💬 Comunidade AUVP
-
- 8 respostas
- 1.1k visualizações
Bom dia pessoal. Tenho um CBD no Banco C6 que comprei já faz vários meses, quando ainda estava começando nos investimentos e não entendia muito. Acabei de ver a aula de CDBs e coincidentemente o Raul usa bem esse banco de exemplo, mas a aula foi gravada (me parece) em 2020, então busquei dados mais atualizados no Banco Data e me deparei com isso: A empresa vem de prejuízo atrás de prejuízo nos últimos anos. O índice de Basileia até que está ok (11,4%), e obviamente vendo esse prejuízo, já que sei não vale a pena aportar mais no Banco C6. Mas a dúvida é a seguinte: devo resgatar meu CDB? Ele é pós-fixado de liquidez diária e o IR descontado agora, se eu resgatas…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 8 respostas
- 362 visualizações
Boa noite, pessoal Antes de começar a AUVP, acabei adquirindo umas LCA's com taxa de juros 95% do CDI para garantir juros mensais (eu sei, rídiculo) 🫠 Duas delas vencem agora em setembro e outubro, porém tenho outra que vence em 09/2025. Minha dúvida é, se eu resgatar esses valores antes do vencimento, eu perco quanto? Com uma taxa absurda dessas, ainda faz sentido manter?
Última resposta por Matheus P S, -
- 8 respostas
- 283 visualizações
Bom dia, Sardinhas! Na aula sobre Reserva de Emergência (Aula 15 do Módulo 3), Raul inicia a mesma dizendo que ser aula mais importante do módulo, pois é essencial que nós estejamos preparados para qualquer imprevisto que possa surgir ao longo de nossas vidas. Fiz uma análise sobre o tema, e me veio o seguinte o seguinte raciocínio: Não seria interessante adicionarmos os gastos com Conhecimento além dos com os Custos fixos, Conforto e Prazeres, excluindo somente Metas e Liberdade financeira? Expressarei a seguir os motivos pelos quais me veio esse questionamento: 1. No caso de desemprego: necessidade de investir num aperfeiçoamento e atualização …
Última resposta por Elisangela Xavier Almeida, -
- 8 respostas
- 283 visualizações
sobre " se aproveitar" da marcacao a mercado so compensa depois de 2 anos? quando o IR chega ao valor minimo? outra coisa... IOF dos 30 ptrimeiros dias é so pra tesouro selic ou pros outos tesouros tambem?
Última resposta por Natalia Pastore, -
- 8 respostas
- 507 visualizações
Bom dia! Desde ontem quando caiu dinheiro na minha conta, parte do pagamento a receber, que venho recebendo ligações da minha gerente do banco. Antes de entrar em contato com ela, vim aqui na comunidade colher informações e tirar algumas dúvidas para aplicar o valor no Tesouro Selic 2029. Hoje, entrei no app do Banco e efetuei o pagamento de todas as contas que eu tinha para esse mês com parte desse dinheiro. Decidi qual seria o valor inicial aplicado e dei início a operação. Achei que seria super simples, mas quem disse? Dificuldade danada para efetivar. Dava erro, tentei novamente e nada. Por fim, recebi mensagem que dizia: entre em contato com o geren…
Última resposta por Matheus P S, -
- 8 respostas
- 304 visualizações
Bom dia Devido à algumas diferenças entre os mesmos tipos de investimento no Banco do Brasil e na corretora BTG estou com dúvida em relação ao ressarcimento dos 250k garantido pelo FGC. Considerando os 2 casos abaixo: Saldo na corretora BTG: 1. Conta corrente = 10k 2. CDB Banco BTG = 200K 3. LCA Banco BTG = 200K 4. LCA Banco ABC = 50k 5. CDB Banco ABC = 50k 6. Tesouro (variados) = 90k Soma = R$ 600k nesta corretora. Saldo no Banco do Brasil: 1. Conta corrente = 10k 2. CDBs e LCA´s diversos = 200k 3. Fundos de investimento diversos = 200k 4. Poupança = 190k Soma = R$ 600k neste banco. …
- 8 respostas
- 317 visualizações
E aí, galera! Alguém poderia desenvolver um pouco mais a ideia do contrafluxo, e como verificar na prática o atual momento da economia, para seguí-lo da melhor forma? Ou seja, como eu sei se o momento é melhor para comprar um título CDB, IPCA+ ou Prefixado, por exemplo?
- 8 respostas
- 337 visualizações
Bom, fui fazer meu primeiro investimento hoje. E já comecei bem! rs Como eu pretendo investir de 20.000 em 20.000 por mes e deixar o resto no tesouro selic até lá, eu apliquei no tesouro selic a diferença e deixei 20.000 na conta. O problema é q quando fui comprar os Titulos de FII, Debentures, etc o valor final era sempre quebrado e na soma ele totalizou uns 100 r$ a mais do que o q eu tinha pra investir, como o Valor q vc investiu no tesouro selic não sai da conta na hora, tudo ocorreu sem problemas, mas ficou a dúvida do que vai ocorrer agora: 1 - A operação vai ser cancelada por faltar alguns reais pra valor investido? ou vai efetuar parc…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 8 respostas
- 384 visualizações
Galera, to deixando minha grana num CDB de liquidez diaria e vou aplicando a medida que vejo aplicações interessantes. Minha dúvida é: Os CDBs do secundário tem que ser rápido. Outro dia eu fui e baixei a grana do CDB de liquidez diaria mas quando fui aplicar no CDB do secundário, já era! Bem, se eu reaplicar o dinheiro tem todo aquele prazo minimo de 30 dias pra não pagar um IOF gigante... e ae? qual sugestão? Abs!
Última resposta por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, -
- 8 respostas
- 1.6k visualizações
Boa tarde pessoal. Comecei recentemente minhas aulas na AUVP e a acompanhar o conteúdo do canal investidor sardinha. Com o conhecimento adquirido consegui fazer uma análise mais crítica da minha carteira e fiquei na dúvida sobre um investimento. Assisti um vídeo no Youtube em que o Raul explica sobre um COE em que mais parece uma "aposta" entre o cliente e a corretora com uma rentabilidade muito baixa de 8,45%. Porém esse que estou comprado (ainda bem que muito pouco dinheiro) me foi vendido como Renda Fixa (IPCA + 9%). Apesar de o vencimento dele ser péssimo, não consegui pegar o que seria a pegadinha em relação à rentabilidade. A questão aqui é ser r…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 8 respostas
- 272 visualizações
Pessoal, fui olhar a plataforma agora a pouco e nos titulos pre fixados que olhei, todos tinham essa informação na parte de detalhes, tanto o juros quanto a amortização somente no vencimento, na prática o que isso significa ?
Última resposta por Jhony Anderson Silva Melo, -
- 8 respostas
- 303 visualizações
Quero investir no Tesouro Prefixado, e agora fiquei na dúvida! Qual a melhor, referente a marcação a mercado Tesouro Prefixado 2027 ou 2031? Ps.: Se essa não for uma pergunta muito inteligente, dá um um desconto por favor, hahaha Ainda estou aprendendo 😬😂
Última resposta por Henrique Augusto Rau Siebel, -
- 8 respostas
- 330 visualizações
Olá galera... Boa tarde ... Caracas, buguei na aula do terceiro módulo, contra fluxo e montagem da carteira de renda fixa. Aconteceu esse bugue com mais alguém, ou a peça aqui atrás do computador é que esta com a calibragem desregulada? Esse diagrama ou fluxograma é para montagem de renda fixa, porque não entendi quando o Raul faz o balanceamento e depois entra no BTG para realizar a compra!? Nota: já assisti o modulo dessa aula 3x :/
- 8 respostas
- 269 visualizações
Olá investidores A proteção do FGC é de 1mi, sendo 250mil por instituição (valor no vencimento) Mesmo que eu tenha 2mi investidos em RF, sendo que nenhum instituição passa de 250mil, ainda assim é um investimento super seguro, já que toda as instituições cuja soma passe de 1mi teriam que quebrar no período de 5 anos, certo? Ou há uma regra do tipo para quem tem mais de 1 mi investido não pode usar o FGC?
Última resposta por Mikhail Koslowski, -
- 8 respostas
- 317 visualizações
Mais do que uma curiosidade sobre como vocês estão montando posição em renda fixa pra aproveitar o próximo ciclo de queda da SELIC (que não sabemos quando virá, mas sabemos que virá), fiquei com uma dúvida e queria saber o entendimento de vocês a respeito. Entendo que nesse momento tanto o Tesouro IPCA (TI) quanto o Pré-fixado(TP) são boas opções pra lucrar legal nesse próximo ciclo. Mas queria saber: existe alguma opção melhor entre as duas pra esse momento? O que acontece com a rentabilidade do TI se a SELIC cai, mas a inflação se mantiver alta, ou até subir? Nem sei se isso é uma opção factível, já que a taxa de juros é pra segurar o IPCA, mas tbm sabemos qu…
Última resposta por Marco Antonio Yamamoto,