Olá Sardinhas,
Meu nome é Jesus Neto, sou da turma 40.
Tenho uma dúvida que certamente será trivial demais para os mais entendidos. Mesmo assim até Jesus precisa de ajuda com as finanças no Brasil.
Já assisti duas vezes da aula 01 à 07 do módulo 3, e jamais teria a ousadia de me meter a Jacó na live e perguntar isso ao vivo para o Raul, kkkkkkk. NÃO, não sou sensível é só porque é mais divertido assistir a cara de caos que ele faz quando precisa repetidamente frisar as regras de moderação na live..
Vou fazer algumas afirmações do que eu acredito que aprendi e no final tenho a dúvida.
- TESOURO SELIC +ou- X,Y% = rentabilizado em 100% da SELIC do período (+ágil ou deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado)
- TESOURO PRÉ-FIXADO = rentabilizado por uma taxa pré-fixada no ato da contratação. exemplo 14% ou 15,5%. Taxa essa que quando é alterada muda o valor do seu título gerando o efeito gangorra inversamente proporcional entre índice de rentabilidade e valor do título, descrito pelo Raul no quadro negro.
- TESOURO IPCA+ Z,W% = rentabilizado pelo IPCA (inflação) do período + uma TAXA FIXA no ato da contratação. Essa TAXA FIXA varia, de um dia para o outro, ou seja ela estará minimamente maior ou menor, novamente dependendo da dificuldade que o governo tem de pegar seu dinheiro emprestado.
* REGRAS DO JOGO aqui já tenha alguma coisa que não estou bem certo se entendi direito.
- Todos os títulos oferecidos derivados desses 3 tipos tem rentabilidade diária, podendo ser resgatado sempre que o mercado estiver aberto, guardadas as taxas e IR que incidem.
-IOF = Imposto regressivo de 0 até 30 dias após a contratação do título, que incide somente sobre o rendimento / lucro. Após 30 dias da carência estamos livres. Incide sobre todos os tipos de tesouro.
- IMPOSTO DE RENDA= regressivo, após 721 dias o mínimo é 15% somente sobre o lucro. Incide sobre todos os tipos de tesouro.
- MARCAÇÃO A MERCADO "IRRISÓRIA" = Foi o nome que dei para o aumento ou redução do preço do título devido ao (+ágil ou -deságio = variação diária que depende da facilidade ou dificuldade que o governo tem de pegar o seu dinheiro emprestado). Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.
- MARCAÇÃO A MERCADO "DO ÍNDICE" = Foi o nome que dei para diferenciar da anterior. O índice (SELIC, IPCA ou a TX PRÉFIXADA) subiu, se lascou o preço do seu título caiu e esquece, por enquanto, o resgate antecipado. Pelo que entendi esse fenômeno acontece nos três tipos de títulos.
***PERGUNTA***
INVESTI 30MIL DA MINHA RESERVA DE EMERGÊNCIA NO TES.SELIC NO DIA SEGUINTE APÓS A ÚLTIMA REUNIÃO DO COPOM. DAQUI 3 DIAS É A PRÓXIMA REUNIÃO E A POSSIBILIDADE É DE QUE O AUMENTO DA SELIC SERÁ DE +1,5%. JÁ ME LIVREI DO IOF, OK. SE APÓS ESSA DECISÃO EU FIZER O RESGATE ANTECIPADO, MEU RESGATE SERÁ MENOR DO QUE O CONTRATADO???