Jump to content

Bruno Alexandre Gadelha Galvão

Turma 42
  • Interações

    8
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Bruno Alexandre Gadelha Galvão

  1. Você matou a pau com maestria, esse é o ponto. Para quem é um exímio 'buy and hold', tem tempo de aprofundar na ação, investir na GGBR pode ser a melhor opção como sugeri acima. Afinal quem vende aço, lucra com aço e sofre mais com o ciclo do aço é ela! O contraponto é, GOAU não opera diretamente no aço, mas faz uma espécie de espelhamento da GGBR pois detém participação dela. Então você pode identificar um desconto comparando ambas, o conhecido desconto de holding. Esse é um ponto. Outro sao os dividendos, historicamente GOAU4 pagou mais que GGBR4. Em suma, GOAU pode ter o desconto de holding, pode pagar mais dividendos e talvez uma forma mais conservadora de se expor ao setor.
  2. Estava com essa mesma dúvida, mas lendos os comentários vou contribuir com meu pensamento. Pense em uma empresa nova que precisa crescer. No momento ela dá lucro, mas precisa reinvestir para aumentar operação. Então com isto em mente, saiba que o dividendo/jcp/rendimentos dos fundos são todos direcionados para crescer sua operação(carteira), apesar de, sim, fazer parte do seu aporte mensal, ele é a geração de recurso da 'empresa'. Ela por si só irá crescer, aliado aos aportes mensais de recurso próprio você estará investindo mais na operação, tornando o processo de crescimento dela mais rápido. Então na hora do aporte, faço minhas as palavras do amigo @Eduardo Kazuyuki Kumi Ao colocar no orçamento os rendimentos/dividendos você estará usufruindo do retorno dos investimentos. Há menos que você já vive de renda e viva apenas dessa quantia, não faz sentido pensar diferente.
  3. GGBR é a empresa de fato e que efetivamente produz o aço, atuando no segmento de siderurgia. GOAU é uma holding controladora das ações da GGBR. Quem visa diversificar carteira com ações de empresas de commodites em busca de dividendos, a GOAU4 pode ser uma boa opção, pois historicamente costuma pagar melhor (DY mais alto) até por ser uma holding tendo menos custos operacionais do que a GGBR que pode ter necessidade de reinvestir parte dos lucros. Então se a busca é por dividendos e uma exposição no segmento, GOAU4 pode ser uma opção, mas se você gosta do segmento sabe lidar com seus ciclos e quer estar mais exposto ao segmento, GGBR4. Lembrando, isso não é uma recomendação de compra. Cada um deve, primeiramente, assistir as aulas(rsrs) e 'segundamente' estudar a empresa, fazer seu juízo de valor e efetivamente decidir investir ou não.
  4. A discussão estava parada, mas como estava estudando abrir posição em Sanepar, vou agregar minha visão. Nesse momento: SAPR3 - 5,62 SAPR4 - 5,39 SAPR11 - 26,98 Só nesse ponto já temos uma grande diferença de aproximadamente 4% de desconto da PN para ON. Outro ponto é que as ações PN(Preferencial), como o nome já sugere, são ações que tem preferência no recebimento de dividendos. SAPR3 - DY 4,91% SAPR4 - DY 5,81% SAPR11 - DY 5,62% Ou seja, além de mais barato, percentualmente falando você tem um recebimento em relação ao capital investido maior. Se puxarmos o P/VP vemos que a SAPR4 está mais descontada: SAPR3 - P/VP 0,84 SAPR4 - P/VP 0,78 SAPR11 - P/VP 0,79 SAPR11 é composto por 1 ON e 4 PN, logo não tem porque colocar dinheiro a mais p/ levar essa SAPR3 de bobeira se você não interesse em ter participação no controle da empresa, dinheiro este que pode ser revertido em outra ação PN, pagando mais barato e com percentual maior. Se for abrir uma posição de 1000 ações da SAPR3 te custaria 5620,00 com esse mesmo orçamento você compraria 42,67 ações a mais de SAPR4. Outro quesito é a liquidez, volume de negociações, SAPR11 tem muito mais liquidez que SAPR4, mas há menos que você vá abrir uma posição milionária a liquidez de SAPR4 é suficiente para movimentar-se. Enfim, Decidi abrir a posição em SAPR4. Não é recomendação, cada um faça seu juízo de valor. rsrs
×
×
  • Criar novo...