💬 Comunidade AUVP
-
- 4 respostas
- 815 visualizações
Bom dia, pessoal! Queria saber se é possível fazer aportes mensais em CRIs e CRAs como no tesouro IPCA. Obrigado
Última resposta por Thiago Alves, -
- 4 respostas
- 815 visualizações
Vi uma postagem hoje mostrando que os títulos do tesouro IPCA+ estão em alta, pagando acima de IPCA+6. Nessa mesma postagem vi diversos comentários falando que isso seria indício de recessão, pois os cupons a curto prazo estariam pagando mais que juros a longo prazo. Não entendi bem a relação, qual seria a relação? Como "prever" se os cupons tendem a aumentar ou a cair? O pré/pós fixado é mais claro, pelo boletim focus dá pra ter uma expectativa se vai a selic vai cair ou subir, mas e com relação os cupons do IPCA? Agora uma boa oportunidade? Melhor esperar? Como fazer essa análise dessa tendência?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 3 respostas
- 815 visualizações
Fala galera, quero comprar um apartamento (ainda não comprei, mas talvez daqui um tempo eu precise me mudar e não pretendo alugar por algumas experiências ruins de conhecidos), e comecei a investir a pouco tempo quando comecei o curso. Sei que a amortização vai me economizar muito tempo e dinheiro; mas no caso de eu abrir um financiamento eu deveria parar de aportar até quitar a dívida, ou é uma ideia boa manter valores fixos tanto pra aportes quanto pra amortização?
Última resposta por Rai Nunes, -
- 13 respostas
- 814 visualizações
Agora sim kkkkkkkk Já que estão aceitando demandas, faz agora do cocozinho com o antigo "que merda" pra vc concordar com alguma merda que aconteceu 😂 É estranho o cara contar uma tragédia e a gente "chorar, que triste" ou "curtir, brabear".
Última resposta por Henrique Magalhães, -
-
- 14 respostas
- 814 visualizações
A pedidos da última live, aqui está o tópico. Que inteligência artificial vai substituir todos os trabalhadores eu tenho quase certeza, só não sei exatamente quando, principalmente por questões sociais (pessoas com medo / preconceito). Ex.: Carro autônomo já era para ter substituido todos os motoristas, dado que não só são mais baratos como estatisticamente mais seguros. Só não substituiu ainda, porque as pessoas querem precisão de 100%. Ou seja, se na média um ser humano dirigindo mata 5% das vezes e um carro autônomo mata 1%, as pessoas preferem ser humano, porque carro autônomo mata 1% das vezes... Agora mais na linha do tópico em si, desafio qualquer …
Última resposta por Sérgio Alcântara Mattos, -
-
- 13 respostas
- 814 visualizações
Bom dia pessoal. Me chamo Dolvy e antes de mais nada, não sou herdeiro do sabonete, até por que eu não estaria aqui para contar sobre o atual desespero que venho vivendo financeiramente! Rsrs Somo hoje uma dívida de R$244.580,65 entre Empréstimo pessoal e renegociações. Esse valor é o de quitação, se eu somar o valor total da dívida junto aos juros e outras taxas passariam dos 500k facilmente. Assim como muitos de vocês eu também não tive educação financeira alguma dentro de casa, cresci vendo meus Pais se desdobrarem para poderem me dar educação e um mínimo de conforto. Depois de 3 anos de cursinho (outro gasto que meus Pais se enforcaram para poder…
Última resposta por Dolvy Pizzini Teixeira#8869, -
- 5 respostas
- 813 visualizações
Li hoje essa notícia: O Conselho de Administração da Vale (VALE3) aprovou cancelamento de 239,88 milhões de ações ordinárias da empresa. O cancelamento ocorrerá sem redução do valor do capital social e representa 72,5% do total de ações em tesouraria existentes até 31 de janeiro. Alguém consegue trocar em miúdos o que isso significa?
Última resposta por Carlos Marcos Gasparette de Oliveira, -
- 5 respostas
- 813 visualizações
Assistindo o módulo de renda variável, vi que o Raul recomenda comprar ações e mantê-las para o resto da vida (em regra). Não recomenda vender as ações quando houver valorização, ainda que expressiva. Não entendi bem de onde viria o rendimento (8% ao ano) que ele calcula na calculadora de juros compostos da AUVP. Seria apenas dos dividendos das ações, somando-se aos investimentos em renda fixa?
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 7 respostas
- 813 visualizações
Pessoal mandei grana para lá pela primeira vez ontem, é normal ainda não conseguir aportar? Ou fiz alguma 💩? Outra opção?
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 10 respostas
- 813 visualizações
Minha questão se parece com a do Luis Patricio Fernandes Gil, mas vai além. Meu pai presenteou a mim e aos meus irmãos quando éramos pequenos, com algumas poucas ações da Petrobrás. Já se passaram mais de 50 anos e de repente comecei a receber correspondências do Bradesco me notificando sobre o recebimento de dividendos da Petrobrás. Certo doa fui a banco e, com muito custo, recebi mais de 5 mil reais referentes a dividendos entre 2018 e 2022. Baseado numa live do Raul, entre no CEI da B3 com meu CPF, mas não há sinal dessas meras 296 ações que constam no extrato. Então vão as perguntas: 1) Eu tenho direito aos dividendos de 2017 para trás? São cinquenta anos.…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 13 respostas
- 813 visualizações
Bom dia pessoal, tudo tranquilo? Tem 20 dias que terminei o curso, estou ainda na construção da minha carteira, e queria a opinião sincera de vocês. Eu não me achava tão conservador, até entrar aqui na comunidade rsrs mas eu tenho intenção de ir me expondo mais a medida que for ganhando confiança e patrimônio. Atualmente minha carteira de longo prazo (não vou incluir a carteira de metas, já que ela é apenas renda fixa) está assim: CDBs: 32,5% Tesouro Nacional: 32,5% Ações: 20% (ODPV3: 2,58% / Wege3: 2,58% / ABEV3: 1,94%/ SAPR4: 1,94% / SLCE3: 1,29% / ABCB4: 1,29% / BBAS3: 1,29% / WIZC3: 1,29% / TAEE4: 1,29% / GOAU4: 0,65% / OFSA3: 0,65% /…
Última resposta por Rafael Lopes Novais, -
- 4 respostas
- 813 visualizações
Olá. Dúvida do módulo do Diagrama do Cerrado. Minha reserva de emergência mantenho no Tesouro Selic. O valor dessa reserva de emergência deve ser lançada no Diagrama do Cerrado? Ou por ter a natureza de reserva emergencial devo manter o registro dela a parte, ou seja, fora do Diagrama do Cerrado? E, nesse caso, devo incluir no grupo Renda Fixa do Diagrama apenas os investimentos em Tesouro, CDB e etc que não fazem parte dessa reserva de emergência? Desde já agradeço pelas colaborações.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 6 respostas
- 813 visualizações
Depois de uma duvida de alguem por aqui , sobre quitar os financimentos ou nao. Estou tentando ajudar um amigo com alguns contratos pra decidir o que fazer , alguns ja vi que no compensa quitar. Entendi que : - IGPM+.5% mensal ( caro pra c... esses financiamentos) Nao entendi sobre os reajustes..
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
-
- 25 respostas
- 813 visualizações
Faço parte da AUVP há 1 ano e meio, sou da turma 26 se não me engano. No começo, eu estava super focado, estudando todos os dias e aprendendo bastante. Mas aí a vida deu uma virada: recebi uma promoção no trabalho e acabei deixando os investimentos de lado. Passei esse tempo todo saindo, bebendo, viajando, conhecendo cada semana uma mulher diferente e apenas vivendo. Agora estou voltando com a cabeça no lugar, pronto pra retomar os estudos e fazer meu dinheiro trabalhar por mim de novo. Então POR FAVOR, me xinguem por ser BURRO por todo esse tempo. Abraços!
Última resposta por Marco José Pereira, -
-
- 5 respostas
- 812 visualizações
Tive uma grata surpresa ao acessar minha corretora com a intenção de exercer meus direitos em ITSA4. Apesar de não investir mais na GOL (GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.) desde que comecei a estudar seus fundamentos, decidi manter minhas posições existentes em vez de vender tudo. Para minha surpresa, percebi que também possuía direitos sobre GOLL14, que são unidades da GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. O valor unitário desses direitos é de R$ 5,84, enquanto o valor de mercado atual é R$ 7,26. Agora estou diante da decisão de exercer esses direitos para comprar 4070 unidades até 25/09/2023 às 18h00. Reconheço que não existem oportunidades significativas sem algum…
Última resposta por Eddy Paulini,