Opa Flavião.
Isso é algo pessoal demais cara e muitos fatores devem ser levados em consideração.
Voce já tem a cidadania que é algo que abre um leque de 'mundo' pra voce muito grande, mas no Brasil mesmo, ainda tem muita coisa pra ser explorada, ainda mais em tecnologia, ainda temos muito espaço de crescimento para jovens disruptivos fazerem uns milhões. 😁
Não existe um manual exato a se seguir, creio que dependa mais das sua metas e escolhas do que o caminho estratégico correto. Creio que voce teria que se fazer uma unica pergunta.
1- Voce se imagina no futuro vivendo na Europa ou vivendo no Brasil?
Seja qual for a resposta voce precisa definir isso em busca de qual problema voce seria capaz de sanar, cada país tem suas próprias necessidades e problemas que carecem de solução.
Tu é jovem então da tempo de errar, só não pode ser muito, pra não jogar muito tempo fora hahahaha
Eu particularmente cai de paraquedas no tempo da pandemia em teste de produtos enquanto não podia sair de casa e acabei gostando e passei a viver só disso, vivendo no Brasil e trabalhando pra gringa (EUA).
O melhor dos dois mundos que me eram possiveis.
Mas sendo objetivo nas suas perguntas eu definiria o país que quero viver mas sem fechar as portas pro outro.
Se é possível ir pra fora, buscar uma qualidade de vida e ganhar dinheiro, sai voado hahahaha
Mas se ficar aqui, perto da familia e ainda ganhar la de fora, melhor dos mundos no meu ponto de vista, também da certo.
Mas questão do caminho acredito que o melhor seja voce definir qual area quer atuar e começar a experimentar na prática, essa area de crédito por exemplo, voce gosta? Se imagina fazendo ela nos próximos 30 anos?
Eu sempre tive problema com repetição de trabalho e ter que fazer a mesma coisa direto (trabalhava na Bayer fazendo herbicidas), por isso me achei no teste de produtos voltados pra tecnologia, literalmente tem novidades todos os dias e eu mantenho minha mente sempre funcionando.
Outra coisa é questão de estudos, estude e não pare, e não digo só literalmente o tradicional de ler um livro sobre um tema ou fazer um cursinho, digo sobre conhecer pessoas, aprender a se relacionar bem, ler umas besteiras, ter conteúdo pra falar asneiras também ajuda, as vezes hahaha fiz muitas amizades no trabalho atual falando sobre futebol americano e nunca assisti uma unica partida hahahaha
Mas como voce é jovem, o principal é não ficar parado e experimentar o máximo possível que der de tudo um pouco.
Creio que o melhor caminho vai ser aquele que voce se sinta mais mais confortável no longo prazo, mas as vezes a gente faz umas coisas desconfortaveis se o dinheiro for bom o suficiente também hahaha. 🕺
Espero que pelo menos ti der uma ajudada. Boa sorte ai e volte um dia pra nos contar quando bater os milhoes hahahaha