Jump to content

Victor Hugo Lima De Medeiros Macedo

Turma 42
  • Interações

    7
  • Entrou

  • Última visita

Sobre Victor Hugo Lima De Medeiros Macedo

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Victor Hugo Lima De Medeiros Macedo

Membro Ferro

Membro Ferro (2/12)

  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

16

Reputação

  1. Agregou sim, tenha certeza! O meu ponto era exatamente ter uma forma mais palpável de se chegar nesse número. Se refizermos a conta considerando o seguinte título e fazendo uma projeção pros próximos 4 anos (pq é até onde temos dados para brincar): Teremos então: 2025 -> 5.58% 2026 -> 4.4% 2027 -> 4.0% 2028 -> 3.75% Dessa forma, já usando a sugestão de cálculo do @Artur Barbosa, teríamos a seguinte taxa projetada: (0.0558 * 0.0440 * 0.0400 * 0.0375)^(1 / 4) = 0,043807103 -> 4.38% Dado que o título seria IPCA + 7.4%, teríamos então uma rentabilidade projetada pro título nesses 4 anos de 11.78%. Jogando na calculadora do investidor sardinha da mesma forma que antes: Dessa forma, pelo menos durante os 4 anos e considerando que o raciocínio está certo também, temos uma rentabilidade maior no pré-fixado. Eu entendo que por ser um título muito mais longo, é possível que lá na frente a brincadeira se inverta. Porém, nesse espaço de tempo de 4 anos, o pré-fixado a 15.6% ainda se mostra mais vantajoso. @Eddy Paulini meu ponto é: como chegar no número mágico de 16% de rentabilidade? Não quero o chato, desculpa se já estiver sendo (kkkk), oq eu to tentando buscar é um método que seja menos empírico na hora de escolher qual tipo de rentabilidade.
  2. Fiquei pensando aqui também. No seu exemplo, também está sendo calculado crescimento de forma linear. Somente dividindo. Por outro lado, poderíamos considerar também uma média geométrica. Nesse caso ficaria: (1.5726)^1/4 - 1 = 11.98% Bem próximo dos 12%. O que acha?
  3. Entendi seu ponto de calcular como se fossem juros compostos. Mas, pegando esse exemplo de um investimento de 4 anos, a taxa que vc tá colocando de 14.31% já é considerando os rendimentos ano a ano, certo? A calculadora do investidor sardinha já não faria isso? O que eu quero dizer é o seguinte. Considerando a média mesmo de 12%, quando usamos a calculadora do investidor sardinha ela já não colocaria faria essa consideração? Nesse sentido, caso utilizemos a taxa de 14.31%, não estaríamos inflando a rentabilidade ao usar a calculadora?
  4. Boa! Eu tentei acessar a uns dias atrás e foi só toco! Tropinha do TI do Banco Data fazendo hora extra no fim de semana. KKKKKKKKKKKKK
  5. Essa calculadora que você colocou no print é a de juros compostos. Usa a calculadora de comparação de investimento que acho que vai ser mais fácil de você ter esse valor aproximado. Essa aqui: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/
  6. Olá, pessoal. Tudo bem? Vou deixar aqui o racional que eu segui para tentar comparar dois títulos, um pré-fixado e outro atrelado a taxa SELIC. Poderiam me dizer se realmente faz sentido, ou se to viajando na maionese? Hoje temos a SELIC em 14.25%. Em tese, seria interessante investir nesse tipo de título, porém, como discutido nas aulas do módulo 3, muito provavelmente seria o momento de pegar um título pré-fixado e buscar uma rentabilidade bem maior no longo prazo, principalmente quando pensamos em um investimento de 4 anos. Mas, como eu posso comparar esses títulos pensando nesse cenário de longo prazo, sem ter certeza de quanto vai ser a taxa SELIC? Será que o tesouro SELIC vai render mais que um pré-fixado nesse período de 4 anos? Forma que encontrei de tentar ter um número mais palpável: Ir no boletim focus e pegar os valores anuais da SELIC para o espaço de tempo (nesse exemplo vou usar 2025-2028 (4 anos)); Pegar uma aplicação real com uma taxa pré-fixada; Calcular a média da taxa SELIC através dos dados retirados do boletim focus para o período; Usar a calculadora do investidor sardinha para comparar ambas as aplicações como se fossem 2 títulos pré-fixados. Primeiro vamos calcular a média da taxa SELIC usando a última edição do boletim focus (essa é de 21/03/2025): Dessa forma, temos: 2025 -> 15% 2026 -> 12.5% 2027 -> 10.5% 2028 -> 10% Calculando a média, temos uma SELIC média no período de: (15 + 12.5 + 10.5 + 10) / 4 = 12% Vamos comparar com o seguinte título que encontrei: Agora sabendo que temos uma rentabilidade média da SELIC de 12% no período e um título pré-fixado, podemos fazer o cálculo de rentabilidade na calculadora do investidor sardinha colocando ambos os títulos como pré-fixados, em pé de igualdade. Dessa forma, conseguimos perceber que o tesouro SELIC teria uma rentabilidade líquida de 10.2% a.a frente a 12.75% a.a do título pré-fixado. Pontos de atenção: O boletim focus já errou fortemente a projeção da SELIC, inclusive em um passado próximo; Estou supondo que a única fonte desses dados é o boletim focus, será que existem outras fontes? Será que podemos usar o mesmo racional para títulos atrelados ao IPCA? Fiquem a vontade para sugerir outras formas de fazer essa projeção ou ainda de falarem que não faz sentido algum. A ideia é estressar a solução a até chegar em uma forma bem próxima do que seria a realidade. Abração!!
×
×
  • Criar novo...