Boa noite, senhores(as).
Na verdade a dúvida é para ajudar meus pais...
Só para dar um contexto, eles são autônomos e cada um possui um MEI, fazem os recolhimentos de impostos por lá, etc. Como é um comércio informal (feirantes), recebem muitos pagamentos em dinheiro.
Ontem vieram que falar que possuem uma quantia considerável em espécie que guardaram por anos e queriam utilizar, mas estão com receio de depositar no banco porque, ao que parece, nunca foi declarado em lugar nenhum.
Sugeri de irem colocando nos valores recebidos como MEI aos poucos, mas pelo que vi já ultrapassam do MEI (inclusive já tiveram que pagar um bom valor ao Fisco numa ação judicial há alguns anos).
Então minha dúvida é: Como eles poderiam regularizar esses valores? Para colocar como renda do comércio ao que me parece teriam que mudar de MEI para ME porque já ultrapassou o limite anual... Teria alguma outra forma e, se sim, quais impostos eles teriam que recolher?
Também pensei em utilizar o valor em espécie para pagar os fornecedores e deixar o que recebem no cartão de crédito para utilizar, mas não sei se isso afetaria algo no cálculo do limite do MEI... Esse limite é calculado da receita ou do lucro?
Obrigado desde já!