💬 Comunidade AUVP
-
- 1 resposta
- 236 visualizações
Boa noite a todos! Espero que todos estejam bem! Sou Marcos Santos, da turma 42. Venho de uma família humilde e, às vezes, passamos por algumas dificuldades. Meu objetivo é simples: quero uma casa mais confortável para mim e minha família em Belo Horizonte (minha esposa e eu achamos que é a melhor cidade do Brasil), com um valor entre 480 a 500 mil reais. Também desejo um carro mais confortável para viagens, com um valor entre 130 a 150 mil reais. Planejo fazer 3 ou 4 viagens por ano, com um custo total de cerca de 30 mil reais. E, claro, gostaria de ter uma renda passiva de 10 mil reais livres por mês.
Última resposta por Pablo Rickson, -
- 7 respostas
- 255 visualizações
Bom dia! Estou começando a investir e gostaria de aprender mais sobre o setor de saneamento. Tenho visto discussões sobre a Sanepar (SAPR), mas me surgiu uma dúvida: será que empresas focadas em um único estado, como a Sanepar, têm seu crescimento limitado? A infraestrutura de saneamento no Brasil como um todo também me intriga. Minha questão é sobre o setor, e não sobre a ação da Sanepar em si. Agradeço qualquer informação que possa me ajudar a entender melhor este mercado!
Última resposta por Habib Georges Jarrouge Neto, -
- 1 resposta
- 66 visualizações
Bom pessoal! Lançar aqui um desafio! 3 dias sem beber!! (29, 30 e 31 de fevereiro de 2025) Vamos ver quem consegue e se o @Raul arruma um badge pra gente! Obs: só pra animar pro carnaval!!
Última resposta por Juliano Hass Trombeta, -
- 1 resposta
- 99 visualizações
Não consegui entender direito durante a realização do curso e agora revendo minha carteira me deparei com esse detalhe na escolha de Fii's, e tenho na carteira o Rura11 que tem taxa de Adm de 1,20% e taxa de performance de 20% sobre o que exceder CDI+1%, se puderem me ajudar com exemplos práticos de qual seria a diferença ficaria grato!!
Última resposta por Pablo Rickson, -
- 3 respostas
- 251 visualizações
Olá, pessoal. Terminei o curso recentemente e fui fazer a transferência de custódia dos meus ativos para o BTG - fiz igual foi ensinado na aula, por meio da plataforma da B3. Entretanto, meus ativos de renda fixa não mudaram, continuam com a custódia na XP. Inclusive, na plataforma da B3 nem aparece os ativos de RF para marcar na hora de fazer essa transferência. Alguém poderia dar uma luz? Agradeço desde já a ajuda!
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 68 respostas
- 2.1k visualizações
Basicamente um clube do livro msm. A gente monta 1 tópico por mês pra escolher um livro pra ler em grupo, marcamos uma data pra geral finalizar, cada um fala um pouco do que achou e partimos pro próximo. Pensei em fazer até 2 livros: 1 -> Técnico (investimentos, venda, empreededorismo) 2 -> Clássico (um dostoevisky, um machado de assis) Vocês animam meu povo? Estou recuperendo esse hábito e seria legal ter alguns colegas no mesmo caminho LIVRO Técnico: Investidor Inteligente- Benjamin Graham (tem link no topico de livros recomendados) Primeiro tópico sobre o tema: 27/02 cap 1 -> 3 Livro Literatura: Memorias do subsolo:…
Última resposta por Fabio Curvelano, -
- 3 respostas
- 114 visualizações
uma dúvida, tenho 4 mil doláres investido na nomad, mas ao olhar as recomendações nos comentários ninguém usa a nomad , a maioria usa a avenue, alguém pode me explicar por que a avenue seria melhor? estou no começo ainda
Última resposta por Rodrigo Mesquita, -
- 6 respostas
- 182 visualizações
Pessoal, tomei um susto com a maneira que este fundo despencou, reflexo já nos dividendos deste mês, sei que todos os FIIs estão sofrendo de maneira geral, mas alguém sabe se ocorreu alguma mudança administrativa ou nas finanças deste fundo pois a queda foi grande. Ainda é viável investir nele?
Última resposta por Sergio Tanaka, -
- 2 respostas
- 139 visualizações
Vamos supor que eu queira guardar R$ 1.000 reais por mês por uns 3-4 anos, pra daí usar o montante pra trocar de carro à vista. Se eu coloco no CDB de liquidez diária mais alto do mercado, que é o do Sofisa, consigo 110% do CDI. Mas tem um detalhe que poucos falam: o Sofisa trata cada aplicação em liquidez diária como algo diferente uma da outra. Por exemplo, fiz doze aplicações mensais para trocar de computador. Quando fui sacar, tive que tirar uma por uma! Não tem uma maneira de mandar extrair tudo que foi aplicado para um mesmo objetivo. Já se eu coloco tudo no "porquinho" do Banco Inter, é possível sacar tudo de uma vez. A desvantagem é que o rendimento é em…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 16 respostas
- 458 visualizações
Fala, pessoal! 👋 Hoje, na live, um senhor comentou que queria ensinar a filha de 9 anos sobre dinheiro e investimentos. Isso me fez pensar em compartilhar minha experiência com minha filha de 4 anos. Desde cedo, quero que ela tenha noção do mundo real e, principalmente, do valor do dinheiro. Para isso, além de ter uma carteira de investimentos para ela, comecei a introduzir o tema de forma lúdica. Um recurso que tem funcionado muito bem é o desenho Tuttle Twins. Ele aborda conceitos como dinheiro, liberdade e empreendedorismo de forma simples e divertida. Minha filha adora assistir e já começa a assimilar algumas ideias. Sei…
Última resposta por Luciana De Moura Afonso, -
- 2 respostas
- 194 visualizações
Fala galera beleza? Como vcs fazem em situações onde o preço da ação está muito elevado em relação aos indicadores de valor da ação porém ela é uma boa empresa e o diagrama ti manda alocar mta grana nela ? Exemplo, WEGE3. Ela pra mim está dando nota 10 então o diagrama puxa bastante pra ela mesmo os indicadores de valor dela estando ruins. Eu até coloquei uma pergunta para ver se abaixava um pouco a nota e eu iria modificando mensalmente para todas as ações essa pergunta mas mesmo assim ela ficou com nota 10 pq era só 1 ponto negativo.... Abaixo estão sendo minhas perguntas atuais, sintam-se livre para opinar e dar sugestões. ROE historicamente maior…
Última resposta por Douglas Afonso De Castro Rezende, -
- 4 respostas
- 181 visualizações
Por que os títulos de IPCA ou pre fixados tem o limite de valor da cota de R$ 1000,00, que são usados para balancear as várias de preço e taxa?
Última resposta por Flavio De Souza Araujo, -
- 6 respostas
- 257 visualizações
Fala pessoal! Comecei a remar tem 1 ano e ultimamente quero poder gravar meus treinos do clube utilizando um smartwatch para não precisar levar meu celular e ele infelizmente ficar ruim. Utilizei durante 3 meses um Xiaomi Mi band Pro 8, infelizmente numa das remadas mais longas ele acabou oxidando. Pude ter o reembolso dele, já que ainda estava na garantia e a empresa que me vendeu aceitou. Iria até trocar, mas eles não tinham estoque então me reembolsaram. Hoje me encontro perdido no mundo dos smartwatches voltados para o remo, corrida, ciclismo e academia. Estou a 3 semanas pesquisando e apenas consegui encontrar um que junta custo x beneficio e dura…
Última resposta por Yan Fonseca, -
- 34 respostas
- 814 visualizações
Olha esse fato curioso que aconteceu anteontem com um amigo meu (parece clichê, mas juro que foi com um amigo, rsrs). Ele acessou o home broker para comprar 26 cotas de um FII, cada uma por aproximadamente R$ 100 (arredondando os valores). Porém, em um descuido, digitou 260 cotas e confirmou a compra a mercado. Ou seja, em vez de gastar R$ 2.600, ele fechou uma ordem de R$ 26.000! Um pequeno detalhe, não acha? Dez segundos depois, percebeu o erro... mas já era tarde. A ordem foi enviada e executada. Desesperado, entrou em contato com a corretora, que informou que não havia nada a ser feito: ele teria que honrar o pagamento em D+2. A única alternativa sugerida fo…
Última resposta por Marco Antonio Yamamoto, -
- 8 respostas
- 432 visualizações
Olá a todos, Me chamo João e acabo de completar o módulo 3 do AUVP. Neste momento tenho aqui uma pequenina quantia de 4500 reais, e, após assitir as aulas eu me encontro um pouco ainda receoso. Verifiquei que a taxa selic está 13.25% a.a (considerei como alta), portanto utilizei uma nota 8 no CBD Prefixado (diagrama). No restante coloquei 10 para o Tesouro Selic, 9 para Tesouro + IPCA, 4 Para CBD + IPCA e 0 para CDI, LCI, LCA... Na opinião de vocês, pra começar seria interessante com essa quantia seria mais interessante algo a curto prazo?
Última resposta por Pablo Rickson,