❓ Precisa de ajuda?
Você está com alguma dúvida em relação a alguma aula? Ou em algum investimento específico? É só compartilhar aqui, nossos alunos mais experientes e moderadores podem te ajudar a resolver esse problema.
Fique tranquilo :), todos os tópicos serão respondidos!
Explore Questions
Não existem perguntas populares para mostrar no momento.
There are no new questions to show right now
2862 perguntas nesse forum
-
Orçamento doméstico
Olá pessoal, tudo bem? Estou preenchendo minha planilha de orçamento doméstico e fiquei com algumas dúvidas. A primeira é em relação aos gastos com cartão de crédito. Vi na aula o Raul falar pra lançarmos por despesa e não por valor geral. Mas minha dúvida é se lanço os gastos a medida que vou fazendo (os gastos que tive na semana por exemplo) ou os gastos do cartão que vence no mês. Afinal, os gatos de um mês só serao pagos no proximo vencimento, ou seja, no mês seguinte. Enfim, acho que é uma dúvida se lanço no regime de competência ou de caixa. Além disso pago a maioria das minhas despesas no cartão. Fica um pouco dificil as vezes separas as categorias. Por e…
0 votos10 respostas -
Orçamento doméstico
Boa noite pessoal! Estou fazendo o módulo 2 e na parte de orçamento doméstico queria a ajuda de vocês sobre a melhor forma de me organizar. Sou casada e os meus ganhos são fixos (sou servidora pública e tbm tenho um emprego clt). Já o do meu esposo são variáveis… Na verdade temos uma empresa de controle de pragas e somos ”ladroes” da nossa empresa. Pagamos as contas da empresa e usamos sempre o restante no nosso orçamento doméstico. Sei que precisamos organizar isso urgentemente, até então não tínhamos nenhuma educação financeira, e por esse mesmo motivo estou aqui. Minha dúvida é, como Raul recomendou que colocássemos a renda e os gastos da família tod…
0 votos5 respostas -
Orçamento doméstico
Fala galera, Beleza? Eu estava fzd o uso da ferramenta após o a aula que a apresentou, então teve alguns gastos que me trouxe duvidas de como classificar, queria saber como vcs classificam esses gastos tbm, que seriam: Farmacia, Mercado, Veterinario e Mecânico.
0 votos2 respostas -
Orçamento Doméstico
Olá pessoal. Acabei de assistir a aula sobre orçamento doméstico e me surgiu algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico muito grata 🙂 Atualmente moro em Portugal, então todas as minhas receitas e despesas são em Euros, tem como eu mudar a moeda na ferramenta, ou simplesmente assumo que 1000 euros correspondem a 1000 reais e uso a ferramenta normalmente ? Outra dúvida é que, eu trabalho com um salario fixo+comissionamento e meu marido é uber e fotografo e faz muitos trabalhos freelancer durante o mês, então no começo do mês nós não sabemos exatamente quanto que vamos receber (sabemos o mínimo de quanto vamos receber, mas depois somam os extras) N…
0 votos2 respostas -
Orçamento doméstico
Pessoal, boa noite! Dúvida besta, mas ainda assim uma dúvida que tem me travado um pouco. Quando fazia meu orçamento doméstico no passado eu tinha várias categorias. Aqui aprendi a simplificar, o que ajuda bastante. Mas estou com dúvidas na hora de lançar alguns gastos. Alimentação, farmácia, gasolina, consultas médicas, presentes para terceiros, atividades físicas (acad, lutas, etc). Como vcs categorizariam, baseado no que a gente aprende aqui e nas categorias da ferramenta auvp? (custos fixos, conforto, prazeres, metas, liberdade financeira, conhecimento) Obrigado!
0 votos2 respostas -
Orçamento domestico
Boa noite! Estou começando a preencher meu orçamento domestico e gerou uma dúvida. Os gastos que tenho com cartão de crédito, devo colocar as despesas no mês da compra ou no mês de pagamento da fatura? Ex: Comprei o curso no mês de junho, aloco no setor de conhecimento no orçamento de junho ou em julho quando pago a fatura? Grande abraço!
0 votos1 resposta -
Orçamento doméstico
Estou levemente preocupado com meu orçamento doméstico 😬, tive muitos gastos não recorrentes no mês mas ainda sim aceito sugestões de como mudar isso aí kkkkkk
0 votos9 respostas -
Orçamento domestico
fiquei com uma duvida no orçamento domestico, aonde posso lançar minhas despesas com saúde EX: farmácia, médico
0 votos1 resposta -
Orçamento Doméstico
Boa noite galera, acabei de finalizar a aula 2 do módulo 2. Na hora de classificar meus gastos, estou tendo uma certa dificuldade... Atualmente moro com meus pais, e não tenho custo de aluguel, água luz etc. Meus maiores gastos estão concentrados com meu carro, que uso para ir ao trabalho pois é bem longe de casa. Esse custo deveria ser classificado como fixo ou conforto? Outra coisa que não consegui distinguir muito bem é a diferença entre conforto e prazeres.
0 votos5 respostas -
Orçamento domestico
Olá pessoal, estou na primeira aula do módulo 2, sobre orçamento doméstico. Estou na dúvida onde colocar alguns tipos de gastos como: gastos com farmácia: os comuns (sabonete, shampoo…) e remédios (que eu não compro todo mês, se não entraria em custo fixo) gastos excepcionais como por exemplo: estoura um cano em casa e tenho q consertar. Em que categoria entraria? gasto com uma roupa nova que preciso para trabalhar. Outra pergunta sobre essa aula: na minha família nosso custo fixo está em 60%. Só o aluguel já representa mais de 30%. Analisando nosso padrão de vida, gastamos um alto valor em aluguel porque somos mais caseiros, então faz sentido …
0 votos2 respostas -
Orçamento doméstico
Gostaria de uns comentários para me ajudar a lidar melhor com o meu cenário. De acordo com o pre-set do Orçamento doméstico, os custos fixos deveriam representar 30% da renda. Atualmente eu ganho uma média de R$11k e sou autônomo, preciso de um quarto extra (escritório) por conta da empresa e tenho uma filha pequena. Isso faz com que eu precise de um imóvel de 3 quartos. Aqui no Rio de Janeiro Capital, não é possível achar um apartamento 3 quartos EM UM LOCAL SEGURO por menos de R$3k. Próximo a comunidades sim, mas em locais seguros não. Eu consegui negociar um e pago um total de R$2800 (condomínio + aluguel). O plano de saúde da minha filha, esposa e meu dá R$14…
0 votos8 respostas -
Orçamento doméstico - dúvida na ferramenta.
Olá, moderadores! Grande parte dos meus custos fixos são atrelados ao cartão de crédito, em média o gasto é de R$1.200,00. Consigo arcar sem maiores problemas, alguns meses a fatura fica entre R$1.600,00 e R$2.100,00 (quando caio no 'erro' de parcelar certas coisas de uso comum aqui em casa, como por exemplo o concerto da máquina de lavar e uma pequena reforma), faço pois me impactam diretamente e meu irmão até paga, às vezes atrasa, mas sempre paga. Entretanto, com a minha mãe é diferente, sempre acabo pagando sozinha a parte dela. Acontece, né? Afinal, moro na casa dela. O restante das consta aqui de casa, que são boletos como os de água, internet e luz é divi…
0 votos1 resposta -
Orçamento Doméstico - Gastos com Nutricionista
Bom dia! Eu faço acompanhamento nutricional a um bom tempo e sempre categorizei esses pagamentos como gastos com saúde na minha planilha, mas fiquei com duvida onde que isso se enquadraria na planilha financeira disponibilizada aqui no curso no modulo 2 que estou fazendo agora. A minha lógica é de que, se eu gastar um valor agora que sou jovem cuidando da minha saúde desde cedo (o que envolve alimentação correta e exercicios), quando eu envelhecer isso muito provavelmente se reflita em melhor qualidade de vida logo menos gastos com remédios. Mas como voces considerariam este gasto?
0 votos1 resposta -
ORÇAMENTO DOMESTICO - SALARIO
BOM DIA TRABALHO EM UMA EMPRESA ONDE JA VEM DESCONTADO EM MEU HOLERITE ALGUNS GASTOS COMO PLANO DE SAÚDE, COMBUSTÍVEL ENTRE OUTROS. DEVO COLOCAR NO ORÇAMENTO DOMESTICO MEU SALARIO BRUTO E ALOCAR ESTES DESCONTOS EM CATEGORIAS OU POSSO COLOCAR O VALOR LIQUIDO E PREENCHER COM O RESTO DAS DESPESAS DO MÊS?
0 votos2 respostas -
Orçamento Domestico - Supermercado
Boa noite. Iniciei o segundo modulo e no preenchimento do orçamento domestico fiquei com duvida de onde lançar os gastos semanais/mensais que tenho com supermercados. Exemplo: todos os domingos preciso necessariamente fazer compras, seja mistura para semana, lanche da semana das crianças para escola, produtos de limpeza, etc. Este gasto no mercado, devo lançar em parte do orçamento? Não é custo fixo, não é necessariamente, conforto ou prazeres... Obrigado.
0 votos1 resposta