Fazendo um adendo ao que o @Henrique Magalhães trouxe, e trazendo uma analogia sobre a computação em nuvem, gerou um hype muito grande com a AWS (nuvem da Amazon), com a inovação de ter "escala infinita" e facilidades em infra estrutura que custaria muito tempo e dinheiro para implementa-las nas empresas da forma convencional.
Usando essa mesma analogia que você trouxe, a Amazon, assim como Google cloud e Azure, causou algumas "vitimas", pois, devido a algumas facilidade e ferramentas próprias, amarrou legal a infra estrutura dos clientes. Hoje em dia o mercado se adaptou a isso de diversas formas.
No universo de IA, vai ocorrer o mesmo ciclo, desconfiança, hype, euforia... e no fim, o mercado se ajusta.
Eu não estou investindo em nada do tipo.
Mas fazendo uma analise superficial, aqui no ocidente, quem está encabeçando no desenvolvimento em IA fortemente: OpenIA, Google e Meta. A Microsoft, está investindo pesado e conduzindo o desenvolvimento da IA generativa em parceria com a OpenIA, além de conduzir algumas IAs especialistas como github copilot. Há empresas no segmento de Hardware ligada diretamente no desenvolvimento de chips para IA, como NVidia, TSMC, AMD, etc . As demais big techs (Amazon, Netflix, Apple, etc), não estão encabeçando na criação em IA, mas estão investindo pesado para trazer IA dos concorrentes aos seus produtos.
Assim como o Henrique sugeriu pegar alguns ETFs específicos, você pode se expor no QQQI11 (ETF da NASDAQ), ou IVV (SP500), que você vai estar posicionado em IA, pois a maioria das big techs estarão listadas nesses ETFs. Ou caso você se sinta seguro em investir diretamente nessas empresas, é uma opção.