📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 2 respostas
- 148 visualizações
Boa tarde, pessoal. Alguém sabe me dizer como funciona o cálculo da alíquota do IR para fundos de investimento na seguinte situação: 1) A cobrança automática do IR, que ocorreu em novembro/24, aconteceu dentro dos primeiros 180 dias 2) Saque em janeiro de 2025 (já numa data que corresponde a mais de 180 dias desde o último aporte) No caso, a alíquota a ser paga no momento do saque será de 20% (> 180 dias) do lucro total (desde o primeiro aporte) ou do lucro que ocorreu a partir da cobrança automática ocorrida em novembro?
Última resposta por Wilian Sant Ana, -
-
- 6 respostas
- 148 visualizações
Bom dia Dúvida simples meus caros. Quero analisar alguns dados de determinadas empresas, CMIG3, por exemplo. Já encontrei alguns dados mas receio que possam estar errados. Então não custa perguntar. Como posso obter os dados históricos das cotações, máximo, mínimo, volume negociado, entre Jan/ 2023 e Dez/ 2024? Como posso obter os indicadores fundamentalista e os dados do último balanço em relação a uma determinada data, por exemplo, março/ 2023? Os dados do balanço eu sei como achar, mas existe alguma fonte na qual já obtenho eles igual o site fundamentus.com.br apresenta já resumido? Obrigado
Última resposta por Marcelo F C Pinto, -
-
- 0 respostas
- 148 visualizações
Como o @Raul falou na live... sobre a falta de relação entre boicotes e preços... 15:30h - Ações do Carrefour (CRFB3) hoje: +7.3%
Última resposta por Vitor Aguiar E Silva, -
- 2 respostas
- 147 visualizações
Olá pessoal, Estou um pouco dividido sobre o viés de análise dos dois autores e gostaria de ouvir mais opiniões, talvez mostre pontos de vista que não considerei. - Basicamente, qual você prefere e por quê? Nos últimos anos, antes de entrar na AUVP, sempre fui 100% value invest, focado apenas nos múltiplos e balanço; acredito que por ser mais quantitativo, sinto maior sensação de controle e fundamentação. Como nas aulas somos convidados a pensar sobre o método Fisher e buy and hold, acabei questionando meus próprios métodos antigos. Para ser mais claro, um exemplo é minha posição em Bradesco, que negociava em múltiplos melhores quando inicie…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 147 visualizações
Boa tarde, Temos algum aplicativo, que podemos calcular o preço médio dos fundos imobiliários, para fins de ajuste de pagar ou não DARF? Pelo que eu entendi, não tem um prazo máximo, para se fazer vaker este ajuste, certo. Supomos que vendi hj cotas com prejuizo, e daqui a 5 anos, tiver vendido com lucro, posso ainda usar o prejuizo como abatimento? Outra dúvida, este acerto vale apenas para um mesmo fundo, ou serve para qualquer fundo imobiliario? Grata
Última resposta por Paula Regina Melki Chaves, -
- 1 resposta
- 147 visualizações
Tem algumas empresas que sei que estão na bolsa, mas não as encontro nos sites indicados pelo Raul (investidor10, fundamentus, fundamentei), a exemplo de ações da empresa AFYA, CENTAURO, DECATHON... Por não estarem nesses sites, já posso imaginar que não são confiáveis? Até a nomenclatura de algumas delas na bolsa é diferente do que Raul ensinou na aula (4 letras e 1 número)...a AFYA por exemplo encontrei com essa nomenclatura A2FY34 no google - o que significa uma nomenclatura assim?
- 5 respostas
- 147 visualizações
Bom dia. Até ano passado eu ia preenchendo do GCAP conforme vendia minhas ações no exterior, e pagando o DARF mês e mês. Mas isso mudou para a declaração de 2025, que diz que "os rendimentos auferidos a partir de 2024 serão tributados anualmente, ou seja, a partir da Declaração de Ajusta Anual (DAA) de 2025 todos os rendimentos apurados durante o ano (de aplicações financeiras e de lucros/dividendos de entidades controladas) passarão a ser somados e inseridos em ficha própria de renda do capital aplicado no exterior." (a partir de 1º de janeiro de 2024, a tributação da renda auferida por pessoas físicas residentes no País em aplicações financeiras no exterior d…
Última resposta por Erick F, -
- 3 respostas
- 147 visualizações
Pessoal ajuda ai os mais experientes, comecei uma carteira de FII antes de entrar AUVP, depois que entrei tirei muitas duvidas com as aulas e aprendi coisas novas. Porem sempre estou na duvida quando a quantidade de fundos devo ter na carteira. Sempre que paro para pesquisa acho um fundo melhor ou que esta igual a um outro e acabo querendo colocar na carteira. Tem um numero máximo que devo ter ou um numero mínimo e ativos na carteira ou não tem nada a ver. Outra situação que no inicio comprei fundo ruim e com as quedas do valor de cotas perdi valor nele, não comprai mais nada deles mas estou na duvida de vendo mesmo perdendo valor para colocar em outros ativos ou dei…
Última resposta por Marco José Pereira, -
- 2 respostas
- 147 visualizações
Vocês também receberam o e-mail sobre a intercorrência sistêmica?
Última resposta por Andre Aparecido De Souza, -
- 1 resposta
- 146 visualizações
Ola pessoal, boa noite. Recebi um e-mail com uma convocação para preenchimento de formulário Informação sobre o custo médio para a amortização do FG/AGRO FUNDO DE INVESTIMENTO NAS CADEIAS PRODUTIVAS AGROINDUSTRIAIS - FIAGRO-IMOBILIÁRIO (FGAA11) É normal esse tipo de tratativa? No formulário eles estão pedindo pra eu colocar o custo médio ponderado. Isso, por um acaso é o meu preço médio? Fiquei bem confusa com essa solicitação, me pegou de calça curta.
Última resposta por Anderson Dos Santos, -
- 2 respostas
- 146 visualizações
Bom dia! Quando vamos escolher uma empresa para investir devemos levar em conta os seus controladores e executivos. Tenho buscado essas informações nos sites da própria empresa e no LinkedIn O problema é que, nestas fontes, as informações são apresentadas de forma enviesada. O intuito claramente é fazer marketing de si mesmo. Dessa forma, avalio histórico, carreira, reputação e tempo na empresa. Quais estratégias vocês usam para fazer essa análise?
Última resposta por Irina Correa Rocha, -
- 4 respostas
- 146 visualizações
Bom dia. Como eu sei se um ETF especifico eu posso comprar fracionado? Ex: o ETF custa 600 dolares, mas eu só tenho 100 para comprar. Igual é possivel fazer com as ações. Eu sei que alguns da certo, pois já tenho na carteira. Mas ontem tentei comprar o IJR e o LQD e não comprou fracionado.
Última resposta por Édipo Augustinho Caneppele, -
- 1 resposta
- 146 visualizações
Vivendo e aprendendo, foi o dilema que carreguei do módulo de Renda Fixa (onde já tinha grande familiaridade com os ativos e como comprar), todavia, ao entrar no módulo de Renda Variável, comecei a ter bastante dificuldades (principalmente com os indicadores fundamentalistas, até mesmo por não saber diferenciar algumas coisas necessárias - por isso, vou assistir a parte 3 da aula de análise fundamentalista outra vez e fazer anotações mais precisas). Porém, a questão não é essa. Há um tempão, eu fui na "onda" de um amigo e comprei KNCR11, VIUR11, PATL11 e RBRR11 e deixei no meu portfólio (que não é grande, tenho apenas R$65k - onde 8,5k vou precisar tirar em maio para…
- 2 respostas
- 146 visualizações
Olá! Gostaria de tirar algumas dúvidas bem primárias sobre ETF, mas que não ficaram claras para mim na aula. *As dúvidas são específicas para ETFs brasileiros, que são uma cesta de ações da B3.* 1) Suponho que liquidez não seja um assunto para ETFs. Para comprar um ETF, eu não precisaria depender da disponibilidade de alguém desejar vender um ETF, tal como é nos FIIS. 2) Ou seja, o "PVP" do ETF seria sempre 1. O valor do ETF seria sempre o rateio ponderado dos valores das ações que compõem o ETF. 3) Ao comprar e vender ETFs, seria como se novas cotas fosse criadas ou destruídas. Pois se o número de cotas fosse fixo, haveria o 'preço' de mercado tal com…
Última resposta por Daniel Felix Ferber, -
- 4 respostas
- 145 visualizações
A partir de qual valor de aporte começa a ser viável a abertura na Interactive Brokers? Fiz minha analise aqui pensando nos ETFs irlandeses e espero que meu estudo ajude alguém. Preciso diversificar internacionalmente e, para isso, queria aproveitar o beneficio fiscal irlandês. Estou analisando o plano IBKR pro fixed pricing, pois é a opção mais econômica para pequenos investidores e residentes brasileiros. Começando pelo mercado americano. O valor mínimo por ordem é de $1,00. E eu penso que 1% é o máximo que eu estaria disposto a pagar de taxa de corretagem. Sendo assim, minhas ordens teriam que ser de no min $100,00 ou uns R$600,00 para …
Última resposta por Victor Hugo da Franca Arantes,