Cara, acho que esse é o maior medo de todos os pais.
Acredito no começo, até o ensino médio, uma boa escola particular poderá ser de muita ajuda afim de formar uma boa base, o ensino médio não vejo como necessário ser feito em uma escola particular, já que se a base está feita, dá para estudar por fora do que é ensinado na escola pública.
Talvez o ponto mais interessante, não seja só a qualidade do ensino, mas sim aprender a se divertir estudando, afinal o cérebro humano tem uma capacidade incrível de recusar coisas que ele não gosta.
Uma das maneiras de se conseguir isso para um filho é a participação dos pais no estudo como ?
"Se quer que seu filho entenda de violino, aprenda a tocar violino você primeiro.", basicamente tenha o conhecimento para conversa e ou auxílio ou aprenda junto dos pequenos, assim além de ter momentos família e criar laços de confiança, carinho e respeito (te será util na epoca rebelde da adolescência), também acabara ensino por tabela algo a eles, serve tanto para educação acadêmica quanto para moral.
Enfim ninguém quer aprender algo que não sabe para que é usado afinal não tem recompensa e o entretenimento hoje em dia é bem mais recompensador.
Outro ponto que acho legal é : redes sociais somente depois dos 16 anos de idade e com supervisão, não estou falando para não deixar ter contato com tecnologia, pelo contrário sou a favor, só não vejo com bons olhos a exposição sem supervisão até uma certa idade.