💬 Comunidade AUVP
-
- 9 respostas
- 561 visualizações
Boa tarde! Mediante as novas informações sobre a receita federal monitorar gastos em cartão e pix, me deparei com problema. Emprestei meu cartão a um amigo que comprou um carro no nome da empresa dele. Valor passado em cartão 90k aproximadamente, parcelou em 18 vezes eu acho kkk. Tem pago direitinho, porém faz pix mensais no valor de 4900,00 direto da conta da empresa. Como faço para não cair na malha fina?
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 2 respostas
- 108 visualizações
Há alguns anos retirei meu dinheiro investido para juntar com o dinheiro dos meus pais e comprar um carro legal. O carro ficou registrado em nome do meu pai, já que ele resolvia os problemas de casa. Em 2024, decidimos vender o carro e meu irmão ficou encarregado de efetivar o negócio. Ele achou uma pessoa interessada em comprar e precisou passar o carro para seu nome (do meu irmão) para depois transferir para o comprador. Como meu pai estava internado num hospital, não foi possível fazer o meu pai ir num cartório para transferir a propriedade do carro para meu irmão. Então, meu irmão simulou a compra do carro, ou seja, meu irmão preencheu o documento de co…
-
- 2 respostas
- 101 visualizações
Salve salve cardume! Ajudem uma pequena sardinha tentando sobreviver! Preciso de Ajuda em como fazer a Declaração de IR sobre uma atividade que exerci durante pouco período (sazonal) como renda extra. Sou servidor público e no período de férias fiz bico. E minha dúvida é em como fazer a declaração das vendas que fiz, tendo e vista que ‘comprei’ uma maquininha de cartão tipo pagbank e coloquei no meu CPF. Existe algumas regras que impossibilitariam eu tirar MEI e também somado a renda extra com os salários públicos eles ultrapassariam o limite. Por ser algo informal, não tem emissão de Notas e nem nada, seria tipo vender água no semáforo mesmo, porém com u…
Última resposta por Leandro Henrique Soares, -
- 0 respostas
- 298 visualizações
Boa noite. Como declarar no IR - BDR? Tenho BERK34, no informe da minha corretora veio sem CNPJ, procurei no Investidor Sardinha e Google e também não encontrei. Grato. Jean
Última resposta por Jean Carlos Panizzon, -
- 3 respostas
- 435 visualizações
Boa tarde família linda, estou preenchendo minha declaração de IR, na aba Bens e Direitos, e é o segundo ano que faço essa declaração. No ano de 2022 eu tinha 100 ações da EDP Energias do Brasil, porém em 2023 devido ao seu fechamento de capital eu acabei por vender ela (apesar de gostar muito da empresa). Agora que usei a declaração pré-preenchida pelo gov.br ela está declarada ali, mas estou em dúvida se digo na "discriminação" que vendi as ações e coloca a "situação em 31/12/2023" zerada ou se devia excluir esse tópico da minha declaração. Alguém sabe me dizer o que devo a fazer?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 3 respostas
- 559 visualizações
Faz pouco tempo que eu aderi a um programa interno da empresa que trabalho (multinacional) que investe parte do salário em ações da empresa (ESPP: Employee Stock Purchasing Plan) e depois de ver um vídeo do Raul fiquei em dúvida sobre como declarar esse investimento na declaração anual de IRPF. Hoje a Fidelity liberou um documento chamado Grantor Letter o qual contém informações que eu suponho ser mais relacionado a taxas de ganhos devidos ao governo americano do que ao brasileiro. A pergunta óbvia é, qual a forma correta de declarar esse tipo de investimento e qual a vantagem de declarar considerado o fato de que posso usar esses recursos fora do pais simplesme…
- 6 respostas
- 658 visualizações
Boa tarde! Gostaria de saber qual seria a forma mais correta de definir uma empresa como a melhor do setor dela. Pergunto isso porque estou analisando a Wiz (WIZC3) e, usando o site https://investidor10.com.br/, encontrei que existe apenas uma outra empresa no mesmo segmento dela (Corretoras de Seguros), que é a Alper (APER3). Então, o certo seria compará-la com essa outra empresa, com todas as empresas do setor financeiro ou outra coisa? Desde já, agradeço.
Última resposta por Adriano Umemura, -
-
- 24 respostas
- 1.8k visualizações
Todo começo de ano é a mesma coisa, um monte de gente começando a definir objetivos de maneira caótica. A pessoa nunca fez uma dieta na vida, nunca investiu e manda logo: - Perder 30kg; - Chegar a R$ 1 milhão investidos; - Casar; - Ter dois filhos com a Fernanda Lima; - Fazer cirurgia plástica e virar o Rodrigo Hilbert. Aí você pergunta: - Beleza e como você pretende atingir isso? - Não sei, mas vai dar. Obviamente esse gordinho ou gordinha, estará deitado no sofá no dia 30, sem atingir nenhum dos objetivos, sonhando em melhorar de vida de novo. Para cada objetivo, você precisa definir junto, uma meta de esforço, exem…
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
-
- 8 respostas
- 956 visualizações
Olá Raul e demais colegas, Gostaria de opiniões e sugestões de como calcular o seu Pró-labore de forma que fique alinhado com o faturamento e crescimento da empresa? Att, Lucas Martins
Última resposta por Lucas Martins, -
- 7 respostas
- 482 visualizações
Bom dia, pessoal. Tudo bem? Tenho uma dúvida em como deixar o dinheiro em caixa disponível para compra de uma eventual oportunidade. Exemplo, rolou uma queda brusca da bolsa (ex. covid ou algo mais pontual) e quero comprar mais ações para aproveitar essa queda. Parte da minha carteira está em renda fixa com títulos "sem liquidez" e parte está em tesouro direto. Ontem, pela primeira vez, precisei realizar um resgate do dinheiro que estava no tesouro, mas achei o processo bem lento com a liberação só depois das 13 horas e tal. Estava olhando a plataforma da BTG e vi que tem um fundo de renda fixa que possui liquidez D0 (BTG CDB Plus FIRF CrPr) com 0,3% de taxa de …
Última resposta por Dayane Lucas Da Silva, -
- 6 respostas
- 328 visualizações
Olá sardinhas. Recentemente eu tava conversando com a minha mãe e ela pediu para eu olhar oque ela tem no banco da Sicredi(Por onde tem a conta salario e onde ela acostumou a guardar dinheiro) e no aplicativo eu não entendi oque era, assisti novamente algumas aulas do modulo 3( conclui a pouco tempo e pensei que tinha deixado passar), mas ainda não entendi. Basicamente o investimento está como "Renda Fixa", mas não tem nome, não se chama CDB,LCi,Tesouro, nada, só aparece "Renda Fixa Sicredi" e não aparece qual a taxa, só diz que está atrelado ao CDI, mas não diz o percentual, fiz as contas das rentabilidade dos meses quem o dinheiro ficou parado sem ela aportar mais e per…
- 9 respostas
- 120 visualizações
Prezados, tudo bem? Gostaria da opinião de vocês sobre uma estratégia que estou considerando: Vocês acham viável utilizar os proventos mensais de um FII com desempenho abaixo do esperado para reinvestir nele mesmo, com o objetivo de reduzir o preço médio até alcançar um patamar mais atrativo para uma possível venda? Agradeço desde já por compartilhar a visão de vocês!
Última resposta por Matheus P S, -
-
- 49 respostas
- 2.7k visualizações
A comunidade da AUVP segue em constante evolução, a que eu reparei a poucos minutos atrás é que agora embaixo da fotinha dos alunos nas postagens aparece uma faixa identificando de qual turma a pessoa é: Vocês também repararam???
Última resposta por Jackson Ferreira, -
-
- 10 respostas
- 945 visualizações
Boa noite amigos, Quero dispensar uma assessoria em minha corretora de investimentos. Ate o certo momento so recebo indicação para investimentos que não fazem nenhum sentido em minha cabeça e comflitem com muita coisa que estou aprendendo aqui. Queria saber se alguém ja tem essa experiencia ai, e poderia me dizer como faço para dispensar essa assessoria de uma forma leve e educada. Não sei se existe um caminho que eu não precise ir direto ao assessor(a) ou se eu realmente devo falar o que tenho em mente diretamente para esse profissional. Agradeço qualquer ajuda,
Última resposta por Levy Anesi, -
- 7 respostas
- 216 visualizações
Olá a todos. Estou com uma dúvida que sei que é muito individual, e já tem outras dúvidas a respeito disso aqui na comunidade, mas mesmo assim acho necessário perguntar. Terminei recentemente o módulo 8 e passei pelo formualário que apresenta o PIAR. Nele, entendi que o meu perfil é equilibrado e vi que fazia sentido o que resultado me apresentou. Entretanto, também tem um video nesse módulo que explica como rebalancear a sua carteira, que isso é importante antes de seguir para outros aportes. Foi então que peguei uma planilha e comecei a categorizar o que ja tenho hoje, com o intuito de depois mirar em ativos que ainda não tenho. Percebi que eu estou muito cen…
Última resposta por Jeferson De Lara,