Jump to content

Severino Moacir Barbosa Mariz Filho

Ex-Aluno
  • Interações

    12
  • Entrou

  • Última visita

Conquistas de Severino Moacir Barbosa Mariz Filho

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Rápido no gatilho!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!

Badges recentes

0

Reputação

  1. Por definição, a inflação representa a perda do poder de compra de uma moeda. Um índice de inflação representa essa perda de poder de compra aplicada a uma cesta de produtos ou serviços. O Governo mede a inflação pelo IPCA, mas existem diversos outros índices aplicados a setores específico, como o INCC da construção civil e o IGPM da FGV.
  2. Muito bom arquivo. Deixou claro o significado do objetivo de cada FII. Valeu a pesquisa!!
  3. Alô. Resumindo: o FGC garante o dinheiro presente na instituição até o limite de 250.000. Ele não cobre eventuais prejuízos do aplicado. Quanto a questão da rentabilidade, vc vai definir como seu dinheiro será remunerado (Pre, possa ou misto) e vai assumir o risco de cada modalidade, nós termos de sua estratégia de investimento.
  4. Oi Vanessa. Antes de mais nada, procure conhecer um personagem criado por Benjamin Graham, chamado "Senhor Mercado". Foi a alegoria mais genial que já vi sobre os preços do mercado financeiro e ela vai lhe ensinar que o valor das coisas que vc tem NUNCA devem ter como régua de valor a opinião deste senhor maníaco-depressivo. Conheça o valor do que vc tem e ignore as opiniões do Sr. Mercado ( a menos que ele esteja eufórico e oferecendo um preço absurdamente alto...).
  5. Já li O Investidor Inteligente e, apesar do livro ser muito bom, é também muito denso e seus conceitos se aplicam ao mercado americano. Para os aficcionados em leitura eu recomendaria o "Faça Fortuna com Ações" do Decio Bazin (inspiração do Barsi) e o "Quanto Custa Ficar Rico" do Paulo Portinho. São livros um pouco antigos e muitos de seus conceitos não são mais aplicáveis, mas são escritos por atores da BOVESPA, portanto bem mais próximos de nossa realidade.
  6. " O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males ..." (Timóteo 6:10) A Bíblia está sempre certa: o mal é não compreender que o dinheiro é uma ferramenta e não um fim em si mesmo. O amor à liberdade que o dinheiro compra é boa mas a avareza de sua acumulação sem sentido no desumaniza.
  7. Estou em busca dessa solução também. Além dos problemas que vc mencionou (separação, herança e all) existe ainda a questão tributária. Quando os valores em carteira são pequenos, não tem problema, mas quando se tornam grandes, vai impactar no seu patrimônio declarado. Por enquanto ainda estamos usando a solução contas separadas.
  8. Eu não gosto de units. Prefiro as ON ou PN. A única vantagem das units é que habitualmente são mais líquidas, mas quanto a rentabilidade elas performance próximo as outras.
  9. Organizar a renda familiar é sempre um desafio é uma fonte infinita de conflitos. Nossa solução, que vem dando muito certo: criamos uma conta corrente da casa e todas as despesas da casa são pagas por essa conta. Essa conta é alimentada com um percentual do salário de cada um, percentual definido mensalmente pelas necessidades dos pagamentos. E o que resta na conta de cada um? Esse cada um gasta como quiser. Existe o meu dinheiro, o seu dinheiro e o nosso dinheiro. Cada um com seu propósito. Nunca mais tivemos problemas com a administração dos recursos da família.
  10. Acho interessante a forma de relatórios da Suno. Descrevem bem as empresas, o negócio é o racional de investimentos. É uma boa forma de treinar nossa capacidade de análise.
×
×
  • Criar novo...