💬 Comunidade AUVP
-
- 4 respostas
- 258 visualizações
Pessoal, conclui o modulo 4 e já mexi bastante no meu diagrama na área de Fiis e Ações nacionais. Eu já tinha uma carteira antes de entrar no curso que eu aplicava vez ou outra. Agora com o curso vejo que quero dar uma remodelada nela, retirar alguns ativos bomba e colocar outros que acredito estarem no meu perfil. Quero opiniões sobre essa carteira: Fiis: HGLG11, MALL11, BTLG11, GGRC11, VILG11, KNRI11, VISC11, TRXF11, XPML11, ALZR11 (sim, só Fii de tijolo, só coisa boa e segura, com bons imóveis e bem localizados) Ações: SAPR4, EGIE3, AGRO3 (quis colocar algo um pouco mais arriscado porém do Agro, que é um setor que cresce muito no Brasil, além da empres…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 436 visualizações
Março do ano passado eu fiquei sabendo que eu era elegível em um airdrop de STRK (Starknet). O motivo? Eu tinha algumas contribuições em um projeto de código aberto do GitHub, um dos maiores. Consegui resgatar sem problemas. Na época era coisa de 1900 STRK, o que na época rendeu cerca de 0.0625BTC. Eu tinha feito o resgate do airdrop no Braavos, que é uma das carteiras conhecidas de Starknet, e consegui transferir pra Kraken e lá troquei por BTC o quanto antes pq sabia que ia emitir mais STRK e o preço ia cair e eu não ia cometer esse erro de novo. Já tinha recebido um airdrop bem menor de XLM (Stellar) do Keybase a uns anos atrás mas era um valor bem menor. Nessa ti…
Última resposta por Marcelo Dos Santos, -
- 2 respostas
- 105 visualizações
Boa tarde pessoal, me chamo Vinícius e vamos ao tema do momento.... Até o ano passado eu pagava um contador para declarar meu IR e esse ano eu mesmo que vou fazer. Descobri que ano passado ele lançou as ações e FIIs com o preço de fechamento e não o preço médio e os CNPJs ele usou o da instuituição de investimento e não o de cada ativo. São poucos ativos (6 ações e 6 Fiis), comecei a investir em 2023. Eu baixei o programa do IR 2024 para efetuar retificação com os dados corretos, mas quando eu tento enviar, fala que existe imposto a pagar porém eu já efetuei o pagamento ano passado normalmente após o envio da declaração e o valor não mudou em nada. …
Última resposta por Daniel Van der Veen Santos, -
- 3 respostas
- 196 visualizações
Tenho o fundo imobiliário HGRU11. Esse fundo era administrado pera Credit Suisse Hedging-Griffo e teve a mudança para a Genial. Recebi dois informes de rendimento, mas o CNPJ é o mesmo, só muda a administradora. É melhor eu fazer um lançamento com a soma dos valores na declaração do IR ou fazer as duas com o mesmo CNPJ?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 8 respostas
- 251 visualizações
Boa noite, pessoal. Eu estava lendo a pouco a postagem de uma colega feita no último dia 04 de abril, sobre reserva de emergência no banco roxo, mas preferi criar um novo tópico, a fim de não poluir o dela com minhas dúvidas. Alguns bancos digitais oferecem contas remuneradas com liquidez imediata e rentabilidade ora de 105%, ora de 110% do CDI. Tendo em vista que grande parte desses bancos tem cobertura do FGC, com meu pouco entendimento, não entendo a recomendação e deixar algum valor de reserva de oportunidade no Tesouro Selic, pois se deixarmos nesses bancos a rentabilidade será maior, já que o IR será pelo tempo de permanência do montante investido tanto no TS, c…
- 3 respostas
- 388 visualizações
Tenho alguns CDB's que comprei pela plataforma da AUVP na época que era Orama. Agora, depois da migração eles estão no BTG. Na descrição de 2023 está como Orama, minha dúvida e se deixo zerada 2024 e crio outra linha para declar no BTG ou se mantenho na mesma linha e só edito o texto, mantendo o nome da Orama e acrescentando transferencia de custódia para BTG. Na verdade eu não sei se esse processo de migração foi transferência de custódia, ou se foi algum outro processo de incorporação da Orama pelo BTG. Acretido que tenha muitos nessa situação por aqui, alguém pode me ajudar, por gentileza.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 13 respostas
- 297 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui, estou no módulo 3 (fala sobre renda fixa) e tenho uma dúvida. Conforme mencionado em aulas, mais especificamente tesouro direto, selic, IPCA+, CDB, LCI, CRI.... ouvi em um vídeo (não me lembro se foi em aula ou no youtube) o Raul mencionando esse tipo de investimento para quem tem uma meta e deseja aportar mensalmente. Em resumo, nesse momento, coloquei como meta acumular o valor anual de 2 contas mensais (terapia e crossfit = R$490) para receber desconto. No ano anterior, eu já realizei o pagamento anual, o qual é válido até outubro e agora estou acumulando para esse próximo ano. Entendendo meu contexto, eu gosta…
Última resposta por Eduardo Tadashi Mori, -
- 7 respostas
- 341 visualizações
estou tentando declarar minhas vendas através do GCAP, porem surgiu uma duvida, na aba adquirente eu devo colocar o cnpj de quem? da corretora que eu fiz a venda?
Última resposta por Vinicius Costa De Abreu, -
- 7 respostas
- 248 visualizações
Boa noite pessoal. 1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor. 2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas …
Última resposta por Pedro Henrique Margreiter, -
- 18 respostas
- 496 visualizações
Assisti todo o curso da AUVP mas ainda me sobrou uma dúvida. Tenho investimentos em fundos de investimento que mantém constantemente em 110% do CDI, e posso resgatar com d+30 No curso, o Raul diz que fundos de investimentos nunca valem a pena, mas se eu buscar por LCA/LCI com liquidez diária encontro apenas com 84% do CDI. Quando busco por liquidez com carência, encontro geralmente a carência é de 1 ano com 90% do CDI, mas após 1 ano o fundo com 110% do CDI passa a render mais que o LCI de 90% do CDI No cenário onde quero guardar dinheiro fora da reserva de emergência, com a possibilidade de resgate mesmo com D+30, ainda assim não é vantagem colocar …
- 2 respostas
- 161 visualizações
Boa noite a todos, Hoje eu me deparei com uma questão sobre o CDI que não abordamos muito, então resolvi estudar os índices mais a fundo. Apesar de falarmos muito no contra-fluxo CDI - IPCA, achei pertinente observar também o CDI+ e %CDI pois não analisamos muito se o CDI+4% ou 135% do CDI vale mais a pena. Ambos estão sendo oferecidos pelo banco master no mercado secundário, então resolvi fazer um estudo rápido para verificar qual vale mais a pena e compartilhar com vocês. Conta rápida: 135% do CDI rende mais somente quando a SELIC está acima de 11,9% Histórico: Nos últimos 10 anos, 35% do tempo 135% do CDI rendeu mais, e 65% do tempo o CD…
- 7 respostas
- 188 visualizações
Boa noite, o Raul sempre comenta sobre reinvestir as distribuições dos FIIs, contudo, nem sempre o valor recebido é suficiente para ao menos uma cota, desculpem se a pergunta for ruim, mas, como devo proceder, inteirar o restante para atingir a cota ou possui outra forma de investir para aqueles q já possuem cotas?
- 4 respostas
- 171 visualizações
Olá pessoal, estou com um pequeno problema, já comecei a fazer a declaração, fiz o cadastro no revar e optei pela declaração pre preenchida, então já veio tudo preenchido, ações e FIIS com quantidade e valor atualizado, só tive o trabalho de colocar o preço médio na descrição, mas aí me deparo com um probleminha ITSA4 Quantidade 799,05 baixei o relatório da B3 e está dessa forma, no relatório do BTG 799, acho que essa diferença é por causa da bonificação no final de 2024, alguém está passando pro esse problema e qual seria o correto informar na declaração? Quantidade 799,05 ou 799?
Última resposta por Jose Erivan Oliveira De Jesus, -
- 6 respostas
- 228 visualizações
Boa noite, galera. Nas simulações na calculadora de juros compostos geralmente utilizamos uma mesma taxa para sabermos qual será o rendimento final do título, porém os títulos mudam diariamente. Neste caso, a orientação é adquirir novos títulos com rentabilidade similares?
Última resposta por Sheila Vasconcelos, -
- 15 respostas
- 363 visualizações
O que vocês mais gostam?
Última resposta por William Redig,