💬 Comunidade AUVP
-
- 10 respostas
- 574 visualizações
Boa noite pessoal, gostaria de saber se alguem ja teve a experiência de um CDB, por exemplo, "quebrar" e ter que acionar o FGC. Sei que ele cobre 250k por cpf por banco, mas queria saber se alguem já usou o FGC de fato, e como isso tudo funciona de fato. Já conversei com algumas pessoas que dizem que isso é furada, é claro que se todo CDB deixar de pagar o FGC não tem fundo para tudo isso, mas caso um banco só quebre ele conseguiria arcar certo?? Sei da teoria do FGC, mas queria ouvir experiências de quem ja usou.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 10 respostas
- 539 visualizações
Pessoal, boa noite! Turma, é o seguinte, hoje tenho uma previdência privada por parte da empresa que eu optei por contribuir com 8% do salário, pois a minha empresa contribui igualmente com 8%(teto). Minha dúvida é a seguinte, tendo a possibilidade de abater até 12% na minha declaração de IR, é vantajoso realizar uma contribuição extra agora para bater esse teto dos 12%? Se sim, como eu teria que calcular essa diferença desses 4% que eu teria que contribuir para poder abater no IR? A previdência é da Brasilprev, eles possuem essa informação será? Queria entender qual vantagem eu teria contribuindo com esse extra de 4% em questões de…
Última resposta por Rodrigo Haddad, -
- 10 respostas
- 463 visualizações
Boa tarde pessoal, queria uma opinião de vocês, estou com um CDB com ipca+6,90 vencimento 2026 porém com tantas ofertas bem melhores estou querendo vender, o valor do aporte foi 50k. Oque vocês acham ?
Última resposta por Marco Antonio Yamamoto, -
- 10 respostas
- 570 visualizações
Investi em uma empresa e recebo 1,20% de juros compostos ao mês, é uma empresa confiável e com mais de dez anos. Por conta dos meus aportes serem baixos não preciso declarar IR. Me recomendaria buscar por algo melhor regulamentado ou somente deveria diminuir o tamanho dos aportes/sacar uma parte e deixar uma pequena parte do meu patrimônio?
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 10 respostas
- 525 visualizações
No módulo 3, durante a aula 2 (Escolhendo uma corretora), o Raul falou que o Spread do Nubank é maior em relação com BTG, mas procurei na web o que seria esse termo e mesmo assim não entendi muito bem o que seria spread e como ele se aplica nos investimentos. Alguém poderia me ajudar com essa dúvida? Desde já, agradeço!
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 10 respostas
- 508 visualizações
Recentemente fui realizar uma alocação de um dinheiro que tinha sobrado, para deixar rendendo em um titulo a curto prazo, fiz o pedido segunda feira pela plataforma da nuinvest, e tem o tempo de processamento que pode levar ate 48h para confirmar, até ai tudo bem fiquei vigiando porém até hoje não caiu, e descobri que as negociações de títulos estão congeladas desde segunda feira. porém eu agendei pra aportar todos os meses, como vai ficar então? esse mês não contabiliza e nos subsequentes sim?
Última resposta por Gabriel Inacio Batista Martelete, -
- 10 respostas
- 644 visualizações
Boa tarde, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor. Investi aproximadamente 39k em ipca+ 5,47% (2055) há algum tempo e o que me incomoda hoje são os cupons semestrais que julgo atrapalhar a ação dos juros compostos na minha atual fase de construção de capital. Faz sentido resgatá-lo hoje para alocar em IPCA + 2029, por exemplo? (Valor de resgate seria 31k…valor dos cupons recebidos até agora somam aproximadamente 6k).
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 10 respostas
- 3.6k visualizações
Olá, não entendi como TODO título do tesouro direto TEM de valer 1000,00 no vencimento se cada um deles tem rentabilidade diferente!! Se eu compro 1 título pré fixado de 10% e outro selic +0,01% vou resgatar no vencimento valores diferentes para cada um deles, certo ? Se todos valessem o mesmo no final, não importaria qual vc iria comprar. Sobre a taxa SELIC : ela é estipulada a cada 45 dias pelo COPOM, certo ? Então porque na aula é dito que ela varia diariamente ?? Sobre a venda : se eu vejo que determinado título do tesouro já rendeu o prometido (já passado 2 anos para baixar o IR) e resolvo vender, como vender ESSE título específico se o site…
Última resposta por Allan Neves, -
- 10 respostas
- 656 visualizações
Pessoal, uma dúvida bem honesta, apesar de tudo que li, reli, assisti, etc... A orientação que recebemos é pra deixar o dinheiro no Tesouro Selic até saber qual rumo dar pra ele. Como funciona a marcação a mercado nele? Corre o risco de bem no momento de eu precisar resgatar, perder dinheiro? Pq quando colocamos $$ no tesouro da pra acompanhar pela corretora a movimentação e muitas vezes tá negativo.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 10 respostas
- 421 visualizações
Estou me mantendo no costume de abrir a conta do BTG de manhã pra ir analisando os investimentos e começar a aplicar a prática do módulo 3. Ao abrir hoje, no setor de Tesouros, o que ele mais me oferecia era IPCA+ (de longe, tinham uns 3 prefixados e 2 SELIC). A minha dúvida é: 1: Por ele estar oferecendo esse número grande de IPCA+ seria um sinal de que não é o momento investir em IPCA+ (buscando aplicar o contrafluxo)? OU 2: O fato dele me oferecer poucos títulos de prefixados e SELIC estão me dizendo que é "o que sobrou" dentro dos investimentos daquele dia e têm muitos IPCA+ justamente porquê quase ninguém está comprando eles? Imagino que o …
Última resposta por Vitor Cesa, -
- 10 respostas
- 847 visualizações
Construindo minha carteira, pensando em metas e diversos planos... Quero casar em fevereiro de 2026 e encontrei um orçamento de um espaço que me agradou bastante: 18k para 50 convidados. Eu já tenho esse dinheiro e poderia fazer o pix para o fornecedor, ainda mais por ser interessante para fechar uma data. A empresa, com medo de me perder como cliente fala que esse valor pode ser alterado e etc, não acredito muito neles. Trabalho com público também e conheço esse papo... porém se eles aumentarem 10% seria 1.800 a mais, não valeria a pena investir esse valor para no produto final sair 6 por meia duzia. Meu plano então ficou: Investir em uma LCA JUN…
Última resposta por Ricardo Macedo, -
- 10 respostas
- 413 visualizações
Sardinhas, finalizei o módulo de renda fixa e não pretendia fazer nenhuma movimentação brusca antes de finalizar o curso, porém me deparei com uma proposta de empréstimo “exclusiva” hoje que me fez pensar: “E se eu pegar essa grana e investir?”. Analisem comigo… 85.800,00 na conta (48 parcelas fixas de 2.258,00) TX de 10,58% a.a. Ou o inimigo tá me testando ou pode ser uma “pequena” oportunidade já que encontramos hoje prefixados com taxas maiores.
Última resposta por Danilo Dorgam, -
- 10 respostas
- 596 visualizações
De acordo com a aula de contra fluxo e analisando as ofertas, como a selic está alta, seria bom investir em cdbs no momento. Estou realizando essa pergunta agora a noite pq amanhã cedo (Quando tem boas ofertas) estava pensando em realizar meu primeiro aporte de renda fixa em cdb. Só fiquei um pouco confuso sobre como comprar o cdb com selic para ver qual está melhor.
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 10 respostas
- 371 visualizações
Será que aqueles CDBs de Rentabilidade abusiva vão parar de aparecer? 🥲
Última resposta por Adelar José Gnoatto, -
- 10 respostas
- 282 visualizações
Olá equipe! Beleza? Perdão de antemão caso a minha dúvida seja muito leiga ou adiantada demais pro meu momento no curso. Estou saindo do módulo 3 (renda fixa) agora, e com isso me surgiram algumas duvidas: Eu sempre achei, por praticidade, organização ou talvez por subestimar os ganhos, não sei, que em renda fixa teríamos poucos ativos. Por exemplo: eu tenho o CDB do Sofisa ou a caixinha do Nubank para minha reserva de emergência, e o resto eu aloco no tesouro prefixado ou tesouro ipca+, dependendo do momento, e só. Com as aulas, me abriu todo o universo que se pode ter com renda fixa... e isso me fez dar uma olhadinha nos CDBs e LCs que o Nubank (banco q…
Última resposta por Bolívar Luiz,