Olá a todos. Estou com uma dúvida que sei que é muito individual, e já tem outras dúvidas a respeito disso aqui na comunidade, mas mesmo assim acho necessário perguntar.
Terminei recentemente o módulo 8 e passei pelo formualário que apresenta o PIAR. Nele, entendi que o meu perfil é equilibrado e vi que fazia sentido o que resultado me apresentou. Entretanto, também tem um video nesse módulo que explica como rebalancear a sua carteira, que isso é importante antes de seguir para outros aportes.
Foi então que peguei uma planilha e comecei a categorizar o que ja tenho hoje, com o intuito de depois mirar em ativos que ainda não tenho. Percebi que eu estou muito centralizado, e isso me trouxe certa preocupação, principalmente com as mil e uma oportunidades que estão aparecendo neste exato momento que estamos vivendo.
Minha alocação atual está da seguinte forma: Ações no Brasil (30%), FIIs (25%), Renda Fixa (8%), Reservar de Valor (7%) e reserva de oportunidade (30%). Como podem ver, estou com uma reserva bem grande, pois pausei meus aportes para finalizar a AUVP.
Já estou bastante concentrado em Renda variável no Brasil (FIIs e ações), e tenho uma boa reserva de oportunidade. Minha planilha aqui também ja deu um panorama de onde investir, e tudo aponta para investimentos no exterior e aumentar a renda fixa.
Aqui entra a grande dúvida: o que fazer no cenário atual? De um lado, estou muito concentrado no Brasil, mas ta tudo muito barato no Brasil, abrindo muitas janelas de oportunidades. Do outro lado, ainda não tenho nada de investimentos no exterior, e ta tudo desabando do lado de la (que enxergo como otima oportunidade também), mas ao mesmo tempo o dólar não para de oscilar, chegando a sair de 5,80 pra 6 de um dia pro outro.
Seguir aportando no Brasil, já que está tudo em promoção, e esperar o dolar cair e perder a "promoção" da bolsa dos USA? Ou Diversificar agora mesmo e não se preocupar com o dolar alto?