Olá a todos Muito se tem falado sobre o ato de reclamar. Na minha humilde opinião existe uma grande diferença entre, reclamar e queixar e penso que o Raúl se estará a referir às queixas e não às reclamações . Um queixume é algo totalmente desnecessário e inconsequente, normalmente acompanhado por uma emoção negativa. Já uma reclamação ou protesto pode ser algo muito válido e necessário. Se alguém cometeu um erro ou falha grave contra nós, podemos e devemos reclamar para que esse erro seja corrigido. Por exemplo, se, em um restaurante nos trazem uma sopa fria nao vamos pensar... "espera aí prometi ao Raúl não reclamar esta semana, logo, e apesar de detestar sopa fria não vou dizer nada e vou comer a sopa mesmo estando fria. Neste caso, o que seria uma queixa. " Como se atreve a trazer-me uma sopa fria" Uma reclamação válida, objetiva e não reativa ou emotiva. seria: "Penso que houve um lapso na cozinha, a sopa que me serviu está fria, agradeço que a leve de volta e me traga uma devidamente aquecida."