boa tarde Eric,
apenas fornecendo uma ajuda ou opinião acerca do seu sonho de trabalho. seja você indo para a área acadêmica ou para a indústria, um mestrado, doutorado e pós doc fora pode ser essencial no seu caso, visto que não é uma área extremamente desenvolvida no Brasil.
você pode usar os sites academic positions (https://academicpositions.com) para buscar vagas de pós graduação e pós doc na Europa e o site indeed (o americano, não o do Brasil) para procurar vagas nos EUA. em geral eles listam as vagas nesses sites, mas é bom sempre procurar também os sites dos locais específicos que você quer ir e ver se tem alguma vaga listada diretamente por lá também.
sou dessa área acadêmica também e eu recomendaria fortemente que você buscasse essas experiências fora do país, mesmo que depois você acabe voltando pra cá para se firmar em uma empresa ou prestar concurso para alguma universidade.
para você ter uma ideia, caso ainda não saiba, uma bolsa de pós doc hoje no Brasil está em 5200 brl (5 anos de graduação + 2 anos de mestrado + 4 anos de doutorado). uma bolsa de pós doc no Laboratório Nacional de Los Alamos (aquele complexo de laboratórios que foi iniciado a partir da pesquisa da bomba atômica mesmo), nos EUA, começa em 7875 usd e tem reajuste anual. as bolsas médias de pós doc na Europa variam entre 3200-4000 euros/libras, sendo que o custo de vida é bem baixo. o que se faz geralmente é ir pra fora, juntar o máximo de dinheiro que conseguir e depois voltar pro Brasil ou tentar uma vaga permanente no exterior mesmo. essas bolsas geralmente tem contrato de 2 ou 3 anos e você tem um limite de 6 anos que pode ficar como pós doc.
a área que você atua é muito especializada e você com certeza vai precisar de pós. largar família e amigos pode ser triste, mas para a gente que é da área acadêmica ou de p&d diria que é primordial tentar sair do país, visto que o incentivo a se ficar aqui na academia ou em p&d são inexistentes, chegando a ser cômico os valores de bolsa de pesquisa oferecidos.