flutuam ao vento, voláteis, urgentes. E assim se erige o mestre investidor, Entre o cálculo e a filosofia, Semeando o ouro com nobre ardor, No campo vasto da economia. Autor: ChatGPT
  7. Fala, pessoal! Acabei de completar 100% do curso. Além de começar a investir p/ valer, haverá alguma outra novidade? Serão lançados novos módulos? O curso foi excepcional, achei fantástico! Não estou perguntando porque achei ele incompleto, mas sim porque gostei tanto que gostaria de mais conteúdo. 😃
  8. Gostaria de saber se eu entendi como funciona o FGC, tenho medo de estar com algum conceito errado. O meu limite total é de 1 milhão, entretanto, o máximo que posso ter em uma única instituição é 250 mil. Correto? Exemplo: Se eu possuir exatamente 1 milhão investido em CDB's, em 10 instituições (100.000 cada), todo o valor investido está coberto pelo FGC, correto?
×
×
  • Criar novo...