Oi Eduardo. Sou da mesma turma que você e estou começando a aplicar esse princípio de contrafluxo. Estou tentando entender na prática como funciona (na hora de arriscar dinheiro, acho que eu consigo me dedicar mais a entender, rs).
Acho que Tesouro SELIC não serve pra fazer contrafluxo já que ele acompanha a taxa de juros. No momento estou com mais de 60% da carteira em Tesouro SELIC pois estou terminando o curso agora e vou montar posições aos poucos ao longo das próximas semanas/meses.
Entendo que o princípio do contrafluxo pode ser usado em vários ativos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, Tesouro, etc), sendo importante avaliar no momento do investimento, o cenário atual, ao que o ativo está atrelado, e o vencimento. Nesse momento, provavelmente estamos num pico da taxa de juros, com cenário de queda nos próximos anos. Seria interessante comprar ativos prefixados com juros altos e vencimentos no médio a longo prazo. Por outro lado, os ativos atrelados ao CDI podem ter um bom juros NOMINAL hoje, mas quando a SELIC cair, o retorno nominal também vai cair.