Jump to content

Paulo Henrique Guedes

Turma 40
  • Interações

    22
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Paulo Henrique Guedes

  1. Eu assisti esse vídeo enquanto dirigia. Não sei se entendi errado, mas ele não disse que tinha liberado um material para os alunos sobre isso? Não achei nada. Pode ser que eu entendi errado no vídeo.
  2. Eu acabei me entregando a "vontade de delinquir", como diz o Raul kkkkkkkk. Já aportei até o que seria de Maio, e pra esse eu tirei da reserva de emergência. Mas pouca coisa. Minha reserva é de 12 meses e o que aportei não é nem metade de um mês da reserva, então, fui um delinquente responsável eu acho kkkk. Gente, não façam isso ok? É porque estava com algumas sobras mesmo. Já vou repor a reserva aos poucos novamente. Daqui a pouco tomo um block por promover a "vontade de delinquir" no meio da galera.
  3. Esse de 17% acho que era só. Até que não esgotou rápido, demorou uns 30min. Porém, não quis pegar ele porque vencia em 09/04 e achei 1000 pequeno de aporte. Peguei o de 16,1 pra dezembro de 2026. Acho que o lote valia uns 1300 mais ou menos. Não fiz a conta na ponta do lápis, mas preferi um que tivesse mais tempo.
  4. Eu peguei o de 16,1%. O valor do aporte era um pouco maior e ele vai até dez/2026.
  5. Carlos, comentei em um post aqui esses dias. Gosto muito da plataforma do BTG, mas sempre consigo taxas melhores de renda fixa na de duas letras. Enquanto ficou aparecendo CDB de 18,5% aqui, lá tinha de 20% e até 21%. Eu dei a ordem do meu antes de abrir (não sabia que podia... era 09:30). Aí coloquei a assinatura eletrônica, ele fala que a ordem vai ser enviada quando abrir o mercado, mas pelo que entendi, o CDB meio que já fica reservado, pois vi CDB's esgotando antes das 10h. Então, pelo que entendi você pode dar a ordem antes das 10h e já reservar o CDB (posso estar errado, se alguém mais experiente souber, me corrija). Quando abre o mercado, então a ordem é executada.
  6. Pessoal, Banco Master já achei uma indecência ontem com IPCA+13%... agora de manhã tem IPCA+17% (vencimento pra menos de um ano) e IPCA+16%. Pra quem não estourou o FGC, tá muito bom! Ah, e tem pré-fixado de 21%. Estou pegando IPCA pq até o momento não tenho nada de IPCA. Sei sobre o contra fluxo, já tenho pré-fixados. Mas um IPCA desse não da pra deixar passar.
  7. Muito bom... muito obrigado pela contribuição de todos. Minha lógica então não está errada mesmo. Acredito que a maioria concorda com o mesmo raciocínio de não lançar proventos no orçamento familiar, a não ser que já esteja vivendo na fase de viver de renda e estiver de fato usufruindo dos dividendos para outros gastos que não sejam reinvestimentos.
  8. Obrigado Luiz... sim, com certeza no Diagrama porque aí é o dinheiro que realmente vou utilizar pra aportar. Toda contribuição é mais que bem vinda, muito obrigado.
  9. Então Tales, eu até pensei nisso, mas o trabalho ia ser maior de ficar recalculando. Acho melhor mesmo, considerar "liberdade financeira" apenas o que eu transferir da Renda do Mês para dentro da corretora. Na hora de aportar aí vou incluir os dividendos. Eu tenho um app de controle financeiro pessoal, então lanço tudo por lá, depois gero os resumos para acompanhar no orçamento doméstico. Mas entendo seu jeito também.
  10. Ia comentar isso agora... peguei no BTG de manhã. Mas fui agora a tarde na de "duas letras", tem Pré de 20% pra tudo quanto é gosto de vencimento... pra 1, 2, 3 anos ou mais. Tem até pós fixado de 145%. Só não peguei pós porque aportei no do BTG cedo de 17,6% e fiz mais um aporte no de 20% pra 2027 (antecipei o aporte de Maio hahahahahaha). Mas queria pegar um pós, mesmo não sendo o ciclo, a porcentagem tá muito linda pra deixar passar.
  11. Valeu, então... isso é o que faz sentido na minha cabeça, mas vai que estou fazendo besteira né. Por isso resolvi consultar.
  12. Oi Eduardo, editei o post porque acho que não ficou claro mesmo. Não é o lançamento no Diagrama, é no ORÇAMENTO DOMÉSTICO. Na categoria de liberdade financeira, que é o que eu separo pra aportar da minha renda do mês. Por isso falei que não lanço os reinvestimentos lá (por reinvestimentos, são os dividendos, JCP e rendimentos dos meus investimentos atuais). Queria entender se o correto seria lançar
  13. Olá pessoaaaas, bom dia! Uma dúvida: reinvestimento de dividendos recebidos conta como aporte? Eu ainda não vivo de renda, então reinvisto todos os dividendos, não necessariamente em ações. Esse mês mandei 2000 pra corretora (de aporte mesmo da minha renda). Aí surgiu a oportunidade de um bom CDB, interei com mais 300,00 que já tinha de saldo proveniente de dividentos. Atualmente eu NÃO lanço o reinvestimento como aporte. Isso porque se eu lançar, eu vou precisar colocar os dividendos na renda também. Só que, por exemplo R$ 300,00 de dividendos na renda, ele vai distribuir entre custos fixos, confortos etc. Na prática, considero então o aporte (Liberdade Financeira) apenas como sendo os 2.000,00. Sei que é bobeira, mas pra quem já investe há mais tempo, esse tipo de organização interfere em algo no longo prazo? Atrapalha? EDITADO: não é no diagrama, é no orçamento doméstico
  14. Olá pessoal, tenho essa dúvida e algumas outras que vou relatar abaixo. Tenho alguns CDB's na "corretora de duas letras". Se eu quiser concentrar tudo no BTG, qualquer CDB pode ser transferido? Ou pode haver restrição de algum CDB/LCI não ser "compatível" com a corretora de destino? Perco a rentabilidade contratada se eu transferir? (Obs, nenhum deles é liquidez diária. Todos tem resgate apenas no prazo de vencimento) Agora vai uma terceira pergunta que envolve um pouco de ética. Amo a plataforma da AUVP e todos os recursos, estou jogando tudo aqui pra manter em um só lugar. Não quero ser ingrato, mas o fato é que normalmente eu consigo achar oportunidades melhores na renda fixa na de duas letrinhas (principalmente do Banco Master). Meu patrimônio ainda é pequeno. Não tenho nem 50mil, por isso aporto "sem medo" nesses CDB's arriscados pois tem proteção do FGC. Tenho tentado entrar cedo pra olhar as ofertas, mas acaba que encontro alguns CDB's melhores na de duas letras (hoje mesmo peguei um pós de 131%... sei que está fora contrafluxo, que nesse momento deveria ser pré, porém lembro que o Raul falou na aula que quando for algo de 130% ou mais, aí compensa pegar... vencimento para 2030). Enfim, chegando a pergunta: é muito "feio", "antiético" ou pode dar problema se eu adquirir os CDB's na "concorrência" e depois transferir a custódia pra AUVP (considerando que isso pode se repetir algumas vezes)? É uma pergunta sincera gente! Como meu patrimônio é pequeno, não tenho assessor no meu pé na de duas letras. Eu mesmo escolho meus produtos. Amo a plataforma da AUVP/BTG e tenho tentado concentrar tudo aqui, mas quanto a renda fixa, tenho tido essas outras oportunidades.
  15. Vou contar minha experiência com Nubank. Eu não gosto do Nubank como banco principal, mas para metas curtas usamos as caixinhas que rendem 100% do CDI e liquidez diária. A parte de organização das caixinhas facilita muito, por isso não fico preocupado com rendimento. Pra mim não faz sentido priorizar a rentabilidade em detrimento da ajuda e organização visual. Minha esposa não entende tanto de investimentos, mas usar as caixinhas animou muito ela porque ela fica responsável e se sente participante do processo de construção do patrimônio e organização das metas financeiras. Exemplo: utilizamos as caixinhas para pagamento de IPTU e IPVA antecipado. Como fazemos isso? Pego o valor a vista do IPVA do último ano, e acrescento uma margem de 5%. Divido por 12 (ou 10, depende de quanto você começa a guardar) e mensalmente colocamos esse dinheiro na caixinha (OBS: a caixinha tem opção de trancar o dinheiro por mais tempo, então, o dinheiro dos primeiros aportes nós trancamos por 6 meses ou mais, aí rende mais que 100% do CDI). Quando chega na época de pagar, sacamos o dinheiro e pagamos a vista o IPVA ou qual for a conta destinada da meta. Conseguimos aprender em família a não entrar em dívidas, e os aportes mensais, como são pequenos, não pesam no orçamento. Até sobra dinheiro quando pagamos a conta, e aí consequentemente o próximo ano de "aportes" da parcela das contas são menores. Fazemos isso para viagens também. Em geral, já damos destinos ao dinheiro das metas de forma mensal e antecipamos gatos grandes e planejados que sabemos que vão ocorrer (revisão periódica do carro, IPTU, IPVA, compra de material escolar, presentes de fim de ano, etc). O aprendizado e educação financeira desse método ajudou muito a envolver minha esposa na nossa construção de patrimônio. Tanto que hoje, quando vamos viajar, ela já vê o orçamento das caixas, planeja, pesquisa os locais com base no que temos disponível e quando queremos algo maior, nos planejamos pra isso pelas caixinhas também. Pra curto prazo, essa é minha estratégia. O problema de tesouro Selic e alguns CDB's é que eles não oferecem essa organização visual dos aportes com objetivos. Fica aí minha dica e experiência, espero ter ajudado.
×
×
  • Criar novo...