Recebi uma comunicação sobre o Grupo Telefônica, sobre um fato relevante sobre as ações. Tenho 29 ações em carteira.
Fui ver e eles irão fazer uma conta doida, agrupando as ações e depois desdobrando.
O interessante é pelo que pelos exemplos enviados, acontecerão duas coisas:
1 - quem tiver menos de 40 ações será forçado a vender! Na verdade parece que eles mesmos venderão!
2 - na conta pode ter ações fracionadas. Essa fração também será vendida a revelia do acionista!
Segue parte do fato relevante:
Ajuste de Posição Acionária Conforme aprovado na REDIR, os acionistas titulares de ações ordinárias da Companhia terão o prazo compreendido entre os dias 14 de março de 2025 (inclusive) e 14 de abril de 2025 (inclusive) para que possam, se for o caso, compor suas posições acionárias em lotes inteiros múltiplos de 40 (quarenta), a seu livre e exclusivo critério, de modo a assegurar a titularidade de um número inteiro de ações em decorrência da Operação (“Prazo de Livre Ajuste de Posição”).
Efetivação da Operação A Operação será efetivada no dia útil subsequente ao término do Prazo de Livre Ajuste de Posição, ou seja, em 15 de abril de 2025, momento a partir do qual o capital social da Companhia passará a ser dividido em 3.261.287.392 (três bilhões, duzentas e sessenta e uma milhões, duzentas e oitenta e sete mil, trezentas e noventa e duas) ações ordinárias e sem valor nominal e os acionistas terão suas posições acionárias ajustadas. Uma vez terminado o Prazo de Livre Ajuste de Posição, os acionistas que possuírem frações de ações decorrentes da Operação estarão sujeitos ao procedimento previsto no item “Frações de Ações Remanescentes” abaixo. A partir de 15 de abril de 2025, inclusive, as ações passarão a ser negociadas na condição de ex-grupamento e ex-desdobramento. Frações de Ações Remanescentes Após o término do Prazo de Livre Ajuste de Posição, as frações de ações detidas por acionistas que não tenham ajustado sua posição para múltiplos de 40 (quarenta) ações serão agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão, a ser realizado na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão em nome dos titulares das frações (“Leilão”). O produto líquido obtido com a venda dessas ações,será rateado e distribuído proporcionalmente entre todos os titulares das frações de ações da seguinte forma:
Eu nunca imaginei algo assim possível, uma empresa simplesmente retirando ações de minoritários. Esse tipo de operação é comum? o fato relevante diz que foi aprovado em assembleia, daí fui ver na analítica. Free float de 23 % . Ou seja, a empresa tinha votos para aprovar isso.
resumindo: a opção é ou vc compra ações até chegar a 40 ou vc vai ser automaticamente excluído .