Bom dia, @Rafael Vilas Boas. Quando se trata do número de ações, o normal recomendado é ter de 8 a 15 ações descorrelacionadas. E eu diria que essa quantidade é boa para FII também, variando quanto ao risco deles.
Sobre colocar as empresas no diagrama com a quantidade Zero, é uma ótima forma de começar. Assim você já seguirá o diagrama desde o início, evitando de ficar muito tempo consertando a sua posição nas classes de ativos (esse é um problema que eu passo atualmente).
Você demonstrou ter uma boa reserva guardada. Sinceramente, não considero a melhor opção aportar logo todo o montante de uma vez. O melhor seria portar aos poucos. Assim você evita o risco de entrar em uma empresa num momento ruim.
Imagina investir todo o seu dinheiro e, no mês seguinte, tudo estar 10% mais descontado. É muito melhor ir aportando aos poucos, assim você monta um preço médio legal sem correr tanto risco. Afinal, comprando boas empresas por bons preços, você consegue um desempenho melhor.
Eu aportaria cerca de 2,5k a 3k por mês. Logo, em no máximo 10 meses, você já terá aportado todo o montante, aproveitando todas as oportundiades apontadas no Diagrama do Cerrado.
Espero ter ajudado. Boa sorte no seu caminho.