💬 Comunidade AUVP
-
- 17 respostas
- 526 visualizações
O que vocês gostam de fazer no momento de lazer? Quais seus prazeres?
Última resposta por Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, -
- 11 respostas
- 1.7k visualizações
Boa noite galera, estava refletindo enquanto lia Pai rico pai pobre sobre a situação do brasileiro, que não tem mínimo ou até mesmo nenhum contato com educação financeira. Por exemplo, as pessoas são instruidas que o melhor investimento é a casa própria, um passivo e que deve-se guardar dinheiro na POUPANÇA ou debaixo do colchão. Como vocês veem essa situação e acreditam que no futuro essa realidade pode mudar?
Última resposta por Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias, -
-
- 18 respostas
- 899 visualizações
Acabamos de atualizar o curso com um novo recurso que é o sistema de níveis. Esse recurso vai ser utilizado para premiar membros mais participativos e recompensa-los. Concluir aulas do curso, gera XP, se você já assistiu o Módulo 1 e 2, pode ser uma boa "clicar e reclicar" na conclusão e fazer a prova novamente, isso vai te dar os pontos. Qualquer problema com esse sistema, podem entrar em contato com a AJUDA no canto inferior direito do site. Criar tópicos, responder e ajudar outros membros, assistir aulas, criar entradas no dicionário e qualquer outra ajuda, GERA pontos! :)
Última resposta por Flavio Prado, -
-
-
- 7 respostas
- 649 visualizações
conforme vou acompanhando minha carteira percebi que em setembro o Tesouro Selic teve desvalorização, a primeira desde 2002, ao que parece. Segundo o Tesouro, mesmo o Selic pode variar e mesmo atípico, isso pode acontecer. Entendo que no final o valor vai ser o contratado, mas quem usa só TD Selic como reserva de emergência, pode tomar um susto, se precisar por esses dias.
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
-
- 14 respostas
- 550 visualizações
Boa noite a todos! Criei esse tópico pra gerar um debate em geral sobre os novos paradigmas propostos pelo PIX e Open Banking nas instituições financeiras, então, estejam a vontade para comentar sobre. Dito isso, explico que a dúvida que me motivou a criar esse tópico, foram os stories do instagram do Raul de hoje. Ele falou que o PIX iria funcionar sem custos e que, a partir de então, as receitas das instituições financeiras seriam afetadas e que vantagens competitivas do Nubank e Inter, que não cobram por TEDs, deixariam de existir. Gostaria de saber onde tem essa informação de que o PIX funcionará sem custos, inclusive para os "Bancões"? Encontrei essa informação em…
Última resposta por Flavio Prado, -
-
-
- 16 respostas
- 745 visualizações
Fiz um mapa mental com o conteúdo do módulo 1 e decidi compartilhar com vocês, espero que gostem e que seja útil para alguém.
Última resposta por Fernando Luz, -
-
-
- 7 respostas
- 1.3k visualizações
Raul, Como será a análise de carteira? Será uma abordagem pratica onde participantes X, Y Z enviam suas carteiras para serem analisadas ou será uma live onde teremos uma idéia em geral de como analisar a nossa carteira de investimentos?
Última resposta por João Pedro Fornereto Soldan, -
-
- 11 respostas
- 788 visualizações
O Raul fala sobre escrever as metas de curto e longo prazo, poderia considerar metas de curto prazo até 5 anos e longo prazo após isso? Qual foi o entendimento dos demais?
Última resposta por Antonio De Matos Teixeira Neto, -
-
- 8 respostas
- 1.8k visualizações
Desde criança sou uma ávida leitora, do tipo que vira a madrugada em claro para terminar um livro. Com a faculdade de Direito acabei mergulhando nos títulos de aperfeiçoamento e tento buscar o equilíbrio entre o "prazer e o dever" literários. Finalizados os dois primeiros módulos do curso vou aproveitar a dica do Raul, adaptando-a para minha rotina: adicionar 20 páginas de livros técnicos sobre investimentos todas as noites. Vou começar por esse que estava na minha lista. Vocês podem me indicar outros títulos práticos que podem ajudar a expandir minha visão e melhorar meu entendimento? Digo técnicos, porque afinal, já dizia o Raul: "autoajuda é o caralho". ?
-
-
- 7 respostas
- 842 visualizações
Com essa taxa de juros tão baixa, ainda existe espaço para marcação a mercado?
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
-
- 2 respostas
- 599 visualizações
Estou criando a planilha Ativos x passivos e estou na dúvida sobre como colocar meus investimentos feitos no exterior, pela Avenue. Não sei qual o valor do dólar considerar, da corretora, o dólar comercial?
-
-
- 10 respostas
- 2k visualizações
Boa noite pessoal, que tal compartilharmos os nossos métodos de estudo. Por exemplo, estou assistindo os vídeos aqui do curso com um caderno na mão e anotando tudo, depois de tudo pretendo transformar as anotações em um mapa mental, pois acredito que quanto mais visual é o estudo, melhor o aprendizado. E vocês, como lidam com isso?
Última resposta por Fernando Luz, -
-
-
- 3 respostas
- 392 visualizações
Caso eu decida que 20\% de tudo que eu receba vá para os investimentos, e comece a receber um cartão alimentação que pode ser retirado de mim a qualquer momento. Eu uso esse cartão apenas para a parte de alimentação na planilha ou considero como salário e ele entra também na porcentagem total na alocação dos gastos na planilha, enquanto ele durar?
-
-
- 8 respostas
- 5k visualizações
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Quando vou lançar o salário na planilha do módulo 2 - Organizando sua vida financeira, na aula 03 - Organizando os gastos e definir as porcentagens que vou alocar em cada setor (conforto, gastos fixos, liberdade financeira...), faz sentido utilizar o salário bruto ou o salário liquido descontado os impostos (IRPF E INSS)? Como vocês fizeram? Estou perguntando isso, porque além do desconto em folha, eu ainda pago imposto (IRPF) após a declaração anual, então eu coloquei esse valor no item imposto.
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
-
-
- 4 respostas
- 486 visualizações
Pessoal, As quebras de linha voltaram