Bom dia pessoal!!
Uma coisa que sempre ouço os "gurus" dos investimentos dizerem é que precisamos abaixar o preço médio de nossas ações.
Pela lógica, para abaixar o preço médio de aquisição, precisamos realizar a compra em preços mais baixos que os anteriores, é isso é muito BOM pois compramos maior número de ações com o mesmo valor em R$.
O que não entendo é que, no momento de vivermos de renda daqui 15, 20 ou 30 anos, precisaremos realizar a venda das ações que não sejam pagadoras de dividendos recorrentes, para alocar em algo que nos remunere de forma mensal ou trimestral, correto?
Então no momento da venda, se as normas tributárias se mantiverem as mesmas (o que não acredito), haverá o pagamento do ganho de capital, pois nestes 15, 20 ou 30 anos esperamos ter feito boas escolhas que fizeram as ações se valorizarem (e muito neste longo prazo!!!), aí se nosso preço médio for muito abaixo da cotação na data da venda o Imposto a pagar será bem maior também.
É muito errado não me preocupar tanto com o preço médio para o longo prazo? (Claro que comprar mais gastando menos é sempre bom) Não estou dizendo que o preço de compra não é importante, que fique claro por favor!!! Mas essa "neura" de alguns faz realmente sentido??
Abraços!!!