Jump to content

Clediston Santos

Turma 40
  • Interações

    20
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Clediston Santos

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Clediston Santos

Membro Bronze

Membro Bronze (3/12)

  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Estudioso implacável!
  • Em busca do tesouro!
  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!

Badges recentes

34

Reputação

1

Respostas da comunidade

  1. MRFG3 e JBSS3. Esperando para me desfazer dessas belezuras no momento certo. Ainda amargando
  2. @Daniele Vilela muito obrigado por sua resposta e analisando os fundamentos de VALE3 e PETR4 mudei minha opinião e concordo que não são bombas. Ainda estou incomodado com as questões éticas de ambas, mas como negócio são perenes. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram aqui com uma pitada de seu conhecimento, foi extremamente valioso. As coisas ficaram mais claras e agora consigo tomar uma decisão de forma mais consciente e "sem apegos".
  3. @Alikaelli Porciuncula muito obrigado pelo seu comentário! Realmente já vinha descontente com PETR4 e VALE3 por questões éticas também. JBSS3/MRFG3 são bombas com certeza (em todos os sentidos desde lucratividade, endividamento, perenidade até o mesmo critérios éticos). Quando projeto uma visão de 15 anos no futuro, não consigo ver vantagem de manter esses papéis. A menos que algum Sardinha possa me mostrar com dados que estou exagerando ou sendo emotivo demais. Pode trocar governo, mas sempre haverá corrupção em qualquer um deles. Empresas estatais estão sempre sujeitas a isso. Por fim, analisando as ações não vejo compromisso dos seus diretores com a perpetuidade do lucro e da redução do endividamento e isso me preocupa num horizonte de longo prazo.
  4. 1. Não tem consistencia de lucro nos ultimos anos 2. Mercado não é perene 3. Divida liquida/Ebtida superior a 3 nos ultimos anos 4. PETR4 muita influencia do governo 5. Muita volatilidade em mercados de alimentos e minério Fez uma pergunta para minha pergunta, com essa resposta já consegue me dar uma luz @Sergio Tanaka?
  5. Olá Sardinhas! Galera to com uma dúvida cruel. Tenho essas ações aí que comprei no passado (antes de fazer o curso da AUVP) e to amargando uma desvalorização. Pior ainda que ao fazer a análise das mesmas, agora tenho certeza que são bombas. O que fazer? 1. Aceito o preju, liquido aos poucos e reinvisto de acordo com o diagrama do cerrado? 2. Mantenho na carteira até zerar as perdas e depois liquido para investir conforme o diagrama? 3. Aceito o erro e mantenho na carteira até o fim? Como são empresas que não quero mais ser sócio não vejo sentido de mantê-las, mas gostaria de ouvir a opinião das feras aqui.
  6. @Rodrigo Valentim Portela tem a aula sobre o assunto no módulo Investimento no Exterior. Todavia, se quiser começar a investir em REITs sem dor de cabeça, comece por um ETF de Reits. Assim, você recebe os dividendos sem ter dor de cabeça de escolher qual Reit é melhor para investir. Espero ter ajudado
  7. Pessoal, obrigado pelas dicas. Estudei mais a fundo os ETFs e visando diminuir a correlação escolhi os seguintes ETFs e o motivo: - VT: mercado global, muito bem diversificado de carteira global com risco mais baixo - VOO: SP500, tem correlação com VT de 56% nos papéis de tecnologia. Mas por ser um ETF direcionado para tecnologia - ISJ: small caps sem correlação com nenhum outro etf da carteira. Maior risco - SCHD: Dividendos. Correlação de 2% com o VT. - VNQ: Reits. Nenhuma correlação com os demais ETFs e gera dividendos. Entao temos 2 ETFs de risco maior, 1 de risco moderado e 2 com riscos mais baixos e com foco nos dividendos.
  8. Pessoal, achei esse ETF muito interessante. Para quem tem dolares que vão ficar parados por um tempo, pode-se investir nesse ETF que não muda de valor 50USD há mais de 10 anos e paga um dividendo de 5% aa. No meu caso, como o valor em dolar que tenho é 10 vezes maior que meu aporte mensal, levará todo esse tempo com boa parte dos dolares "parados". Com esse ETF será possível receber dividendos mensais até a alocação de todo o montante nos aportes. Assim os dólares não ficam parados sem rendimento. Não é uma comparação direta, mas é como se fosse um Tesouro Selic que você deixa seu dinheiro até poder alocar todos os seus aportes ou surgir uma oportunidade. Gostaria de ouvir a opnião dos mais experientes sobre o assunto.
  9. Boa noite pessoal! Quanto mais a gente vai trocando idéia mais as coisas vão clareando. @Jaimson Bispo gostei muito da sua visão sobre a janela de tempo que ainda tenho. Estou trabalhando para dolarizar a maior parte do meu patrimonio por conta de projetos futuros. Hoje tá tem 50% dolarizado. Por isso estou investindo tanto na renda variável no exterior. Mas você colocou um ponto importante. De repente pode ser mais interessante agora eu colocar metade desse valor em REITs. A questão é que conheço pouco sobre e o módulo sobre o assunto e no curso não foi abordado com a mesma impostancia dos FIIs. Acredito que as regras sejam as mesmas Não pode ser: monoativo, mono inquilino, renda inconstante, taxas de administração altas ou incondizentes com a rentabilidade do fundo. A comunidade pode me dar uma dica que quais são os principais REITs de tijolo, de galpao e de shoppings? Pode deixar que a pesquisa eu faço, mas se já puder mandar mastigado eu agradeço tb kkk
  10. @Eddy Paulini deu uma aula agora. Vamos lá. Respondendo suas dúvidas. Tenho 52 anos e pretendo investir por mais 13 ou 15 anos. Já tenho algum patrimonio acumulado, inclusive imóveis fisicos que não coloquei na distribuição do patrimonio acima. (Esses eu penso em transformar tudo em FIIs) num futuro próximo kkk). Dá muito trabalho administrar bens fisicos. Nessa divisão acima somente foquei nos ativos com mais liquidez. Hoje o que eu chamo de reserva de oportunidade é um valor aplicado em Selic, que fico manejando conforme o fluxo. Nesse caso esse $$$ nao entra no contrafluxo para eu ter mais liquidez. Reserva de valor é o que estou chamando para investimentos em cripto, pois essa é a classificação dada no curso da AUVP. Não pretendo investir em ouro por enquanto. Atualmente minha reserva de valor é 0. Pretendo comprar 10% em cripto daqui pra frente. Quantos as ações no exterior hoje estou comprado em AMZN, JPM, NVDA e INSW (somados dão 80% do investimento em ações) e o GOOGL, MSFT com 20%. Sei que estou inserindo IVV na minha carteira, e isso tem correlação forte com as ações que tenho compradas, mas a ideia é parar de fazer aporte nessas ações até minha carteira de ETFs esteja equilibrada com o diagrama desejado. Quando chegar lá decido se vendo ou não as ações para investir tudo em ETF ou em outra coisa. NVDA e INSW são ações que não tenho apego, mas AMZN, MSFT e GOOGL acredito que vão crescer muito nos proximos 13 anos pois já são empresas mais perenes dentro do setor de tecnologia com mais de 30 anos. Como tenho esse vies sentimental por ser de TI fico na dúvida se mantenho ou não essas ações, ou se vendo e coloco 100% delas nos ETFs. Claro que fazendo isso aos poucos aproveitando o preço médio. Depois do que comentaram surgiram novas dúvidas: 1. Mantenho as ações no exterior (NVDIA, AMZN, MSF e GOOGL) e retiro o IVV? 2. IVV e VT tem 56% de interseção. Se eu mantiver as ações retiro o IVV ou VT da carteira? 3. Se for manter as ações e o ETF VT, continuo fazendo aporte em todos eles continuamente ou somente no indice? E aí, com essas novas infos o que me diz?
  11. Bom dia Sardinhas!! Módulo 8 concluido, já fiz o PIAR, já preenchi o diagrama do cerrado e já escolhi os ativos. Um pouco de choradeira para contextualizar. Fiz várias aplicações erradas antes da AUVP e agora preciso "consertar" aos poucos. Minha atual carteira está assim: Como podem perceber fiz um grande investimento em Tesouro IPCA+ que "prendeu" 49% do meu patrimonio. Outro ponto importante de ressaltar foi de alocar 26% em "stock picking" no exterior por desconhecimento dos ETFs. Sem falar na baixa diversificação (sem FIIs, ETFs e Reserva de Valor) Depois de fazer o PIAR e saber que meu perfil é o ARRISCADO pretendo levar minha carteira para essa configuração: Agora estou pronto para fazer o PRIMEIRO APORTE e depois de muito estudo e também consultas aqui na comunidade o Diagrama do Cerrado sugeriu o seguinte: Acredito que como não tenho nenhuma aplicação em nenhum dos grupos acima o Diagrama está propondo o primeiro aporte totalmente neles. Perguntas: 1. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre meu novo Diagrama do Cerrado e os percentuais atribuidos 2. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a escolha dos ativos no primeiro aporte 3. Se pudessem alterar onde mexeriam e por que? Fico aguardando a valiosa opinião de vocês antes de consumar o primeiro aporte.
  12. @Daniel Correa Silveira muito legal suas observações. Agora fiquei na dúvida se faço stock picking ou se aplico tudo em ETFs diferentes como VT, IVV, ISJ, VTV, DAX, XINA. Pessoal, gostaria de ouvir a opinião de vocês.
  13. @Matheus Passos Silva só mais um detalhe do porque manter NVDA, GOOGL, MSFT, AMZN NVDIA: Atua no segmento de microchips e IA GOOGL: Atua fortemente em publicidade e serviços digitais MSFT: Maior fabricante de sofware e com o maior market share em sistemas operacionais (PERENE) AMZN: Comercio Eletronico Então, apesar das 4 serem empresas de tecnologia a correlacão e concorrencia entre elas não é forte. Ainda conto com a ajuda sua e dos SARDINHAS de plantão sobre ações extrangeiras que estejam fora do segmento tecnologia e que seja viáveis para estudo.
  14. @Matheus Passos Silva obrigado por seu comentário! É GOOGL mesmo (Alphabet Class A stock)!! Respondendo sua pergunta sobre percentuais. Hoje a exposição à ações no exterior que eu tenho é de 12% do meu patrimonio e estou aumentando para 25% de acordo com o diagrama do cerrado. Meu perfil é o "Arriscado". Como no Brasil eu não tenho nenhuma ação de tecnologia e minha exposição a Ação no Brasil é de 15% da minha carteira total, pensei em investir um pouco mais nesse setor nos EUA. Eu trabalho na área de tecnologia e conheço bem essas empresas, mas concordo contigo que a exposição no setor está alta. Justamente por isso procurei ajuda. VT, VTV e IVV estao entre os ETFs com a taxa de adm mais baixas. Pensei em fazer os seguintes ajustes após seus comentários: - Retirar AAPL, pois acredito que MSFT seja uma empresa muito mais perene e sem a dependencia de inovação de uma pessoa "Steve Jobs" como a AAPL - Diminuir a exposição em NVDA e GOOGL. Ambas tem percentual significativo no ETF IVV. - Aumentar exposição LLY Não conheço outros setores do mercado americano, algum Sardinha pode me indicar boas ações para eu fazer um estudo? Obrigado em antecipado
  15. Boa noite Sardinhas! To remontando minha carteira. Eu já tinha: JPM NVDA. GOGL. INSW Na nova composição da carteira estou adicionado: AAPL. LLY. MSFT. VT. IVV. VTV Gostaria de ouvir a opinião do experts. Grande abraço.
×
×
  • Criar novo...