Jump to content

Denis Motta Urbanavicius

Turma 41
  • Interações

    12
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Denis Motta Urbanavicius

  1. Massa! Bom saber que funciona haha Também não tenho pressa pra ter a carteira perfeita, mas tenho pressa pra começar Boa, não lembrava disso. Vou manter essas faixas em mente e fazer aportes mais significativos quando for investir em dolar
  2. Valeu! As taxas são proporcionais ao valor investido, não? Tem alguma taxa flat por investimento? Eu já tenho alguns ativos em dolar, por mais que a carteira seja pequena agora. Como não quero vender nada, pra mim faz mais sentido usar o diagrama pra ir balanceando desde já e não criar um buraco pra preencher no futuro, com um dolar talvez mais caro.
  3. Opa, valeu pela resposta! A ideia de escolher 3 ETFs é porque os ETFs já contem dezenas ou centenas de empresas. Não seria um problema se meu investimento internacional ficasse concentrado nesses ETFs por um tempo. Talvez bagunce o diagrama um pouco, mas entendo que é um risco ok dado que já to comprando ativos diversificados. Já as ações, eu vejo um risco muito maior de ter duas ou três na carteira por muito tempo, além da menor carga cognitiva de analisar só um tipo de ativo por vez. Vou considerar sua estratégia, pois achei ela interessante também. Talvez eu faça um meio termo alternando entre FIIs e ações. Eu to fazendo algumas planilhas. Tenho uma com todos ativos que quero analisar, adiciono os ativos nela sempre que ouço falar de algo novo e passa no crivo inicial (não ser bomba, ser um setor que consigo minimamente entender como funciona). Tenho uma outra em que eu faço a comparação de empresas do mesmo setor, só escolho colocar na carteira se consegui fazer uma boa análise por aqui. Valeu! Bom saber que estou no caminho certo 😅 To pensando justamente em manter o diagrama funcional. Se for pra "sacrificar" algum equilibrio, prefiro que aconteça em ativos já diversificados naturalmente, como os ETFs e, em menor escala, os FIIs.
  4. 🗒️ Não sei como ser mais direto nesse caso, então fica o aviso de textão logo no começo 🗒️ Contexto: Finalizei o curso, estou na última aula da masterclass (achei sensacional a aula de indicadores, super didática) e ainda não fiz o módulo de indicadores. No PIAR meu perfil foi o equilibrado e ainda não investi um real, pois quis terminar o curso antes de tudo (estou aportando na reserva de emergência e tesouro selic) Carteira: Após o PIAR, defini que a minha carteira vai ser 20% ações internacionais, 20% ações nacionais, 20% fundos imobiliarios, 5% criptos e 35% renda fixa. Eu invisto em cripto há bastante tempo e estou bastante acostumado com oscilações do mercado, estou bem confortável com essa distribuição mas aceito sugestões. Ah, esse percentual de FIIs é mais por um efeito psicológico: receber os rendimentos mensais me dão um gás pra continuar investindo e manter o foco, é a dose de dopamina que eu preciso pra não desanimar. Agora o meu problema atual: Com o conhecimento do curso, percebi que sou muito mais metódico para escolher ativos do que eu achei que seria e com isso estou demorando bastante para escolher os ativos que irão compor a carteira. Com isso, pensei em seguir da seguinte forma: Escolher 2 ou 3 ETFs internacionais e não adicionar mais nenhum até terminar minha carteira de ações BR Escolher 2 ou 3 empresas nacionais para começar a carteira Escolher mais um FII (já tenho 2, que acredito ter acertado na escolha) Focar meus estudos em adicionar mais empresas ao longo do tempo até chegar em 10 ou 15. Depois disso, adicionar mais FIIs e, por último, mais ETFs Obviamente, seguiria o diagrama desde o início. Não tenho um mega aporte pra fazer, então considerem que seriam aportes mensais de +- 2k por agora. Faz sentido ir por esse caminho? Se eu for esperar eu analisar tudo antes de começar, provavelmente vou começar a carteira só no ano que vem 😅
  5. Eu particularmente gosto de dividir a minha reserva de emergência em lugares diferentes, justamente por causa dessas particularidades de cada investimento. Hoje eu tenho parte em CDI diário de um banco digital, parte em Tesouro selic, parte em CDI diário de um bancão e parte livre na conta do bancão. Vale lembrar que o objetivo da reserva de emergência não é de render juros, é de estar disponível para as emergências. O redimento é só um adicional. No seu caso, como está negativo na corretora, se retirar hoje, acredito que vai retirar o que está registrado mesmo. Mas nos dias seguintes já deve voltar pro positivo.
  6. Boa tarde @Thais Marcuci! Tesouro Selic não tem marcação a mercado, ele rende sempre a taxa selic e quando você resgatar vai receber exatamente o quanto rendeu, descontando o IR e, se for menos de 30 dias, IOF.
×
×
  • Criar novo...