💬 Comunidade AUVP
-
- 68 respostas
- 3k visualizações
Basicamente um clube do livro msm. A gente monta 1 tópico por mês pra escolher um livro pra ler em grupo, marcamos uma data pra geral finalizar, cada um fala um pouco do que achou e partimos pro próximo. Pensei em fazer até 2 livros: 1 -> Técnico (investimentos, venda, empreededorismo) 2 -> Clássico (um dostoevisky, um machado de assis) Vocês animam meu povo? Estou recuperendo esse hábito e seria legal ter alguns colegas no mesmo caminho LIVRO Técnico: Investidor Inteligente- Benjamin Graham (tem link no topico de livros recomendados) Primeiro tópico sobre o tema: 27/02 cap 1 -> 3 Livro Literatura: Memorias do subsolo:…
Última resposta por Fabio Curvelano, -
- 3 respostas
- 167 visualizações
uma dúvida, tenho 4 mil doláres investido na nomad, mas ao olhar as recomendações nos comentários ninguém usa a nomad , a maioria usa a avenue, alguém pode me explicar por que a avenue seria melhor? estou no começo ainda
Última resposta por Rodrigo Mesquita, -
- 6 respostas
- 286 visualizações
Pessoal, tomei um susto com a maneira que este fundo despencou, reflexo já nos dividendos deste mês, sei que todos os FIIs estão sofrendo de maneira geral, mas alguém sabe se ocorreu alguma mudança administrativa ou nas finanças deste fundo pois a queda foi grande. Ainda é viável investir nele?
Última resposta por Sergio Tanaka, -
- 2 respostas
- 196 visualizações
Vamos supor que eu queira guardar R$ 1.000 reais por mês por uns 3-4 anos, pra daí usar o montante pra trocar de carro à vista. Se eu coloco no CDB de liquidez diária mais alto do mercado, que é o do Sofisa, consigo 110% do CDI. Mas tem um detalhe que poucos falam: o Sofisa trata cada aplicação em liquidez diária como algo diferente uma da outra. Por exemplo, fiz doze aplicações mensais para trocar de computador. Quando fui sacar, tive que tirar uma por uma! Não tem uma maneira de mandar extrair tudo que foi aplicado para um mesmo objetivo. Já se eu coloco tudo no "porquinho" do Banco Inter, é possível sacar tudo de uma vez. A desvantagem é que o rendimento é em…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 16 respostas
- 641 visualizações
Fala, pessoal! 👋 Hoje, na live, um senhor comentou que queria ensinar a filha de 9 anos sobre dinheiro e investimentos. Isso me fez pensar em compartilhar minha experiência com minha filha de 4 anos. Desde cedo, quero que ela tenha noção do mundo real e, principalmente, do valor do dinheiro. Para isso, além de ter uma carteira de investimentos para ela, comecei a introduzir o tema de forma lúdica. Um recurso que tem funcionado muito bem é o desenho Tuttle Twins. Ele aborda conceitos como dinheiro, liberdade e empreendedorismo de forma simples e divertida. Minha filha adora assistir e já começa a assimilar algumas ideias. Sei…
Última resposta por Luciana De Moura Afonso, -
- 2 respostas
- 309 visualizações
Fala galera beleza? Como vcs fazem em situações onde o preço da ação está muito elevado em relação aos indicadores de valor da ação porém ela é uma boa empresa e o diagrama ti manda alocar mta grana nela ? Exemplo, WEGE3. Ela pra mim está dando nota 10 então o diagrama puxa bastante pra ela mesmo os indicadores de valor dela estando ruins. Eu até coloquei uma pergunta para ver se abaixava um pouco a nota e eu iria modificando mensalmente para todas as ações essa pergunta mas mesmo assim ela ficou com nota 10 pq era só 1 ponto negativo.... Abaixo estão sendo minhas perguntas atuais, sintam-se livre para opinar e dar sugestões. ROE historicamente maior…
Última resposta por Douglas Afonso De Castro Rezende, -
- 4 respostas
- 288 visualizações
Por que os títulos de IPCA ou pre fixados tem o limite de valor da cota de R$ 1000,00, que são usados para balancear as várias de preço e taxa?
Última resposta por Flavio De Souza Araujo, -
- 6 respostas
- 378 visualizações
Fala pessoal! Comecei a remar tem 1 ano e ultimamente quero poder gravar meus treinos do clube utilizando um smartwatch para não precisar levar meu celular e ele infelizmente ficar ruim. Utilizei durante 3 meses um Xiaomi Mi band Pro 8, infelizmente numa das remadas mais longas ele acabou oxidando. Pude ter o reembolso dele, já que ainda estava na garantia e a empresa que me vendeu aceitou. Iria até trocar, mas eles não tinham estoque então me reembolsaram. Hoje me encontro perdido no mundo dos smartwatches voltados para o remo, corrida, ciclismo e academia. Estou a 3 semanas pesquisando e apenas consegui encontrar um que junta custo x beneficio e dura…
Última resposta por Yan Fonseca, -
- 34 respostas
- 1.1k visualizações
Olha esse fato curioso que aconteceu anteontem com um amigo meu (parece clichê, mas juro que foi com um amigo, rsrs). Ele acessou o home broker para comprar 26 cotas de um FII, cada uma por aproximadamente R$ 100 (arredondando os valores). Porém, em um descuido, digitou 260 cotas e confirmou a compra a mercado. Ou seja, em vez de gastar R$ 2.600, ele fechou uma ordem de R$ 26.000! Um pequeno detalhe, não acha? Dez segundos depois, percebeu o erro... mas já era tarde. A ordem foi enviada e executada. Desesperado, entrou em contato com a corretora, que informou que não havia nada a ser feito: ele teria que honrar o pagamento em D+2. A única alternativa sugerida fo…
Última resposta por Marco Antonio Yamamoto, -
- 8 respostas
- 649 visualizações
Olá a todos, Me chamo João e acabo de completar o módulo 3 do AUVP. Neste momento tenho aqui uma pequenina quantia de 4500 reais, e, após assitir as aulas eu me encontro um pouco ainda receoso. Verifiquei que a taxa selic está 13.25% a.a (considerei como alta), portanto utilizei uma nota 8 no CBD Prefixado (diagrama). No restante coloquei 10 para o Tesouro Selic, 9 para Tesouro + IPCA, 4 Para CBD + IPCA e 0 para CDI, LCI, LCA... Na opinião de vocês, pra começar seria interessante com essa quantia seria mais interessante algo a curto prazo?
Última resposta por Pablo Rickson, -
- 3 respostas
- 230 visualizações
Olá! Estou revisando o módulo sobre renda fixa e gostaria de entender quando a expectativa da Selic é de alta ou baixa. Já estou ciente que não se toma decisão olhando para notícias no jornal, logo como saber sobre a expectativa? É olhando apenas a inflação ou existe algum outro indicador ou aspecto a quem devo me familiarizar?
Última resposta por Yuri De Souza Pereira, -
- 3 respostas
- 241 visualizações
Bom dia, pessoal! Finalizei o curso e fiz o PIAR, mas ainda tô com bastante dúvida em relação à proporção da minha carteira. Tenho 25 anos, atualmente com menos de 10k investidos e tenho uma janela de tempo “grande” para investir, algo em torno de 30+ anos. Nas aulas e pesquisando bastante aqui na comunidade vi que há uma recomendação de investir no exterior a partir de certo montante aplicado, e já pretendo seguir isso (apesar da mão coçar pra mandar dinheiro pra fora rs). Pretendo dolarizar a carteira depois de 100k investidos aqui no Brasil. Mas a minha dúvida principal é em relação à proporção da carteira. Não pretendo investir em FII no …
Última resposta por Flavio Prado, -
- 9 respostas
- 279 visualizações
Gente, não sabia bem onde postar. E peço que não façam o debate sobre politica, quem fez, se é bom, se é ruim, se apoiam ou não, para não sermos expulsos daqui. Mas vocês já se ligaram que se simular os R$ 9.200,00 do pé de meia, rendendo 12% ao ano (de rentabilidade real, convenhamos, quase todo mundo aqui consegue, nem que seja comprando fundo de tijolo, recebendo DY reaportando e deixando o valor do imovel corrigir o VP e o valor dividendos) a pessoa em 50 anos vai ter 2.6M em patrimonio e uma renda passiva mensal de 25 mil reais? Se liguem... E fazendo link com o video de hoje do canal, o poder do tempo no investimento é fantástico. Pena pra mim, eu só des…
Última resposta por Habib Georges Jarrouge Neto, -
- 1 resposta
- 249 visualizações
Fala galera, ano passado vendi meu carro pra um cara desconhecido de outra cidade, o cara trabalhava com compra e venda de veículos, veio pra minha cidade só pra ver o carro, gostou e fez uma oferta, tinha 7k de doc pra fazer, e o restinho do financiamento que estava em torno de uns 20k acho. o cara me passou um valor que acordamos menos os 7k do doc, disse que pagaria depois quando fosse passar pro nome dele.. aceitei a proposta, quitei o financiamento e vida que segue... lá se passam 30 dias e nada do cara pagar o doc e tirar o carro do meu nome, ligo pra ele e ele me enrola, fala que esta cheio de carro na loja e que naquele momento não iria fa…
Última resposta por Leandro Henrique Soares, -
Transição 50+ .. alguém aqui passando? Que tal?
por Anônimo- 7 respostas
- 525 visualizações
Olá, já peço desculpa pelo tamanho do post... acabei "usando esse espaço" para organizar números e pensar em voz alta, no estilo confessionário mesmo. De toda maneira busco algumas sugestões ou opiniões de quem possa ter passado por, ou esteja em transição, para fase dos 50+ e essa proximidade da "era da aposentadoria"... CONTEXTO: quase 50 anos com 2 filhos que em breve vão para faculdade (pública) e em vias de sair de casa, casado, empresario, gosto do meu trabalho e de viajar e conhecer novos lugares (assim como curto voltar também) SITUAÇÃO ATUAL: renda mensal 34k (dividendos + pro labore) - 23 a 25k gastos net worth de 4,2M alocados em 4% P…
Última resposta por Leandro Henrique Soares,