💬 Comunidade AUVP
-
- 15 respostas
- 1.2k visualizações
Boa tarde sardinhas. Estou no módulo 4 e aprendendo sobre renda variável e análise de empresas. Eu ainda não tenho recurso suficiente para diversificar meus investimentos, assim estou focando inicialmente na renda fixa. Mas pergunto, seria válido aportar pouco dinheiro em alguns setores na bolsa de valores para complementar meus estudos com a prática? Ex. Comprar uma (ou poucas) fração de ações para ir me inserindo no mundo de renda variável, o mesmo valeria para os FIIs. Penso isso porque a prática nos instiga a aprender cada vez, a conseguir memorizar melhor as informações e vivenciar de fato os erros, acertos e dúvidas que surgem apenas quando você…
Última resposta por Oliver De Oliveira Oliva Filho, -
Sardinha retardatário
por Convidado Chrsitina- 15 respostas
- 1.4k visualizações
Olá comunidade! Sou Christina, estou com 50 anos e agora que decidi tomar vergonha na cara e planejar o futuro. Ou melhor dizendo, a velhice né. Já que não usufruo agora nada do que não plantei antes (óbvio), pelo menos não envelhecerei totalmente à mingua lá na frente se fizer alguma coisa agora. Algum outro sardinha retardatário aí? Desde já abraço ao Raul e sua equipe e parabéns aos inúmeros jovens sardinhas que vejo aqui, conscientes e planejando o futuro desde já. Certamente uma vida de muita prosperidade os espera. Continuem assim, porque é de bons exemplos que se "muda o mundo" de verdade. Deus abençoe a todos.
-
- 15 respostas
- 1.4k visualizações
Fala turma, tudo bom?! Estou com uma duvida de quem esta começando. Comecei a investir ano passado, com a ajuda de uma consultora. Em resumo bem resumido: tenho 7k em RELG11 e hoje recebi a orientação de vender tudo e realocar (perdendo quase 2k). Me desculpem se parecer um pouco iniciante demais esse pedido de opinião, mas, é a primeira vez que preciso de fato vender um ativo e perder muito (pra mim é muito hahaha) dinheiro com ele. O que voces acham sobre? Vale a pena esperar? Melhor vender e lets bora? Não cheguei ainda a entender o que é alavancagem e essas coisas, foi a primeira vez que me deparei com esse termo!
Última resposta por Giovanna Thimoteo, -
- 15 respostas
- 1.7k visualizações
Bom dia! Primeiramente, pesquisei mas não encontrei resposta. São três perguntas 1- Como inserir diversos tipos de fiis no diagrama? Eu só consegui um "conjunto de perguntas", e temos vários tipos de Fi, (Agro, imobiliário, papel, FOF). Vejo a necessidade de perguntas diferentes pra cada modalidade deles, afinal de contas a maior parte das perguntas prontas dos imobiliários nem se aplicam aos demais. Como os senhores fazem? 2- Fis costumam seguir a risca o P/VP, caso um fii que foi comprado com valor mais baixo suba a ponto de estar com P/vp >1 devo vender e trocar por um que esta com P/VP abaixo? Pois vejo uma certa tendência deles sempre te…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 15 respostas
- 2.5k visualizações
Fala galera. Tenho uma dúvida sobre uma pergunta do diagrama do cerrado em relação a DY. Como nos EUA existe taxação nos dividendos, as empresas preferem fazer recompra de ações e depois cancela essas ações, para dessa maneira valorizar mais as ações. Existe algum indicador para avaliar o quanto a empresa faz esse processo? Faço essa pergunta porque uma das perguntas do diagrama do cerrado é em relação ao DY. Eu já percebi que a média de DY é baixo. Estou pensando em colocar mínimo de 3% a 4%. Como vocês se organizam em relação a isso?
Última resposta por Raphael Antonio Leão Santos, -
- 15 respostas
- 2.1k visualizações
Boa noite galera, gostaria de saber se vale a pena tirar minhas ações da XP e recompra-las na isaex, para manter os investimentos todos juntos. E se a taxa especial que ganhamos na compra do curso influencia em ações ou só em fundos.
Última resposta por Rai Nunes, -
- 15 respostas
- 2.1k visualizações
Olá Sardinhas 🐟 Quando iniciei a AUVP já tinha uma carteira (com pouquissimo patrimônio). Após concluídos os módulos, fiz uns ajustes e gostaria de compartilhá-la abaixo para saber suas opiniões. A distribuição por categoria está praticamente um meio termo entre o resultado da PIAR para o meu perfil e o que eu já tinha pois acredito que ficou mais próximo do que eu acredito. (tenho 28 anos, moro na Europa e pretendo voltar a morar no Brasil no futuro). Esses gráficos abaixo são da minha planilha, portanto onde diz exterior, há 10% em ETF de REITs e 20% em ETF de ações internacionais. Na Renda Fixa, o Tesouro Selic será utilizado como reserva de…
Última resposta por Mariana Cestari, -
- 15 respostas
- 1.5k visualizações
Caros colegas, peço a ajuda de vcs e dos mestres @Flavio Prado@Raul Sena@Adriano Luiz Odahara Umemura aqui da comunidade! Estou me aprofundando nos estudos de ações, baseado na parte 3 da aula 6 do módulo 4 e peguei uma ação específica para estudo: a AES brasil (AESB3). Como ela é uma ação de crescimento percebi alguns indicadores fora do padrão e estou tendo um pouco de dificuldades de relacionar/explicar eles fazendo o link com a empresa em si. A empresa investe em energia renovável, hidroelétrica e está expandindo suas atividades para eólica e solar, em breve deve concluir 2 instalações solares (Cajuína e Tucano), que deve acrescentar em torno de 25% na …
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 15 respostas
- 1.3k visualizações
Ola pessoal, Estou iniciando o estudo de alguns Fiagros que pretendo colocar na minha carteira... São eles, VGIA11 - CPTR11 - FGAA11 Vocês tem mais nomes para que possamos dar uma olhada juntos ? ou comentários / pontos de atenção sobre estes 3 ?
Última resposta por Adriana Zakzuk, -
- 15 respostas
- 1.3k visualizações
Mesmo que ninguém aqui invista na 123, muitas das empresas que temos na bolsa ou na nossa própria carteira pode acabar investindo (emprestando dinheiro ou de outras formas). Então vamos á lista dos principais credores da 123: Banco do Brasil R$22,7 milhões Bradesco R$9,6 milhões Google Brasil R$6,9 milhões Facebook BR R$5,5, milhões Aline R. Santos R$2,6 milhões Banco ITAUCARD R$1,7 milhões Bradesco Saúde R$158 mil Serasa Experience R$106 mil Uber BR R$74 mil Claro R$68 mil Eae, tem alguma destas empresas em carteira? A 123 te deve tb? rs
Última resposta por Rai Nunes, -
- 15 respostas
- 1.5k visualizações
Pessoal, comecei a estudar os FII da minha carteira (com atraso de anos - que vergonha!) e não sei se fiz a análise correta do BRCO11. No Regulamento deles fala que a taxa de Administração é de 1%a.a, tem previsão de taxa de performance com uma fórmula super maluca que não consegui decifrar em quantos % isso ia girar, mas vendo o relatório de Dezembro de 2022, achei uma Taxa de Gestão (além da Administração e Performance), que pagou mais de 10% da receita bruta para os Gestores. Não sei se minha analise está correta, ou se entendi alguma coisa errada na aula, mas acho que o Raul disse que a média é de 0.25 a 2.5% ao ano, como Taxa de Administração - nem tem na…
Última resposta por Jairo Do Carmo, -
- 15 respostas
- 1.7k visualizações
Olá Pessoal! Estou iniciando a montagem da minha carteira e para tal estou analisando as empresas que me interessei. A primeira por onde eu comecei é a Klabin e ao longo deste post vou colocar mais respostas mas no momento eu gostaria da opinião dos mais experientes se estou seguindo pelo caminho certo afinal é minha primeira vez...uhauahaua Enfim, segue abaixo: A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos? Aqui minha resposta para esta pergunta foi sim, isto se dá pelo fato de a empresa atuar não só com celulose, mas tamém na area florestal, produ…
Última resposta por Eddy Paulini, -
-
- 15 respostas
- 1.3k visualizações
Ultimamente ando comparando vários incidisses e fico relente na dúvida se vale a pena escolher por conta própria ações e ativos de renda fixa. Esse é um exemplo de uma comparação que fiz usando o site https://maisretorno.com/ é em mais de vinte anos, antes mesmo de eu nascer, o CDI apresenta um rendimento muito maior que o IBOVESPA e o IPCA, o que me gera a dúvida, vale a pena escolher investir em ações arriscando renderem menos que o CDI, ate ter prejuízo, para uma esperança de ter rendimentos maiores? Não me sinto confiante para escolher por conta própria ações e outros investimentos, sendo que olhando historicamente o CDI apresentou melhor resultado.
Última resposta por Cézar Busato, -
-
- 15 respostas
- 1.2k visualizações
Fala pessoal, Alguém mais por ai amargando uma dor de barriga com LEVE3 ? Que coisa, mesmo nos papeis mais "seguros" por dar zica... O que pensam sobre este ativo ?
Última resposta por Victor Leonardo Barreto, -
- 15 respostas
- 1.7k visualizações
Esse e meu Diagrama pros FIIs com ideal de atingir ao menos 1% de DY contendo pelo menos 70% dos FIIs em Tijolos, me deem opnioes por favor, e minha primeira tentativa. Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres? Editar As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva? Editar O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1? (Acima de 1,5, eu descarto o investimento em qualquer hipótese) Editar Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente? Editar Não é depend…
Última resposta por Daniel Dos Santos,